Elementos básicos para a construção de modelo de gestão da informação para engenharia de software: estudo de caso para atividade de requisitos no SERPRO
Keywords:
information science, information management, software engineering, systems developmentAbstract
A ciência da informação tem ampliado suas áreas de atuação, como parte da influência de suas características interdisciplinares. Uma das disciplinas correlatas em que ela tem atuado é na ciência da computação, com o uso de modelos de gestão da informação para engenharia de software. O desenvolvimento de sistemas de informação tornou-se uma atividade crítica para boa parte das organizações, em função de sua dependência dos sistemas para suas atividades operacionais e gerenciais. A dificuldade das empresas de desenvolvimento de software em entregar no prazo sistemas que atendam as exigências dos usuários, levou a adoção de técnicas de engenharia e modelos de maturidade, com objetivo de tornar a atividade mais previsível, em termos de prazos de entrega e qualidade dos sistemas. Entretanto, apenas as soluções técnicas não atenderam as expectativas dos clientes, e uma das alternativas avaliadas foi a associação entre engenharia de software e conceitos e modelos de gestão da informação e conhecimento. Esta pesquisa avaliou modelos de gestão da informação utilizados em processos de desenvolvimento de software, e identificou os elementos chave para a construção de um modelo de gestão da informação para ser integrado ao processo do Serpro de desenvolvimento de software (Processo Serpro de Desenvolvimento de Soluções - PSDS). O objetivo é que a futura utilização destes elementos em um modelo de gestão da informação para o PSDS melhore aspectos relacionados ao reuso de informações em projetos de software, e permita a redução de prazos e melhoria da qualidade dos sistemas de informação desenvolvidos pelo Serpro.
Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright Notice
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License 4.0, allowing the sharing of work and recognition of the work of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex.: distribute to an institutional repository or publish as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to distribute their work online (eg.: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and citation the published work.