O documento oral e o documento arquivístico no contexto da preservação da memória organizacional

Autores

  • Keity Verônica Pereira da Cruz Universidade de Brasília - UnB

Palavras-chave:

documentos arquivísticos, história oral, memória organizacional

Resumo

Estudo da relação entre o documento arquivístico e o documento oral e suas diferenças e semelhanças, partindo da análise do procedimento que lhe dá origem ”“ a metodologia da história oral, num contexto de preservação da memória organizacional. Para a realização do estudo foi efetuada uma pesquisa bibliográfica, que envolveu o levantamento de fontes de informação primárias e secundárias e levantamento de dados por meio da aplicação de questionários em organizações que utilizam um Programa de História Oral para a preservação de sua memória. Como resultado, apresentam-se dados referentes ao tratamento dispensado aos documentos resultantes dos programas de história oral e dos programas de tratamento arquivístico. Conclui-se que o documento oral e o documento arquivístico, quando analisados no contexto da preservação da memória de organizações, se complementam, apesar de serem diferentes do ponto de vista de intencionalidade de formação do acervo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Keity Verônica Pereira da Cruz, Universidade de Brasília - UnB

Possui graduação em Arquivologia pela Universidade de Brasília (2009). Especialista em Gestão em Arquivos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 2011). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (2012). Atualmente é arquivista no Ministério da Saúde e doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília.

Downloads

Publicado

2016-03-02

Como Citar

Cruz, K. V. P. da. (2016). O documento oral e o documento arquivístico no contexto da preservação da memória organizacional. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 9(1), 322. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2262

Edição

Seção

Resumo de teses e dissertações

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.