A temática cultura informacional em teses e dissertações dos programas de pós-graduação brasileiros em Ciência da Informação
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v12.n1.2019.11512Palavras-chave:
Bibliometria. Ciência da Informação. Cultura informacional.Resumo
Apresenta uma análise bibliométrica de teses e dissertações nacionais sobre a temática cultura informacional. Busca-se identificar as concepções e enfoques, os programas de pós-graduação e os autores mais influentes sobre esta temática. No intuito de mapear a produção científica sobre cultura informacional no escopo supracitado, o processo de busca ocorreu por meio da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, não sendo estabelecido um recorte cronológico. A partir da seleção e análise do material, obteve-se um total de 16 (dezesseis) trabalhos. A partir da análise, foi possível extrair as concepções e os enfoques metodológicos e temáticos adotados por cada autor. Os resultados evidenciaram que a cultura informacional se faz presente em uma variedade de estudos cujos interesses são distintos. Observa-se que as pesquisas de natureza qualitativa e descritivas exploratórias são predominantes no universo analisado, sendo oriundas de cinco universidades. A partir da análise de citação, os autores Davenport e Prusak se destacam entre os mais influentes. Evidencia-se, também, que grande parte das teses e dissertações se apoiam em pesquisas desenvolvidas por pesquisadores provenientes do campo científico da Ciência da Informação. Considera-se que apesar de tardio, a cultura informacional nas teses e dissertações indicam certo esforço dos pesquisadores em contribuir com novas construções teóricas e metodológicas em torno desta temática. Contudo, este estudo reflete que no âmbito da Ciência da Informação brasileira, ainda, há poucos programas de pós-graduação incorporando esta temática como objeto de investigação, fator que consequentemente impacta na baixa produtividade científica sobre o tema.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Notas de direitos autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License 4.0, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: distribuir em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.