Estado Autocrático Burguês e Política Educacional no Brasil:

Contribuições ao Debate Sobre a Assistência Estudantil nas IFES

Autores

  • Clara Martins Nascimento UFPE

DOI:

https://doi.org/10.26512/ser_social.v14i30.12823

Palavras-chave:

Estado, Políticas sociais, Educação superior, Assistência Estudantil

Resumo

A proposta deste artigo é a de pensar as configurações atuais das Políticas Educacionais de ensino superior no Brasil, em especial a Assistência Estudantil, à luz da discussão do seu Estado nacional tendo em vista o seu caráter autocrático burguês e o continuísmo de seu sistema político. Situar estas políticas no debate sobre a formação social do Brasil nos permite compreender que o formato assumido por elas na atualidade responde a um conjunto de decisões políticas que foram historicamente adotadas no país, sendo estas condizentes com o projeto social que o Brasil se dispôs a concretizar e que vai de encontro aos interesses do grande capital.  Desse modo, apropriar-se do movimento do sistema político brasileiro é passo fundamental para o entendimento, dentro de uma perspectiva de totalidade, das tendências e paradigmas de suas Políticas Sociais e assim, dos desafios postos a sua operacionalização sob o ponto de vista do direito.

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Biografia do Autor

Clara Martins Nascimento, UFPE

Estudante de mestrado do Programa de Pós-graduação em Serviço Social da UFPE.

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Publicado

06-09-2012

Como Citar

NASCIMENTO, Clara Martins. Estado Autocrático Burguês e Política Educacional no Brasil:: Contribuições ao Debate Sobre a Assistência Estudantil nas IFES. SER Social, Brasília, v. 14, n. 30, p. 08–27, 2012. DOI: 10.26512/ser_social.v14i30.12823. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/SER_Social/article/view/12823. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

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