CRUZ, Ricardo Figueiró. Eu sou do Morro!. Guaíba: Palavreado, 2021. 216 p.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4000/aa.9732

Palavras-chave:

Resenha, Ricardo Figueiró Cruz, Sociedade Recreativa e Esportiva Império Serrano

Resumo

Evocando a letra do samba enredo de 2018, da Sociedade Recreativa e Esportiva Império Serrano, Ricardo Figueiró Cruz convida-nos a uma imersão no ciclo carnavalesco desta instituição, localizada na cidade de Guaíba/RS, propondo um estudo etnográfico sobre territorialidade negra. O autor é mestre em Processos e Manifestações Culturais, pela FEEVALE/RS, especialista nas áreas de conhecimentos da Educação, História e Antropologia. Graduado em Licenciatura em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, Licenciatura em Pedagogia, Bacharel em Administração e Tecnólogo em Processos Gerenciais, pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Cristiano Hass da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestre, graduado (licenciatura e bacharelado) em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Referências

Bandeira, Maria de Lourdes. 1991. Terras Negras: invisibilidade expropriadora. Textos e Debates. Florianópolis: Núcleo de Estudos sobre Identidade e Relações Interétnicas.

Cruz, Ricardo Figueiró. 2021. Eu sou do Morro!. Guaíba: Palavreado.

Guterres, Liliane Stanisçuaski. 1995. “Sou Imperador até morrer”: um estudo sobre identidade, tempo e sociabilidade em uma Escola de Samba de Porto Alegre. Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

Leite, Ilka Boaventura. 1991. Territórios de negros em áreas rural e urbana: algumas questões. Textos e debates. Florianópolis: Núcleo de Estudos sobre Identidade e Relações Interétnicas.

Leopoldi, José Sávio. 2010. Escola de Samba, ritual e sociedade. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ.

Downloads

Publicado

2023-03-28

Como Citar

Hass da Silva, Eduardo Cristiano. 2023. “CRUZ, Ricardo Figueiró. Eu Sou Do Morro!. Guaíba: Palavreado, 2021. 216 P”. Anuário Antropológico 47 (2):292-97. https://doi.org/10.4000/aa.9732.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.