A preservação e a disseminação da história e cultura africana e afro-brasileira a partir do colecionismo nas unidades de informação no Brasil

Autores

  • Graziela dos Santos Lima Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de Ciência da Informação, Marília, SP, Brasil https://orcid.org/0000-0003-3861-2937
  • Cláudia Pereira de Jesus Carvalho Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de Ciência da Informação, Marília, SP, Brasil https://orcid.org/0000-0002-8362-4497
  • Carlos Cândido de Almeida Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de Ciência da Informação, Marília, SP, Brasil https://orcid.org/0000-0002-8552-1029

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v13.n1.2020.29498

Palavras-chave:

Memória. Colecionismo. Cultura afro-brasileira. Identidade afro-brasileira. Ciência da informação.

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo geral identificar a presença das coleções (de objetos e bibliográficas) que representem a história dos negros e as tradições culturais africanas no Brasil. Os  objetivos específicos consistem em discorrer sobre o colecionismo; discutir a preservação da memória e cultura africana e afro-brasileira, além de destacar as principais unidades de informação com coleções que representam a cultura africana e afro-brasileira. Considera-se que  a disseminação da memória africana e afro-brasileira é potencializada por essas coleções, pois colecionar artefatos e documentos que retratam a história e a cultura negra representa um ato de resistência e evidência das práticas culturais das populações negras. Tem uma abordagem teórico-bibliográfica, com propósito crítico e reflexivo pautado nas teorias do colecionismo e da memória. Foram identificadas dentro do contexto brasileiro por meio de mapeamentos as principais unidades de informações especializadas, a preservação em diversas tipologias de coleções que contribuem para conservação e fortalecimento da memória, história, cultura e identidade dos africanos e afro-brasileiros. Estas unidades colecionadoras podem ser assim classificadas: Centros de Estudos Africanos (6 instituições), Núcleos de Estudos Afro-brasileiros (139 instituições) e Museus afros (36 instituições), entre organizações públicas e privadas. Essas coleções são formadas por objetos informacionais que identificam períodos históricos, registrando um passado, o qual é recordado por meio da memória, intensificada pelos objetos, cujos significados, via representações, se fazem presentes na mente do indivíduo e dão sentido à experiência. Atreladas às informações orais, as coleções representam valiosas fontes de informação e conhecimento. Portanto, os registros como relatos, inventários, objetos museológicos funcionam como informações primárias para desvendar e representar histórias e culturas passadas preservando a memória das populações de origem africana no Brasil. Para as futuras pesquisas é importante selecionar um  museu privado para identificação dos objetos, reconstituição de sua origem e os significados tanto para o museu quanto para a comunidade ao seu redor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Graziela dos Santos Lima, Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de Ciência da Informação, Marília, SP, Brasil

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) - Câmpus Marília, Mestra em Gestão de Unidade de Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina, Graduada em Biblioteconomia - Habilitação em Gestão da informação. Integrante do grupo de pesquisa Fundamentos Teóricos da Informação (FTI). Possui interesse nas áreas: Organização e Representação da informação e Organização e Representação do Conhecimento, Bibliotecas especializadas, bibliotecas escolares, Temática Africana e Diáspora Africana nas Américas, Educação para Relações Raciais, assuntos relacionados aos NEABs,  Mulheres Negras, Estudos pós-coloniais e decoloniais.

Cláudia Pereira de Jesus Carvalho, Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de Ciência da Informação, Marília, SP, Brasil

Discente do curso de Biblioteconomia na Faculdade de Filosofia e Ciências, da Universidade Estadual Paulista, Campus de Marília. Desenvolve pesquisa de Iniciação científica com apoio da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). Integrante do grupo de pesquisa Fundamentos Teóricos da Informação (FTI). Possui interesse nas áreas: Epistemologia da Ciência da Informação, Colecionismo, Organização do Conhecimento e Organização da Informação.

Carlos Cândido de Almeida, Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de Ciência da Informação, Marília, SP, Brasil

Docente do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista, campus de Marília, com atuação nos cursos de Graduação em Arquivologia e Biblioteconomia e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - UNESP. Pós-Doutorado em Biblioteconomía y Documentación pela Universidad de Zaragoza, Espanha. Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina. Coordenador do grupo de pesquisa Fundamentos Teóricos da Informação (FTI). Tem interesse nas áreas: Epistemologia da Ciência da Informação, Semiótica, Comunicação, Organização da Informação, Organização do Conhecimento e Mediação.

Referências

ANTONACCI, M. A. Memórias ancoradas em corpos negros. São Paulo: Educ, 2015.

ARQUIVO NACIONAL. Dicionário brasileiro de terminologia arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005.

AZEVEDO, R. L. T. O “Espaço Cassiano Nunes” e o desenvolvimento de coleções da Biblioteca Central da Universidade de Brasília: a aplicação da política de seleção ao colecionismo. Monografia (Graduação em Biblioteconomia). Brasília: UNB, 2015.

BAUDRILLARD, J. O sistema dos objetos. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 2004.

BERNARDINO-COSTA, J.; SANTOS, S. A.; SILVÉRIO, V. R. Relações raciais em perspectiva. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 12, n. 2, p. 215-222, jul./dez. 2009.

BIBLIOTECA NACIONAL (Rio de Janeiro). Para uma História do Negro no Brasil. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, 1988. 65 p. Disponível em: http://objdigital.bn.br/acervo_digital/div_iconografia/icon1104317/icon1104317.pdf Acesso em: 5 set. 2019.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Racial e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Brasília, DF: MEC, SEPPIR, SECAD, INEP, 2004.

BUENO, F. da S. Grande Dicionário Etimológico-Prosódico da Língua Portuguesa. São Paulo: Editora Brasília, 1974.

CAMPOS, A. C. B. et al. Narrativas e Contos Africanos: o resgate da tradição oral a partir das narrativas dos Griots. In: GERLIN, M. N. M. (Org.). Competência em Informação e narrativa numa sociedade conectada por redes. v. 2. Brasília: Faculdade de Ciência da Informação, 2018. p. 222-237.

CARDOSO, P. de J. F.; RASCKE, K. L. Lei Federal 10.639/03, discussão de conceitos: multiculturalismo, diversidade, ações afirmativas, racismo, preconceito, afrodescendente, negro, entre outros. In: CARDOSO, P. de J. F.; RASCKE, K. L. (Org.). Formação de professores: promoção e difusão de conteúdos sobre história e cultura afro-brasileira e africana. Florianópolis: DIOESC, 2014.

DOMINGUES, P. J. Movimento da negritude: uma breve reconstrução histórica. África: Revista do Centro de Estudos Africanos, São Paulo, v. 24-25-26, p. 193-210, 2009.

DOMINGUES, P. J. O mito da democracia racial e a mestiçagem no Brasil (1889-1930). Diálogos Latino-americanos, Aarhus, n. 10, p. 116-131, 2005.

FARINA, M. C.; TOLEDO, G. L.; CORRÊA, G. B. F. Colecionismo: uma perspectiva abrangente sobre o comportamento do consumidor. In: SEMEAD - Seminários em Administração FEA-USP, 9, São Paulo, 2006. Anais... 2006. São Paulo, 2006.

FELIPE, D. A.; TERUYA, T. K. Ensino da História e Cultura Africana em salas de aula brasileira. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA DO PPE. Maringá, 23 e 28 de abril de 2010. Anais... Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2010.

FONSECA, P. Considerações de um colecionador. Episteme, Porto Alegre, v. 1, n. 20, suplemento especial, p. 181- 184, jan./jun. 2005.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso. São Paulo: Edições Loyola. 1973.

HOMULOS, P. Museums to libraries: a family of collecting institutions. Art Libraries Journal, v. 15, n. 1, p. 11-13, 1990.

HUYSSEN, A. Seduzidos pela memória. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2000.

MENDES, C. J. O colecionismo de objetos africanos e afrodescendentes no atlântico português ”“ 1822-1960. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA, 4, 2014, Jataí. Anais... Universidade Federal de Goiás, 2014.

MENEGAT, R. A epistemologia e o espírito do colecionismo. Episteme. Porto Alegre, n. 20, p. 5-12, jan./jun., 2005.

MUNANGA, K. Uma Abordagem Conceitual das Noções de Raça, Racismo, Identidade e Etnia. [Artigo on-line]. In: SEMINÁRIO NACIONAL RELAÇÕES RACIAIS E EDUCAÇÃO-PENESB-RJ, 3., Rio de Janeiro: Palestra proferida em 5 nov. 2003, p. 1-17, 2003.

MORTARI, C.; VIEIRA, F. A. O Brasil dos séculos XVI a XIX: populações de origem africana, cativeiro, identidades, solidariedades, religiosidade e resistências. In: CARDOSO, P. de J. F.; RASCKE, K. L. (Org.). Formação de professores: promoção e difusão de conteúdos sobre história e cultura afro-brasileira e africana. Florianópolis: DIOESC, 2014.

NORA, P. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História. São Paulo: PUC-SP. N° 10, p. 12. 1993.

OGBECHIE, S. O. O Museu Africano Pós-Colonial na Era da Informática Cultural. biblioteca.pinacoteca, 2014. Disponível em: http://biblioteca.pinacoteca.org.br:9090/publicacoes/index.php/sim/article/view/71 Acesso em: 12 nov. 2019.

OLIVEIRA, D. F. H.; HOLANDA, A. F.; MACIEL, Josemar de Campos. Coleções e colecionadores: compreendendo o significado de colecionar. Revista NUFEN, Belém, v. 8, n. 1, p. 31-54, 2016.

PEDRÃO, G. B.; BIZELLO, M. L. As coleções como patrimônio: um meio para a preservação da história e da memória. In: SEMINÁRIO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 6, Londrina, Anais.... Londrina, 2016. p. 829-840.

POMIAN, K. Coleção. In: GIL, F. (Org.). Enciclopédia Einaudi. Volume 1 Memória-História. Porto: Imprensa Nacional: Casa da Moeda, 1984. p. 51-86.

RENAULT, L. V. O ato colecionador. (Dissertação de Doutorado), UFMG, Belo Horizonte, 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZLPDN

ROSA, E. J. Identidade Afro-brasileira: Um diálogo entre Memória e Cultura material. Revista Memória em Rede, Pelotas, v. 2, n. 3,. p. 59-71, ago./nov., 2010.

SERRANO, C.; WALDMAN, M. Memória d’África: A temática africana em sala de aula. São Paulo: Cortez, 2007.

SILVA, F. A. do N. da. Africanidade e valorização da cultura negra na formação da cultura brasileira. 2013. 55 f. Monografia (Especialização em Histórias e Culturas Afro-Brasileira, Indígena e Africana) ”“ Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção, CE, 2014.

VALIS, N. El coleccionismo: el rescate de las cosas y lo humano. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 48, n. 4, p. 559-568, out./dez., 2013.

Downloads

Publicado

2020-02-04

Como Citar

Lima, G. dos S., Carvalho, C. P. de J., & Almeida, C. C. de. (2020). A preservação e a disseminação da história e cultura africana e afro-brasileira a partir do colecionismo nas unidades de informação no Brasil. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 13(1), 223–238. https://doi.org/10.26512/rici.v13.n1.2020.29498

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.