O conceito de unidades de informação:

uma revisão sistemática na Ciência da Informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v15.n2.2022.42562

Palavras-chave:

Unidades de informação, Ciência da Informação, Revisão sistemática da literatura

Resumo

Consciente de que as unidades de informação são essenciais para a disseminação dos dados informacionais, especialmente em uma sociedade pautada pela informação, a pesquisa objetivou explorar quais são os conceitos, as definições, os objetivos, as funções e as perspectivas que vêm sendo utilizados no âmbito dos ambientes informacionais, uma vez que o termo “unidade de informação” é profusamente empregado na área da Ciência da Informação, e alude à ambientes físicos, tais como: bibliotecas, arquivos, museus e centros de informação e documentação. Os procedimentos metodológicos empregados foram baseados em uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) com uma abordagem qualitativa, analisada a partir de uma pesquisa descritiva. A coleta de dados foi realizada em 47 revistas brasileiras da área da Ciência da Informação, entre os anos 2000 e 2021, dispostas na plataforma Sucupira. Os resultados apontaram 21 artigos selecionados com base no protocolo de pesquisa e mostraram que não há um consenso na área acerca da definição de unidades de informação e de suas tipologias. Como contribuição deste estudo em torno do termo, propõe-se um novo conceito para unidades de informação.

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Biografia do Autor

Thais Batista Zaninelli, Universidade Estadual de Londrina, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Londrina, PR, Brasil

Professora Adjunto do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina/ UEL. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina - PPGCI/UEL. Pós-Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual de Londrina/ UEL com bolsa CAPES. Doutora pelo Programa Doutoral em Engenharia Industrial e Gestão (Departamento de Engenharia Industrial da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, 2012) revalidado pelo Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, 2012, com bolsa da Fundação para Ciência e Tecnologia (FCT/ Portugal). Mestre em Gestão da Informação (Universidade do Porto, 2007) revalidado pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo - USP, 2008, com bolsa do programa Alban/ Programa de Bolsas de Alto Nível da União Europeia para América Latina. Bacharel em Biblioteconomia (Universidade Estadual de Londrina, 2004). Atuou como docente convidada na Faculdade de Engenhara da Universidade do Porto. Atualmente é Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação/PPGCI/UEL. Líder do Grupo de Pesquisa INSERI: Inovação em serviços de Informação, credenciado pelo CNPq. Coordenadora do Projeto de pesquisa “O processo de inovação em serviços de informação: uma análise das demandas informacionais dos nativos digitais?".

Bárbara Lipinski, Universidade Estadual de Londrina, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Londrina, PR, Brasil

Mestranda em Ciência da Informação pela Universidade Estadual de Londrina - UEL. Especialista em Administração de Pessoas pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI (2013). Bacharel em Biblioteconomia - Habilitação em Gestão da Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2010). Atualmente é bibliotecária (CRB 14/1289) na Coordenadoria Regional de Educação de Joinville (23ª CRE), na Faculdade CENSUPEG e na BL Normalização - Assessoria Acadêmica (BL).

Danieli Pinto, Universidade Estadual de Londrina, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Londrina, PR, Brasil

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestre em Gestão do Conhecimento nas Organizações pelo Centro Universitário de Maringá - UniCesumar. Possui graduação em Lic. Plena e Bacharelado em Ciências Biológicas (2005) e graduação no Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais (2011) pela Universidade Paranaense - UNIPAR. Atualmente é docente da Faculdade de Administração e Ciências Econômicas - FACEC.

Diego Leonardo de Souza Fonseca, Universidade Estadual de Londrina, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Londrina, PR, Brasil

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (desde 2021). Mestre em Engenharia de Produção e Especialista com MBA Executivo em Engenharia de Produção e Gestão em Engenharia da Qualidade Total pela Universidade Federal do Amazonas (2016). Especialista em Gestão Tecnológica da Informação pela Escola Superior da Amazônia (2012). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará (2010). É membro do Grupo de Pesquisa Gestão da Informação e Conhecimento na Amazônia (GICA/UFAM) e do grupo de divulgação científica "Ciência Brasileira É de Qualidade". Atualmente, exerce o cargo de Bibliotecário-Documentalista no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - Campus Manaus Zona Leste (IFAM).

Priscila Lopes Menezes, Universidade Estadual de Londrina, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Londrina, PR, Brasil

Possui graduação em Arquivologia pela Universidade Federal de Santa Maria (2007) e mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). Atualmente é arquivista da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Doutoranda em Ciência da Informação na Universidade Estadual de Londrina, início 2021. Participante do Grupo de Pesquisa: Gestão do Conhecimento, Informação e Memória, linha de pesquisa: Memória Organizacional no Processo de Gestão do Conhecimento: em foco os ambientes organizacionais.

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Publicado

2022-08-22

Como Citar

Zaninelli, T. B., Lipinski, B., Pinto, D., Fonseca, D. L. de S., & Menezes, P. L. (2022). O conceito de unidades de informação:: uma revisão sistemática na Ciência da Informação. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 15(2), 592–608. https://doi.org/10.26512/rici.v15.n2.2022.42562

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