Knowledge management and sustainability in the organizational context:

a systematic review in Information Science

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v15.n2.2022.42562

Keywords:

Information units, Information Science, Systematic review of literature

Abstract

Aware that information units are essential for the dissemination of informational data, especially in an information-driven society, this research aimed to explore what are the concepts, definitions, objectives, functions and perspectives that have been used in the context of informational environments, since the term "information unit" is profusely used in the area of Information Science, and alludes to physical environments such as libraries, archives, museums, and information and documentation centers. The methodological procedures employed were based on a Systematic Literature Review (SLR) with a qualitative approach, analyzed from descriptive research. The data collection was carried out in 47 Brazilian journals in the field of Information Science, between the years 2000 and 2021, available on the Sucupira platform. The results indicated 21 articles selected based on the research protocol and showed that there is no consensus in the area about the definition of information units and their typologies. As a contribution of this study around the term, a new concept for information units is proposed.

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Author Biographies

Thais Batista Zaninelli, Universidade Estadual de Londrina, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Londrina, PR, Brasil

Professora Adjunto do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina/ UEL. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina - PPGCI/UEL. Pós-Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual de Londrina/ UEL com bolsa CAPES. Doutora pelo Programa Doutoral em Engenharia Industrial e Gestão (Departamento de Engenharia Industrial da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, 2012) revalidado pelo Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, 2012, com bolsa da Fundação para Ciência e Tecnologia (FCT/ Portugal). Mestre em Gestão da Informação (Universidade do Porto, 2007) revalidado pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo - USP, 2008, com bolsa do programa Alban/ Programa de Bolsas de Alto Nível da União Europeia para América Latina. Bacharel em Biblioteconomia (Universidade Estadual de Londrina, 2004). Atuou como docente convidada na Faculdade de Engenhara da Universidade do Porto. Atualmente é Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação/PPGCI/UEL. Líder do Grupo de Pesquisa INSERI: Inovação em serviços de Informação, credenciado pelo CNPq. Coordenadora do Projeto de pesquisa “O processo de inovação em serviços de informação: uma análise das demandas informacionais dos nativos digitais?".

Bárbara Lipinski, Universidade Estadual de Londrina, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Londrina, PR, Brasil

Mestranda em Ciência da Informação pela Universidade Estadual de Londrina - UEL. Especialista em Administração de Pessoas pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI (2013). Bacharel em Biblioteconomia - Habilitação em Gestão da Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2010). Atualmente é bibliotecária (CRB 14/1289) na Coordenadoria Regional de Educação de Joinville (23ª CRE), na Faculdade CENSUPEG e na BL Normalização - Assessoria Acadêmica (BL).

Danieli Pinto, Universidade Estadual de Londrina, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Londrina, PR, Brasil

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestre em Gestão do Conhecimento nas Organizações pelo Centro Universitário de Maringá - UniCesumar. Possui graduação em Lic. Plena e Bacharelado em Ciências Biológicas (2005) e graduação no Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais (2011) pela Universidade Paranaense - UNIPAR. Atualmente é docente da Faculdade de Administração e Ciências Econômicas - FACEC.

Diego Leonardo de Souza Fonseca, Universidade Estadual de Londrina, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Londrina, PR, Brasil

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (desde 2021). Mestre em Engenharia de Produção e Especialista com MBA Executivo em Engenharia de Produção e Gestão em Engenharia da Qualidade Total pela Universidade Federal do Amazonas (2016). Especialista em Gestão Tecnológica da Informação pela Escola Superior da Amazônia (2012). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará (2010). É membro do Grupo de Pesquisa Gestão da Informação e Conhecimento na Amazônia (GICA/UFAM) e do grupo de divulgação científica "Ciência Brasileira É de Qualidade". Atualmente, exerce o cargo de Bibliotecário-Documentalista no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - Campus Manaus Zona Leste (IFAM).

Priscila Lopes Menezes, Universidade Estadual de Londrina, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Londrina, PR, Brasil

Possui graduação em Arquivologia pela Universidade Federal de Santa Maria (2007) e mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). Atualmente é arquivista da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Doutoranda em Ciência da Informação na Universidade Estadual de Londrina, início 2021. Participante do Grupo de Pesquisa: Gestão do Conhecimento, Informação e Memória, linha de pesquisa: Memória Organizacional no Processo de Gestão do Conhecimento: em foco os ambientes organizacionais.

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Published

2022-08-22

How to Cite

Zaninelli, T. B., Lipinski, B., Pinto, D., Fonseca, D. L. de S., & Menezes, P. L. (2022). Knowledge management and sustainability in the organizational context:: a systematic review in Information Science. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 15(2), 592–608. https://doi.org/10.26512/rici.v15.n2.2022.42562

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