A interatividade do texto digital na experiência de leitura e capacidade de compreensão

Autores

  • Montesi Montesi Universidad Complutense de Madrid
  • Isabel Villaseñor Rodríguez Universidad Complutense de Madrid

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v14.n1.2021.35339

Palavras-chave:

Interatividade, Compreensibilidade do texto, Comportamento informativo, Experiência de leitura, Estudo de usuários

Resumo

São apresentados os resultados de uma investigação cujo objetivo é avaliar o nível de compreensibilidade de textos online através de um inquérito à experiência de leitura. A compreensibilidade da informação representa um novo aspecto do comportamento informacional, condicionado por componentes e características subjetivas da experiência de leitura e daqueles que lêem. Estudamos o efeito da interatividade do texto digital comparando a experiência de leitura de dois textos, ambos dedicados ao tema exercício físico e diferenciados pelo nível de interatividade, sendo superior em um caso. Os resultados foram obtidos por meio de uma pesquisa com 39 pessoas, na qual foram coletados dados sobre a experiência de leitura, compreensão do texto e sua influência nas atitudes e opiniões, e avaliação global das duas páginas. A compreensão do texto foi medida com base em 14 questões verdadeiras e falsas. Os dados obtidos são analisados ”‹”‹por meio de estatística descritiva e, quando apropriado, são realizados testes de estatística inferencial. A única diferença significativa que pode ser observada entre as duas páginas diz respeito a uma melhor compreensibilidade da página mais interativa, embora a compreensibilidade não esteja relacionada a um maior uso das funcionalidades interativas nas duas páginas. Por fim, os resultados mostram que o consumo de texto digital é condicionado pelas expectativas que os leitores trazem e que a interatividade não é apenas uma propriedade do meio, mas também coconstruída na interação entre o meio e os leitores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Montesi Montesi , Universidad Complutense de Madrid

Facultad de Ciencias de la Documentación, Madrid, España

Isabel Villaseñor Rodríguez, Universidad Complutense de Madrid

Facultad de Ciencias de la Documentación, Madrid, España

Referências

BUCY, E. P.; TAO, C. C. The mediated moderation model of interactivity. Media Psychology, v. 9, n. 3, p. 647-672, 2007.

COLLINS-THOMPSON, K. Computational assessment of text readability: A survey of current and future research. ITL-International Journal of Applied Linguistics, v. 165, n. 2, p. 97-135, 2014.

FREUND, L; DODSON, S.; KOPAK, R. On Measuring Learning in Search: A Position Paper. En: Search as Learning (SAL), Pisa, Italy, July 21, 2016.

GHOSH, S.; RATH, M.; SHAH, C. Searching as learning: Exploring search behavior and learning outcomes in learning-related tasks. En: CONFERENCE ON HUMAN INFORMATION INTERACTION & RETRIEVAL, CHIIR 18, March 22”“31, 2018. Proceedings. https://doi.org/10.1145/3176349.3176386

HOPPE, A.; HOLTZ, P.; KAMMERER, Y.; YU, R.; DIETZE, S.; EWERTH, R. Current challenges for studying search as learning processes. En: Proceedings of Learning and Education with Web Data, Amsterdam, Netherlands, May 1-4, 2018 (LILE2018).

LIU, H.; LIU, C.; BELKIN, N. J. Investigation of users' knowledge change process in learning”related search tasks. En: Proceedings of the Association for Information Science and Technology, v. 56, n. 1, p. 166-175, 2019.

OH, J.; SUNDAR, S. S. How does interactivity persuade? An experimental test of interactivity on cognitive absorption, elaboration, and attitudes. Journal of Communication, v. 65, n. 2, p. 213-236, 2015.

OH, J.; SUNDAR, S. S. What Happens When You Click and Drag: Unpacking the Relationship between On-Screen Interaction and User Engagement with an Anti-Smoking Website. Health Communication, v. 35, n. 3, p. 269-280, 2020. DOI: 10.1080/10410236.2018.1560578

SOHN, D.; CHOI, S. M. Measuring expected interactivity: Scale development and validation. New media & society, v. 16, n. 5, p. 856-870, 2014.

SUN, Y.; ZHANG, Y.; GWIZDKA, J.; TRACE, C. B. Consumer evaluation of the quality of online health information: Systematic literature review of relevant criteria and indicators. Journal of medical Internet research, v. 21, n. 5, e12522, 2019.

SUNDAR, S. S. Social psychology of interactivity in human-website interaction. En: Oxford handbook of internet psychology. Oxford University Press, 2012.

YANG, F.; SHEN, F. Effects of web interactivity: A meta-analysis. Communication Research, v. 45, n. 5, p. 635-658, 2018.

YANG, F.; Shen, F. Involvement without knowledge gain: A meta-analysis of the cognitive effects of website interactivity. Journal of Broadcasting & Electronic Media, v. 63, n. 2, p. 211-230, 2019.

XU, Q.; SUNDAR, S. S. Interactivity and memory: information processing of interactive versus non-interactive content. Computers in Human Behavior, v. 63, p. 620-629, 2016.

Downloads

Publicado

2021-01-16

Como Citar

Montesi , M. ., & Villaseñor Rodríguez, I. . (2021). A interatividade do texto digital na experiência de leitura e capacidade de compreensão. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 14(1), 274–288. https://doi.org/10.26512/rici.v14.n1.2021.35339

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.