“Avanços e desafios nas políticas públicas para crianças e adolescentes com necessidades especiais”

Autores

  • Sílvia Ester Orrú Universidade de Brasília
  • Sônia Aparecida Siquelli Universidade do Vale do Sapucaí-UNIVÁS

DOI:

https://doi.org/10.26512/ser_social.v14i31.13005

Palavras-chave:

Legislação, Preconceito, Discriminação, Dialética

Resumo

Este texto foi desenvolvido com o objetivo de apresentar reflexões inacabadas e inconclusas, devido o tempo que se discutem conceitos de fenômenos sociais como o preconceito, a discriminação às diferenças pessoais, versus igualdade, direitos legais e inclusão serem contemporâneas a essa produção.  A parceria dessa produção se deu na incessante angústia acadêmica de cidadania e de ser humano na apropriação do que diz a legislação sobre as políticas públicas de inserção das diferenças sociais e, especificamente das pessoas com necessidades educacionais especiais.  Em contrapartida com a análise bibliográfica de concepções fundamentadas, principalmente, em Bobbio (2002) e Arendt (2004) como forma de construção de uma visão humanizadora dos processos sociais vigentes com a prática social que se consegue efetivar. A abordagem metodológica baseou-se na revisão bibliográfica da legislação a partir da Constituição Federal de 1988 que traz a igualdade de direitos sociais como condição subjetiva de todos os cidadãos brasileiros e as demais legislações que foram organizadas a partir da década de 1990. A dialética posta entre legislação/políticas públicas e as práticas sociais vigentes em construção da igualdade de direitos deixarem de ser uma ideação humana carregada de significados abstratos é condição primeira para se promover a conscientização de todo processo social de exclusão das diferenças para a inclusão dessas diferenças e o respeito às mesmas, porque ao respeitar-se o outro se respeita a si próprio no contexto social e histórico vivido.

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Biografia do Autor

Sílvia Ester Orrú, Universidade de Brasília

Docente da Faculdade de Educação e professora-orientadora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Brasília.

Sônia Aparecida Siquelli, Universidade do Vale do Sapucaí-UNIVÁS

Docente do curso de Pedagogia e Pesquisadora do Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Vale do Sapucaí-UNIVÁS. 

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Publicado

03/01/2013

Como Citar

ORRÚ, Sílvia Ester; SIQUELLI, Sônia Aparecida. “Avanços e desafios nas políticas públicas para crianças e adolescentes com necessidades especiais”. SER Social, [S. l.], v. 14, n. 31, p. 355–374, 2013. DOI: 10.26512/ser_social.v14i31.13005. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/SER_Social/article/view/13005. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos - Temáticos