As concepções cristã e moderna da pessoa

Paradoxos de uma continuidade

Auteurs-es

  • Luiz Fernando Dias Duarte
  • Emerson A. Giubelli

Mots-clés :

Antropologia, Pessoa

Résumé

Os três séculos que medeiam entre o Renascimento e a Revolução Francesa são o tempo unanimemente designado da Grande Ruptura ou Transformação. Neles se condensam e evidenciam as demonstrações ideológicas da visão de mundo moderna e neles se difundem e consolidam as implicações concretas ”” políticas, econômicas e sociais ”” da nova ordem. Três palavras significativas expressam o sentimento de mudança radical que pósteros e contemporâneos atribuem ao conturbado período: Renascimento, Reforma e Revolução. Re-fazer o mundo contra uma tradição de que se suspeita, contra hábitos que se renega.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

AUERBACH, E. 1965. "Sermo Humilis". In Literary Language & its Public in Late Latin
Antiquity and in the Middle Ages (E. Auerbach, ed.). Princeton: Princeton University Press.
BROWN, P. 1978. The Making o f Late Antiquity. Harvard University Press.
______. 1982. Society and the Holy in Late Antiquity. University of California Press.
______. 1984. Le Cuite des Saints. Paris: CERF.
______. 1990a. A Antiguidade Tardia. História da Vida Privada. São Paulo: Companhia das Letras.
______ ”¢ 1990b. Corpo e Sociedade. O Homem, a Mulher e a Renúncia Sexual no Início do Cristianismo. Rio: Zahar.
DANIÉLOU, J. 1973. "La Notion de Personne chez les Pères Grecs". In Problèmes de la Personne (I. Meyerson, ed.). Paris: Mouton. pp. 113-122.
DELUMEAU, J. 1991. A Confissão e o Perdão. São Paulo: Companhia das Letras.
DUARTE, L.F.D. 1983a. A Construção Social da Memória Moderna. Boletim do Museu Nacional (Nova Série) ”” Antropologia 41 (Três Ensaios Sobre Pessoa e Modernidade): 28-54.
______ ”¢ 1983b. O Culto do Eu no Templo da Razão. Boletim do Museu Nacional (Nova Série)
”” Antropologia 41 (Três Ensaios Sobre Pessoa e Modernidade): 2-27.
DUMONT, L. 1985. O Individualismo. Uma Perspectiva Antropológica da Ideologia Moderna. Rio de Janeiro: Rocco.
______ . 1991. Homo /Equalis II. L'Idéologie Allemande. Paris: Gallimard.
DURKHEIM, E. 1970. "L’Individualisme et les Intellectuels". In La Science Sociale et l ’Action (G. Filloux, ed.). Paris: PUF.
ELIAS, N. 1973. La Civilisation des Moeurs. Paris: Calmann-Lévy.
______ . 1975. La Dynamique de 1’Occident. Paris: Calmann-Lévy.
FIGLIO, K. M. 1975. Theories of Perception and the Physiology of Mind in the Late Eighteenth Century. History o f Science 13: 177-212.
FLANDRIN, J.-L. 1985. "A Vida Sexual dos Casados na Sociedade Antiga". In Sexualidades Ocidentais (P. Ariès & A. Béjin, eds.). São Paulo: Brasiliense.
FOUCAULT, M. 1975. Surveiller et Punir. Paris: Gallimard.
______ . 1977. História da Sexualidade I. A Vontade de Saber. Rio de Janeiro: Graal.
______ . 1978. História da Loucura na Idade Clássica. São Paulo: Perspectiva.
______ . 1984a. L'Usage des Plaisirs (Histoire de la Sexualité 2). Paris: Gallimard.
______ . 1984b. Le Souci de Soi (Histoire de la Sexualité 3). Paris: Gallimard.
______ . 1985. "O Combate da Castidade”. In Sexualidades Ocidentais (P. Ariès & A. Béjin, eds.). São Paulo: Brasiliense.
______ . 1990. "Tecnologias del Yo”. In Tecnologias del Yoy Otros Textos Afines (M. Morey, ed.). Barcelona: Paidos Ibérica.
FOUCAULT, M. & R. SENNETT. 1981. Sexuality and Solitude. Review o f Books 21. London.
GAUCHET, M. 1985. Le Désenchantementdu Monde (une Histoire Politique de la Religion). Paris: Gallimard.
GAUCHET, M. & G. SWAIN. 1980. La Pratique de ¡’Esprit Humain (¡’Institution Asilaire et la Révolution Démocratique). Paris: Gallimard.
GOETHE, J.W. 1986. Memorias: Poesia e Verdade (Aus meinem Leben. Dichtung und Wahrheit). Brasilia: Ed. Universidade de Brasília, São Paulo: Hucitec.
GROETHUYSEN, B. 1952. Anthropologie Philosophique. Paris: Gallimard.
HADOT, P. 1973. "De Tertulien à Boèce. Le Développeraent de la Notion de Personne dans les Controverses Théologiques". In Problèmes de la Personne (I. Meyerson, ed.). Paris: Mouton.
______ . 1990. Forms of Life and Forms of Discourse in Ancient Philosophy. Critical Inquiry 16 (3).
HAHN, A. 1986. Contribution à la Sociologie de la Confession et Autres Formes Institutionnalisées d ’Aveu: Autothématisation et Processus de Civilisation. Actes de la Recherche en Sciences Sociales 62/63.
HEELAS, P. 1991. "Reforming of the Self: Enterprise and the Characters of the Thatcherism". In Enterprise Culture (R. Keat & N. Abercrombie, eds.). London: Routledge & Kegan Paul.
LOVEJOY, A. 1993. The Great Chain o f Being. Harvard University Press.
MAUSS, M. 1973. "Une Catégorie de l’Esprit Humain: la Notion de Personne, Celle de ‘Moi’". In Sociologie et Anthropologie (M. Mauss). Paris: PUF.
MESLIN, M. 1973. "L’Autonomie de l’Homme dans la Pensée Pélagienne". In Problèmes de la Personne (I. Meyerson, ed.). Paris: Mouton.
ROUSSELLE, A. 1983. Porneia. De la Maitrise du Corps à la Privation Sensorielle. lie - IVe. Siècles de 1'Ère Chrétienne. Paris: PUF.
ROUSTANG, F. 1990. Influence. Paris: Minuit.
SALEM, T. 1992a. A "Despossessão Subjetiva": dos Paradoxos do Individualismo. Revista Brasileira de Ciências Sociais 18 (7): 62-77.
______ . 1992b. Manuais Modernos de Auto-ajuda: uma Análise Antropológica sobre a Noção de Pessoa e suas Perturbações. Estudos em Saúde Coletiva 7. Rio de Janeiro: UERJ ”” Instituto de Medicina Social.
SWAIN, G. 1977. De Kant a Hegel: Deux Époques de la Folie. Libre 77 (1).
THOMAS, K. 1988 [1983]. O Homem e o Mundo Natural. São Paulo: Companhia das Letras.
VERNANT, J.-P. 1989. "L’Individu dans la Cité". In L ’Individu, la Mort, l ’Amour (J.-P. Vernant et alii, eds.). Paris: Gallimard.
VEYNE, P. 1990. O Império Romano. Historia da Vida Privada. São Paulo: Companhia das Letras.
WEBER, M. 1967. L ’Ethique Protestante et l ’Esprit du Capitalisme. Paris: Plon.
______ . 1978. Economy and Society. Berkeley: University of California Press.

Téléchargements

Publié-e

2018-02-02

Comment citer

Dias Duarte, Luiz Fernando, et Emerson A. Giubelli. 2018. « As concepções Cristã E Moderna Da Pessoa: Paradoxos De Uma Continuidade ». Anuário Antropológico 18 (1):77-111. https://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/6553.

Articles similaires

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.