A temática cultura informacional em teses e dissertações dos programas de pós-graduação brasileiros em Ciência da Informação

Autores

  • Cassia Dias Santos Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, Departamento de Ciência da Informação, Marília, SP, Brasil
  • Marta Lígia Pomim Valentim Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, Departamento de Ciência da Informação, Marília, SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v12.n1.2019.11512

Palavras-chave:

Bibliometria. Ciência da Informação. Cultura informacional.

Resumo

Apresenta uma análise bibliométrica de teses e dissertações nacionais sobre a temática cultura informacional. Busca-se identificar as concepções e enfoques, os programas de pós-graduação e os autores mais influentes sobre esta temática. No intuito de mapear a produção científica sobre cultura informacional no escopo supracitado, o processo de busca ocorreu por meio da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, não sendo estabelecido um recorte cronológico. A partir da seleção e análise do material, obteve-se um total de 16 (dezesseis) trabalhos. A partir da análise, foi possível extrair as concepções e os enfoques metodológicos e temáticos adotados por cada autor. Os resultados evidenciaram que a cultura informacional se faz presente em uma variedade de estudos cujos interesses são distintos. Observa-se que as pesquisas de natureza qualitativa e descritivas exploratórias são predominantes no universo analisado, sendo oriundas de cinco universidades. A partir da análise de citação, os autores Davenport e Prusak se destacam entre os mais influentes.  Evidencia-se, também, que grande parte das teses e dissertações se apoiam em pesquisas desenvolvidas por pesquisadores provenientes do campo científico da Ciência da Informação. Considera-se que apesar de tardio, a cultura informacional nas teses e dissertações indicam certo esforço dos pesquisadores em contribuir com novas construções teóricas e metodológicas em torno desta temática. Contudo, este estudo reflete que no âmbito da Ciência da Informação brasileira, ainda, há poucos programas de pós-graduação incorporando esta temática como objeto de investigação, fator que consequentemente impacta na baixa produtividade científica sobre o tema.

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Biografia do Autor

Cassia Dias Santos, Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, Departamento de Ciência da Informação, Marília, SP, Brasil

Doutora em Ciencia da Informação pela Unesp, em 2017.

Marta Lígia Pomim Valentim, Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, Departamento de Ciência da Informação, Marília, SP, Brasil

Pós-Doutorado pela Universidad de Salamanca, Espanha, em 2011-2012. Livre Docente em Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional pela Unesp. Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), em 2001.

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Publicado

2018-08-14

Como Citar

Santos, C. D., & Valentim, M. L. P. (2018). A temática cultura informacional em teses e dissertações dos programas de pós-graduação brasileiros em Ciência da Informação. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 12(1), 66–89. https://doi.org/10.26512/rici.v12.n1.2019.11512