Educación en información: una posibilidad de consolidación para las bibliotecas multinivel

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v17.n2.2024.53853

Palabras clave:

Educación informacional., Biblioteca multinivel, Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología, Habilidades de infocomunicación

Resumen

Este estudio reúne dos conceptos: educación informacional y biblioteca multinivel, entendiéndose el primero como un conjunto de acciones que contribuyen a la evaluación e interpretación crítica del proceso de apropiación de la información por parte del sujeto informacional; y el segundo, como bibliotecas que reúnen características de bibliotecas escolares y universitarias, al atender simultáneamente tres niveles de educación (técnica, secundaria y superior). A partir de esta concepción, integra las investigaciones en curso en el doctorado en Ciencias de la Información, cuyo objetivo general es analizar cómo las bibliotecas de los Institutos Federales pueden consolidarse como promotoras de la educación informacional, a través de habilidades infocomunicativas. Su sede son las bibliotecas multinivel de los Institutos Federales, que forman parte de la Red Federal de Educación Profesional, Científica y Tecnológica de Brasil. El objetivo de este artículo es describir el papel de las bibliotecas multinivel desde la perspectiva de la educación en información. En cuanto a los procedimientos metodológicos, la investigación es de carácter cualitativo y, en cuanto a los objetivos, es una investigación exploratorio-descriptiva y documental, con estudio de caso, aunque, para los efectos de este artículo se restringe a la base teórica plasmado en la revisión de la literatura especializada sobre el tema. En relación a las conclusiones parciales, se observa que no basta con ofrecer talleres de capacitación, para que los sujetos sólo puedan manejar las tecnologías y fuentes de información - también consideradas importantes - sino más bien brindar subsidios, basados ​​en la promoción de habilidades infocomunicacionales, orientadas a la ciudadanía, apuntando a su formación como ciudadanos críticos, creativos y reflexivos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Paula Santos Souza Teixeira, Universidade Federal da Bahia, Instituto de Ciência da Informação, Salvador, BA, Brasil

Doutoranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia (PPGCI/UFBA). Mestra em Ciência da Informação pelo (PPGCI/UFBA). Graduada em Biblioteconomia e Documentação pelo Instituto de Ciência da Informação (ICI/UFBA). Especialista em Produção de Mídias para Educação Online pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (FACED/UFBA). Cursou Educação em Base Africana (Curso de Extensão Ubuntu - FACED/UFBA). Atualmente é bibliotecária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). Membro do Grupo de pesquisa Saberes e Fazeres em Informação e Conhecimento (GEINFO/UFBA); do Grupo de Estudos de Políticas de Informação, Comunicações e Conhecimento (GEPICC/UFBA); e voluntária no Grupo de Pesquisa em Comportamento e Competências InfoComunicacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (InfoCom/UFRGS). Possui interesse em temas acerca das bibliotecas multiníveis, mediação da informação, educação em informação, desinformação e competências infocomunicacionais.

Nídia Maria Lienert Lubisco, Universidade Federal da Bahia, Instituto de Ciência da Informação, Salvador, BA, Brasil

Bibliotecária e mestre em Ciência da Informação pela UFBA, doutora em Documentação pela Universidad Carlos III de Madrid, fez estágio pós-doutoral na Universidad de Salamanca (ambos como bolsista da Capes) e na Universidad Carlos III de Madrid; também recebeu bolsa para Missão de Trabalho no Exterior, no programa CapesPrint. Ao longo de sua vida profissional, dirigiu bibliotecas e centros de documentação no Estado da Bahia, na Prefeitura de Salvador e, a esfera federal, foi diretora da então Biblioteca Central Macedo Costa da UFBA. É Professora Colaboradora do Programa em Medicina, Saúde e Trabalho, da Faculdade de Medicina da Bahia, e Professora Associada do Instituto de Ciência da Informação, integrando o Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação como docente aposentada. É líder do grupo de pesquisa (GEINFO/UFBA) Saberes e Fazeres em Informação e Conhecimento e suas áreas de investigação compreendem tipologia, gestão e avaliação de bibliotecas, com ênfase em biblioteca universitária; serviços bibliotecários; e metodologia da pesquisa. Tem experiência como revisora de texto, principalmente de trabalhos acadêmicos. É membro da Academia de Ciências da Bahia.

Citas

Almeida, Jobson Louis Santos. A biblioteca como organização aprendente: o desenvolvimentismo de competências em informação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. 2015. 122 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Biblioteconomia, Universidade Federal da Paraíba - UFPB, João Pessoa, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/tede/7671/2/arquivototal.pdf Acesso em: 11 maio 2023.

Andery, Maria Amália et al. Para compreender a ciência: uma perspectiva histórica. 11. ed. São Paulo: EDUC, 2002.

Araújo, Carlos Alberto Ávila. O que é ciência da informação. Belo Horizonte: KMA, 2018. 126 p.

Assis, Juliana de; Moura, Maria Aparecida. Folksonomia: a linguagem das tags. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 18, n. 36, p. 85- 106, jan./abr. 2013. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/24015/0 Acesso em: 6 jun. 2023.

Becker, Caroline da Rosa Ferreira; Faqueti, Marouva Fallgatter. Panorama das bibliotecas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: um olhar sobre a gestão. Blumenau: IFC, 2015. 108 p.

Borges, Jussara. Participação política, internet e competências infocomunicacionais: estudo com organizações da sociedade civil de Salvador. (2011). Tese (doutorado) – Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Comunicação, Salvador, 2011.

Borges, Jussara; Brandão, Gleise; Alencar, Gabrielle. Competências em comunicação: observação em organizações da sociedade civil de Salvador-Bahia-Brasil. Revista Comunicando (Tecnologias de informação, novos media e literacia digital), v. 2, 2013, p. 320-333. Disponível em: https://revistas.sopcom.pt/index.php/comunicando/article/view/148 Acesso em: 18 jan. 2023.

Borges, Jussara; Brandão, Gleise; Barros, Susane Santos (org..). Educação para a informação: como promover competências infocomunicacionais. São Paulo: Pimenta Cultural, 2022. Disponível em: https://www.pimentacultural.com/_files/ugd/9711c4_14847c3dc8b042c79fb1f9d6afd083f4.pdf. Acesso em: 14 set. 2023.

Borges, Jussara. Por que promover competências infocomunicacionais. In: Borges, Jussara; Brandão, Gleise; Barros, Susane Santos (org.). Educação para a informação: como promover competências infocomunicacionais. São Paulo: Pimenta Cultural, 2022. 271 p. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/254358/001162380.pdf?sequence=1 Acesso em: 18 mar. 2023

Brandão, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 2007.

Brasil. Lei n. 11.892 de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 30 dez. 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm Acesso em: 11 jan. 2023.

Brasil. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidente da República, [2016].

Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Um novo modelo em educação profissional e tecnológica: concepção e diretrizes. [S. l.]: MEC, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=6691-if-concepcaoediretrizes&category_slug=setembro-2010-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 12 mar. 2024.

Brasil. Decreto legislativo nº 6, de 20 de março de 2020. Reconhece, para os fins do art. 65 da Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000, a ocorrência do estado de calamidade pública. Diário Oficial da União, Edição extra C, mar./2020. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/portaria/DLG6-2020.htm Acesso em: 18 jan. 2023.

Day, Ronald E. Death of the user: reconceptualizing subjects, objects, and their relations. Journal of the American Society for Information Science and Technology, Silver Spring, v. 62, n. 1, p. 78–88, 2011. Disponível em: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/asi.21422/epdf Acesso em: 11 jun. 2023.

Dudziak, Elisabeth Adriana. A Information Literacy e o Papel Educacional das Bibliotecas. 2001. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação e Documentação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27143/tde-30112004-151029/publico/Dudziak2.pdf Acesso em: 15 jan. 2023.

Fleury, Maria Tereza Leme; Fleury, Afonso. Construindo o conceito de competência. RAC Revista de Administração Contemporânea, Edição especial, p. 183-196, 2001.Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rac/v5nspe/v5nspea10.pdf Acesso em: 10 jun. 2023.

Freire, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.

Gohn, Maria da Glória. Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas

colegiadas nas escolas. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 50, p. 27-38, jan./mar. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/s5xg9Zy7sWHxV5H54GYydfQ/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 12 mar. 2024.

INE; UNESCO; IFLA; ALA. Las distintas clasificaciones y tipologías de bibliotecas. [S. l.]: 2021 [maio]. Disponível em: https://www.comunidadbaratz.com/blog/las-distintas-clasificaciones-y-tipologias-de-bibliotecas-segun-unesco-ine-ifla-y-ala/. Acesso em: 10 abr. 2023.

INEP. Educação não-formal. Thesaurus Brasileiro de Educação. 2000. Disponível em: http://pergamum.inep.gov.br/pergamum/biblioteca/pesquisa_thesauro.php?resolution2=1024_1 Acesso em: 17 maio 2023.

International Federation of Library Associations and Institutions. Faros para la sociedad de la información: Declaración de Alejandría sobre la alfabetización informacional y el aprendizaje a lo largo de la vida, 2005. Disponível em: https://www.ifla.org/es/publications/faros-para-la-sociedad-de-la-informacion-declaracion-de-alejandria-sobre-la-alfabetizacion-informacional-y-el-aprendizaje-a-lo-largo-de-la-vida/ Acesso em: 17 maio 2023.

Leitis Júnior, Arthur. A biblioteca enquanto campo de educação não formal. 2018. Orientador: Ivo José Both. 141 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias) – Centro Universitário Internacional Uninter, Curitiba. Disponível em: https://repositorio.uninter.com/handle/1/100 Acesso em: 10 maio 2023.

Lubisco, Nídia Maria Lienert. Bibliotecas universitárias, seus serviços e produtos: transposição de um modelo teórico de avaliação para um instrumento operacional. Relatório de pesquisa de Estágio Pós-doutoral, Universidade de Salamanca, Salamanca, 2014. 61f.

Lubisco, Nídia Maria Lienert. Tipologia de bibliotecas segundo as variáveis: função, acervo e público. Salvador, 2021. [Material didático-Slide]. Acesso em: 10 maio 2023.

Moutinho, S. O. M. Práticas de leitura na cultura digital de alunos do ensino técnico integrado do IFPI – Campus Teresina Zona Sul. 2014. 183 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2014. Disponível em: http://www.repositorio.jesuita.org.br/bitstream/handle/UNISINOS/3075/00000A51.pdf?sequence=1&isAllowed=y Acesso em: 20 fev. 2023.

Organização Mundial da Saúde. Folha informativa COVID-19 - Escritório da OPAS e da OMS no Brasil, mar./2020. Disponível em: https://bit.ly/3p57uTR. Acesso em: 20 maio 2023. [site].

Pacheco, Eliezer. Desvendando os Institutos Federais: identidade e objetivos. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, v. 4, n. 1, 2020. [Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica]. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/issue/view/42. Acesso em: 12 mar. 2024.

Perrotti, Edmir. Infoeducação: um passo além científico-profissional. Informação@Profissões, Londrina, v. 5, n. 2, p. 4 - 31, jul./dez. 2016. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/28314 Acesso em: 10 jan. 2023.

Pieruccini, Ivete. A ordem informacional dialógica: estudo sobre a busca de informação em Educação. Orientador: Edmir Perrotti. (2004). Tese (doutorado) – Universidade de São Paulo, Escola de Comunicação e Artes, 2004, São Paulo. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27143/tde-14032005-144512/publico/ivete.pdf Acesso em: 20 maio 2023.

Ranganathan, Shiyali Ramamrita. As cinco leis da biblioteconomia. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2009. 336 p.

Sanches, R. R. Responsabilidade social do profissional da informação em uma sociedade democrática: do monopólio do conhecimento à liberdade de informação. In: Castro Filho, C. M. (org.). Olhares sobre a atuação do profissional da ciência da informação. São Paulo: Todas as Musas, 2013.

Santos, Boaventura de Sousa; Almeida Filho, Naomar de. A Universidade no Século XXI: para uma Universidade Nova. Coimbra: Almedina, 2008. 260 p.

Santos, Cíntia Almeida da Silva; Hoffmann, Wanda Aparecida Machado; Boccato, Vera Regina Casari. Os múltiplos olhares para as bibliotecas dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. In: FÓRUM NACIONAL DE BIBLIOTECÁRIOS DOS INSTITUTOS FEDERAIS, 6., outubro, 2011, Petrolina. Anais [...] Petrolina: Instituto Federal do Sertão Pernambucano, 2011.

Sarmento, Januário Neto Pereira; Paiva, Luiz Carlos de; Mendonça, Rafaela Soares. Práticas educativas em bibliotecas públicas: um espaço formal de educação. Revista educacional interdisciplinar, Taquara, v. 7, n. 1, p. 1-10, nov./2018. Disponível em: https://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/1081 Acesso em: 17 fev. 2023.

Siemens, G. Conociendo el conocimiento. [S. l.]: Nodos Ele, 2010.

Taboada, Carolina; Assis, Maria Eduarda; Alkmim, Marina de; Godoy, Camila. Pulso da desinformação: desinformação e democracia nas eleições presidenciais de 2022 no Brasil. Consulado-Geral da Irlanda: São Paulo, 2023. Disponível em: https://igarape.org.br/wp-content/uploads/2023/04/Pulso-da-Desinformacao.pdf Acesso em: 05 jun. 2023.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. SUPER 8: projeto de extensão das bibliotecas da UFRGS. Porto Alegre: SIBUFRGS, 2023. Disponível em: https://www.ufrgs.br/super8/modulos/. Acesso em: 28 ago. 2023.

Publicado

2024-07-19

Cómo citar

Teixeira, A. P. S. S., & Lubisco, N. M. L. (2024). Educación en información: una posibilidad de consolidación para las bibliotecas multinivel. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 17(2), 345–363. https://doi.org/10.26512/rici.v17.n2.2024.53853

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.