Protetores solares, pele negra e mídia em aulas de química

Authors

  • Regina Nobre Vargas Universidade Federal de Goiás
  • Gustavo Augusto Assis Faustino Universidade Federal de Goiás
  • Fernanda Silva Fernandes Universidade Federal de Goiás
  • Anna Maria Canavarro Benite Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.26512/ser_social.v20i43.18864

Keywords:

skin protection, media, teaching chemistry, black women

Abstract

Exposure to the sun provides a sense of physical well-being and stimulates the production of melanin and the synthesis of vitamin D. Ancient civilizations of Africa used castor oil, magnolia extract, jasmine and almond oil as sunscreens. With the characteristics of participant research, this study aimed to acquaint high school students with contemporary black women scientists. The results of the study established a dialogue on the ultraviolet radiation hitting earth in sun rays. Black-skinned people make up the majority of Brazil’s population, and yet commercials on sunscreens target only the white body. The student recognizes the phenomenon of racial stratification of the population as an ideological construction performed through a set of material practices of racial discrimination. As teachers of chemistry and as members of this society, it is up to us to prompt a discourse that combats racism in high school. 

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Author Biographies

Regina Nobre Vargas, Universidade Federal de Goiás

Graduada e Mestra em Química pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação de Química da UFG e faz parte do Grupo de Estudos sobre a Descolonização do Currículo de Ciências do IQ-UFG (Coletivo CIATA), integrante do Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão
(LPEQI), do Instituto de Química da UFG. Atua na área de Ensino de Química com foco nos temas: cultura e história africana no ensino de ciências, ensino de ciências de matriz africana e da diáspora, políticas de ações afirmativas e feminismos negros

Gustavo Augusto Assis Faustino, Universidade Federal de Goiás

Aluno do curso de Licenciatura em Química na Universidade Federal de Goiás e de Mobilidade Internacional na Universidade de Coimbra- Portugal. Integrante do Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão do Instituto de Química (LPEQI) vinculado ao Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências (NUPEC/IQ/UFG). Técnico em Química pelo IFG/Campus Inhumas (2014). Atua na área de Ensino de Química com foco
nos seguintes temas: cultura e história africana no ensino de ciências, ensino de ciências de matriz africana e da diáspora, políticas de ações afirmativas e feminismos negros

Fernanda Silva Fernandes, Universidade Federal de Goiás

Graduanda do curso de Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Goiás. Aluna de iniciação científica do Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão do Instituto de Química (LPEQI-IQ) vinculado ao Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências (NUPEC/IQ/UFG), onde faz parte do projeto de pesquisa Investiga Menina!.

Anna Maria Canavarro Benite, Universidade Federal de Goiás

Doutora e mestre em Ciências e Licenciada em Química (UFRJ/2005). Professora Associada e Coordenadora do PIBID Química da Universidade Federal de Goiás. Coordenadora do Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão (LPEQI) da UFG (2006) onde instituiu em 2009 o Grupo de Estudos sobre a Descolonização do Currículo de Ciências (Coletivo Ciata). Ativista do Grupo de Mulheres Negras Dandara no Cerrado. Membro do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR). (2016/2018). Coordenadora da Rede Goiana Interdisciplinar de Pesquisas em Educação Inclusiva (RPEI). Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Ensino de Ciências e presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as. Atua na área de Ensino de Química com foco nos seguintes temas: cultura e história africana no ensino de ciências, ensino de ciências de matriz africana e da diáspora, cibercultura na educação inclusiva e políticas de ações afirmativas.

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Published

2018-11-13

How to Cite

VARGAS, Regina Nobre; FAUSTINO, Gustavo Augusto Assis; FERNANDES, Fernanda Silva; BENITE, Anna Maria Canavarro. Protetores solares, pele negra e mídia em aulas de química. SER Social, Brasília, v. 20, n. 43, p. 348–371, 2018. DOI: 10.26512/ser_social.v20i43.18864. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/SER_Social/article/view/18864. Acesso em: 21 nov. 2024.