Democracia e qualidade:

as consequências da ditadura militar ao sistema educacional, na frágil transição democrática brasileira

Autores

  • Silvana Aparecida de Souza Universidade Estadual do Oeste do Paraná-Unioeste

DOI:

https://doi.org/10.26512/ser_social.v17i36.13415

Palavras-chave:

democracia, educação, ditadura militar, transição democrática

Resumo

Trata-se de estudo de natureza conceitual e teórica que analisa as características e consequências da ditadura militar para a educação brasileira, marcada pelo estabelecimento de relações de controle que vão desde o conteúdo curricular até a forma de escolha do gestor escolar e mesmo a arquitetura dos prédios, organizados para o controle das pessoas. Além disso, passou-se a ter estímulo à expansão do setor privado na oferta educacional, renúncia fiscal, criando-se a dedução no Imposto de Renda da mensalidade em escolas privadas, reposicionando a relação entre o setor público e o setor privado na oferta educacional. Após a reabertura política, a frágil transição democrática realizada no país fez com que o atual sistema educacional arrastasse consigo características de organização dos espaços, dos tempos, e das relações entre estudantes e professores e mesmo da comunidade com o corpo de trabalhadores das instituições escolares, que dificultam ou impedem a democratização do sistema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvana Aparecida de Souza, Universidade Estadual do Oeste do Paraná-Unioeste

Professora do Programa de Pós-graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras-PPGSCF, da Unioeste-campus de Foz do Iguaçu

Referências

AZEVEDO, F. et al. Manifesto dos pioneiros da Educação Nova (1932). Coleção Educadores. MEC. Recife: Fundação Joaquim Nabuco; Massangana. 2010. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=205210>. Acesso em: 25/05/2015.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). O que é o FIES? Disponível em: <http://sisfiesportal.mec.gov.br/fies.html>. Acesso em: 31/05/2015a.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Prouni-O programa. Disponível em: <http://prouniportal.mec.gov.br/o-programa>. Acesso em: 31/05/2015b.

BEISIEGEL, C. R. Relações entre a quantidade e a qualidade no ensino comum. In: ______. A qualidade do ensino na escola pública. Brasília: Liber Livro, 2005. p. 111 ”“ 122.

______. A reforma e a qualidade do ensino: anotações para um estudo das críticas à educação escolar. In: NAGLE, J. (Org.). Educação brasileira: questões da atualidade. São Paulo: Edart, 1975.

CORREA, B. C. Democratização da gestão escolar na educação infantil: um caso e seus múltiplos significados. Tese de Doutorado. Faculdade de

Educação. São Paulo: USP, 2006.

CUNHA, L. A. O golpe na educação. 7 ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1991.

GARCIA, T. O. G. Gestão democrática e participação dos educandos: um caso em estudo. Tese de Doutorado. Faculdade de Educaçao. São Paulo: USP, 2003.

LIMA, Licínio C. A escola como organização educativa: uma abordagem sociológica. São Paulo: Cortez, 1991.

MÉSZÁROS, I. A crise estrutural do capital. São Paulo: Boitempo, 2009.

ROUSSEAU, J-J. O contrato social e outros escritos. São Paulo: Cultrix, 1995.

SOUZA, S. A. Gestão escolar compartilhada: democracia ou descompromisso? São Paulo: Xamã, 2001.

______. Gestão democrática da escola e participação. Educação e Políticas em Debate. Faced-UFU. v. 1, n. 1, 2012. P. 173-187. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/17378/9534>. Acesso em: 31/05/2015.

______. Gestão democrática e arquitetura da escola. Educação: Teoria e Prática, v. 21, n. 38. Disponível em: <http://gephisnop.weebly.com/uploads/2/3/9/6/23969914/gesto_silvana.pdf>. Acesso em: 27/05/2015.

VIEIRA, C. S. Livros didáticos e cultura política: OSPB em tempos de Nova República. Cadernos de História da Educação (UFU. Impresso), v. 10, n. 1, p. 71-82, 2011. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/13147/7508>. Acesso em: 25/05/2015.

______. Civismo, República e manuais escolares. Revista Brasileira de História, v. 32, n. 63. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-01882012000100015&script=sci_arttext>. Acesso em: 25/05/2015.

Downloads

Publicado

07-11-2015

Como Citar

SOUZA, Silvana Aparecida de. Democracia e qualidade:: as consequências da ditadura militar ao sistema educacional, na frágil transição democrática brasileira. SER Social, Brasília, v. 17, n. 36, p. 49, 2015. DOI: 10.26512/ser_social.v17i36.13415. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/SER_Social/article/view/13415. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos - Temáticos