Elementos básicos para a construção de modelo de gestão da informação para engenharia de software: estudo de caso para atividade de requisitos no SERPRO
Palabras clave:
ciencia de la información, gestión de la información, ingenieria del software, desarrollo de sistemasResumen
A ciência da informação tem ampliado suas áreas de atuação, como parte da influência de suas características interdisciplinares. Uma das disciplinas correlatas em que ela tem atuado é na ciência da computação, com o uso de modelos de gestão da informação para engenharia de software. O desenvolvimento de sistemas de informação tornou-se uma atividade crítica para boa parte das organizações, em função de sua dependência dos sistemas para suas atividades operacionais e gerenciais. A dificuldade das empresas de desenvolvimento de software em entregar no prazo sistemas que atendam as exigências dos usuários, levou a adoção de técnicas de engenharia e modelos de maturidade, com objetivo de tornar a atividade mais previsível, em termos de prazos de entrega e qualidade dos sistemas. Entretanto, apenas as soluções técnicas não atenderam as expectativas dos clientes, e uma das alternativas avaliadas foi a associação entre engenharia de software e conceitos e modelos de gestão da informação e conhecimento. Esta pesquisa avaliou modelos de gestão da informação utilizados em processos de desenvolvimento de software, e identificou os elementos chave para a construção de um modelo de gestão da informação para ser integrado ao processo do Serpro de desenvolvimento de software (Processo Serpro de Desenvolvimento de Soluções - PSDS). O objetivo é que a futura utilização destes elementos em um modelo de gestão da informação para o PSDS melhore aspectos relacionados ao reuso de informações em projetos de software, e permita a redução de prazos e melhoria da qualidade dos sistemas de informação desenvolvidos pelo Serpro.
Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de derechos de autor/a
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
Los autores mantiene los derechos autorales y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo Creative Commons - Reconocimiento 4.0 Internacional (CC BY 4.0), permitiendo el reparto del trabajo con reconocimiento de la autoría y la publicación inicial en esta revista. Los autores tienen autorización para asumir contratos adicionales separadamente, para la distribución no-exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (p.ej.: distribuir en el repositório institucional o publicar como capítulo de libro), con reconocimiento de la autoría y la publicación inicial en esta revista. Los autores tienen permiso y son apoyados a distribuir su trabajo online (p.ej.: en repositórios institucionales o en su página personal) a cualquier punto antes o durante el proceso editorial, ya que eso puede generar efectos productivos, así como aumentar el impacto y la citación del trabajo publicado.