Discriminação de rendimentos no mercado de trabalho:
evidências a partir de Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.26512/ser_social.v19i40.14673Palavras-chave:
Mercado de Trabalho, Discriminação de Gênero, Santa CatarinaResumo
O contexto internacional continua sendo marcado por grandes mudanças nos processos de trabalho, com reflexos diretos sobre o mercado de trabalho e sobre as distintas categorias de trabalhadores. A inserção da mulher no mercado de trabalho aumentou nas últimas décadas do século XX, principalmente nas ocupações formais de trabalho. Essas mudanças, ao mesmo tempo em que ampliam as oportunidades de trabalho feminino, não alteraram as distorções de gênero, especialmente em relação aos diferenciais de salários. À luz dessa situação nacional, o estudo analisa essa temática no âmbito do mercado de trabalho catarinense, mostrando que o emprego feminino responde por aproximadamente 40% do total das ocupações no estado. No entanto, apesar do aumento dos postos de trabalho feminino e do maior nível de escolaridade das mulheres, os dados mostram também a existência de menores remunerações, comparativamente aos postos de trabalho masculinos, fazendo com que o diferencial de rendimentos permaneça inalterado.
Downloads
Referências
DIEESE-SC. A mulher trabalhadora catarinense. Florianópolis-SC, dez./2007.
HIRATA, H.; HUMPHREY, J. Nova divisão sexual do trabalho: um olhar voltado para empresa e sociedade. São Paulo: Boitempo, 2002.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Síntese dos Indicadores Sociais. Rio de Janeiro: IBGE, 2014.
______. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad). Rio de Janeiro: IBGE, diversos anos.
MTE. Ministério do Trabalho e Emprego. Base Estatística: Relação Anual de Informações Sociais. Brasília: 1991-2005. CD-ROM.
OIT. Organização Internacional do Trabalho. Global Wage Report 2012/13: wages and equitable growth. Geneva: OIT, 2013.
______. World employment and social outlook: trends 2016. Geneva: OIT, 2016
POCHMANN, Marcio. O trabalho sob fogo cruzado: exclusão, desemprego e precarização no final do século. São Paulo: Contexto, 2002.
______. A década dos mitos. São Paulo: Contexto, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma https://creativecommons.
Copyright: Os autores serão responsáveis por obter o copyright do material incluído no artigo, quando necessário.
Excepcionalmente serão aceitos trabalhos já publicados (seja em versão impressa, seja virtual), desde que devidamente acompanhados da autorização escrita e assinada pelo autor e pelo Editor Chefe do veículo no qual o trabalho tenha sido originalmente publicado.