As categorias de raça/racismo, gênero e sexualidades na formação em serviço social
DOI:
https://doi.org/10.26512/ser_social.v26i54.50172Palavras-chave:
Formação profissional., Serviço Social., Racismo., Gênero., Sexualidades.Resumo
O presente trabalho constitui um estudo teórico-empírico, de abordagem qualiquantitativa, no qual ocorre a análise de ementas curriculares e projetos político-pedagógicos dos cursos de Serviço Social de universidades públicas do Estado do Rio de Janeiro, com o intuito de verificar como tais universidades abordam as categorias de raça/racismo, gênero e sexualidades na formação profissional em Serviço Social. Por esta análise, verificou-se que, de forma majoritária, as universidades desenvolvem as categorias supracitadas em disciplinas optativas, de modo que não se garante que os debates que envolvam as categorias de raça/racismo, gênero e sexualidades, assim como suas determinações na vida da população usuária, façam parte da formação de assistentes sociais. Tal realidade parece estar em oposição com os princípios, os valores e as diretrizes que norteiam a profissão e que se expressam no Código de Ética e no Projeto Ético-Político do Serviço Social.
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