“Preparando o terreno”: palavras introdutórias dos tradutores à tradução do texto de Don Kiraly (2012), Cultivando uma pedagogia da tradução baseada em projetos: uma perspectiva fractal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/belasinfieis.v12.n1.2023.46755

Palavras-chave:

Don Kiraly. Pedagogia da Tradução. Artigo traduzido.

Resumo

Este artigo traça um caminho fractal através da psicologia e filosofia educacionais, numa tentativa de elucidar uma perspectiva arborescente de fontes de inspiração complementares e interdisciplinares para uma pedagogia da tradução baseada em projetos. A partir de uma abordagem socioconstrutivista baseada em projetos proposta na virada do milênio, tenta-se desenhar um quadro mais amplo das influências sinérgicas subjacentes a uma abordagem “holística-experiencial” emergente da formação de tradutores. O pós-modernismo, a ciência cognitivo-enatista, a teoria da complexidade, a teoria educacional transformacional e a epistemologia socioconstrutivista são algumas das raízes complementares que podem ser vistas como fontes potenciais de inspiração para o cultivo de uma abordagem centrada na aprendizagem para o desenvolvimento da expertise do tradutor em ambientes institucionais.

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Biografia do Autor

Marileide Dias Esqueda, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora (2005) e Mestre (1999) em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas. Bacharel em Tradução (1995) pela Universidade Sagrado Coração. Realizou estágio de pós-doutorado na Université de Montréal, Canadá. Professora associada da Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Cecília Franco Morais, Universidade Federal de Uberlândia

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Uberlândia.

Gabriel Albuquerque Ferreira, Universidade Federal de Uberlândia

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Uberlândia.

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Publicado

29-08-2023

Como Citar

ESQUEDA, Marileide Dias; FRANCO MORAIS, Cecília; ALBUQUERQUE FERREIRA, Gabriel. “Preparando o terreno”: palavras introdutórias dos tradutores à tradução do texto de Don Kiraly (2012), Cultivando uma pedagogia da tradução baseada em projetos: uma perspectiva fractal. Belas Infiéis, Brasília, Brasil, v. 12, n. 1, p. 01–23, 2023. DOI: 10.26512/belasinfieis.v12.n1.2023.46755. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/belasinfieis/article/view/46755. Acesso em: 8 nov. 2024.

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