Conhecimentos críticos para formação do bibliotecário
percepções do profissional no mercado de trabalho
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v15.n3.2022.42343Palavras-chave:
Bibliotecário, Gestão do conhecimento, Mapeamento de conhecimento críticoResumo
Esta pesquisa analisa o emprego da gestão do conhecimento, por meio da metodologia do mapeamento de conhecimento crítico, na configuração curricular dos cursos de graduação em Biblioteconomia. Destaca que a gestão do conhecimento vem sendo abordada em diversos aspectos da administração de instituições de ensino superior, sobretudo em função delas serem essencialmente organizações de conhecimento. Justifica-se o artigo em função da escassa produção brasileira sobre estudos destinados à formação em nível de graduação, sobretudo para amparar o dimensionamento dos currículos. Apresenta um constructo metodológico composto de seis etapas destinadas a identificar quais os conhecimentos os egressos do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Amazonas identificam como críticos para qualificar sua ação profissional. Os resultados demonstram que os egressos percebem a maioria dos conhecimentos no plano pedagógico como importantes para suas práticas de trabalho, porém, dentre esses, há os que têm maior consenso que são os considerados críticos. Conclui-se que é primordial mapear os conhecimentos críticos para visualizar as necessidades cognitivas exigidas no mercado de trabalho da Biblioteconomia.
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