Educação em informação: uma possibilidade de consolidação para as bibliotecas multiníveis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v17.n2.2024.53853

Palavras-chave:

Educação em informação, Biblioteca multinível, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Competências infocomunicacionais

Resumo

Este estudo reúne dois conceitos: educação em informação e biblioteca multinível, entendendo-se o primeiro como um conjunto de ações que contribuem para a avaliação e interpretação crítica do processo de apropriação da informação pelo sujeito informacional; e o segundo, como bibliotecas que abarcam características de biblioteca escolar e universitária, por atenderem concomitantemente a três níveis de ensino (técnico, médio e superior). Com base nessa concepção, ele integra a pesquisa em andamento no doutorado em Ciência da Informação, cujo objetivo geral é analisar como as bibliotecas dos Institutos Federais podem se consolidar como promotoras da educação em informação, por meio de competências infocomunicacionais. Tem como locus as bibliotecas multiníveis dos Institutos Federais, que integram a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Brasil. O objetivo deste artigo é descrever o papel das bibliotecas multiníveis na perspectiva da educação em informação. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa é de natureza qualitativa e, quanto aos objetivos, trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva e documental, com estudo de caso, embora, para efeito deste artigo, se restrinja ao embasamento teórico consubstanciado na revisão da literatura especializada sobre a temática. Em relação às conclusões parciais, observa-se que não é suficiente oferecer oficinas de capacitação para que os sujeitos informacionais venham apenas manejar as tecnologias e as fontes de informação - também consideradas importante - mas sim de fornecer subsídios, a partir da promoção das competências infocomunicacionais, orientadas à cidadania, visando à sua formação como cidadãos críticos, criativos e reflexivos.    

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Biografia do Autor

Ana Paula Santos Souza Teixeira, Universidade Federal da Bahia, Instituto de Ciência da Informação, Salvador, BA, Brasil

Doutoranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia (PPGCI/UFBA). Mestra em Ciência da Informação pelo (PPGCI/UFBA). Graduada em Biblioteconomia e Documentação pelo Instituto de Ciência da Informação (ICI/UFBA). Especialista em Produção de Mídias para Educação Online pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (FACED/UFBA). Cursou Educação em Base Africana (Curso de Extensão Ubuntu - FACED/UFBA). Atualmente é bibliotecária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). Membro do Grupo de pesquisa Saberes e Fazeres em Informação e Conhecimento (GEINFO/UFBA); do Grupo de Estudos de Políticas de Informação, Comunicações e Conhecimento (GEPICC/UFBA); e voluntária no Grupo de Pesquisa em Comportamento e Competências InfoComunicacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (InfoCom/UFRGS). Possui interesse em temas acerca das bibliotecas multiníveis, mediação da informação, educação em informação, desinformação e competências infocomunicacionais.

Nídia Maria Lienert Lubisco, Universidade Federal da Bahia, Instituto de Ciência da Informação, Salvador, BA, Brasil

Bibliotecária e mestre em Ciência da Informação pela UFBA, doutora em Documentação pela Universidad Carlos III de Madrid, fez estágio pós-doutoral na Universidad de Salamanca (ambos como bolsista da Capes) e na Universidad Carlos III de Madrid; também recebeu bolsa para Missão de Trabalho no Exterior, no programa CapesPrint. Ao longo de sua vida profissional, dirigiu bibliotecas e centros de documentação no Estado da Bahia, na Prefeitura de Salvador e, a esfera federal, foi diretora da então Biblioteca Central Macedo Costa da UFBA. É Professora Colaboradora do Programa em Medicina, Saúde e Trabalho, da Faculdade de Medicina da Bahia, e Professora Associada do Instituto de Ciência da Informação, integrando o Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação como docente aposentada. É líder do grupo de pesquisa (GEINFO/UFBA) Saberes e Fazeres em Informação e Conhecimento e suas áreas de investigação compreendem tipologia, gestão e avaliação de bibliotecas, com ênfase em biblioteca universitária; serviços bibliotecários; e metodologia da pesquisa. Tem experiência como revisora de texto, principalmente de trabalhos acadêmicos. É membro da Academia de Ciências da Bahia.

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Publicado

2024-07-19

Como Citar

Teixeira, A. P. S. S., & Lubisco, N. M. L. (2024). Educação em informação: uma possibilidade de consolidação para as bibliotecas multiníveis. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 17(2), 345–363. https://doi.org/10.26512/rici.v17.n2.2024.53853

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