Nacionalismo, Educação e Cidadania:

algumas estratégias discursivas

Autores

  • Rosangela Maria de Nazaré Barbosa Silva SEDUC e afiliada ao GERA/UFPA
  • Wilma de Nazaré Baía Coelho UFPA - GERA

DOI:

https://doi.org/10.26512/ser_social.v18i38.14276

Resumo

Este texto analisa a inter-relação da cidadania na educação considerando dois aspectos: as influências vividas pelos momentos históricos e a formação para a cidadania proposta pela Lei nº 5.692/71. A formação para cidadania fez parte do projeto educacional do Regime Militar por meio da disciplina Educação Moral e Cívica. A cidadania é compreendida como direito à educação e, no âmbito da escola, como direito à participação, à formação de uma consciência crítica e ao respeito à diversidade.  A realização desses direitos se dá de modo contínuo, nas relações sociais, ou seja, é permeado por conflitos, contradições, relações de dominação e de discriminações, mas também de ações afirmativas. Assim, a formação para cidadania proposta pela Lei nº 5.692/71 é uma formulação que perpassa um contexto histórico peculiar no país, não apenas isso, mas nos conduz a uma questão: como compreender o exercício da cidadania na lei sancionada, de forma que a luta pela mesma ”“ a cidadania plena ”“ não se converta em uma pugna contra a democracia e os direitos fundamentais mais amplos?

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Biografia do Autor

Rosangela Maria de Nazaré Barbosa Silva, SEDUC e afiliada ao GERA/UFPA

Doutora em Educação pelo Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará (ICED/UFPA). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (GERA/ICED/UFPA). 

Wilma de Nazaré Baía Coelho, UFPA - GERA

Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2. Pedagoga. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005). Atualmente é Professora Adjunto IV da Universidade Federal do Pará. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (GERA/UFPA e GEPRE/UNAMA). Foi Pró-Reitora de Graduação- UNILAB/CE 

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Publicado

11/07/2016

Como Citar

SILVA, Rosangela Maria de Nazaré Barbosa; COELHO, Wilma de Nazaré Baía. Nacionalismo, Educação e Cidadania:: algumas estratégias discursivas. SER Social, [S. l.], v. 18, n. 38, p. 242–265, 2016. DOI: 10.26512/ser_social.v18i38.14276. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/SER_Social/article/view/14276. Acesso em: 5 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Temas Livres