Rotas da produção científica das principais universidades do Estado de Goiás

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v16.n1.2023.45315

Palavras-chave:

Rotas de conhecimento, Prospecção científica, Análise de redes

Resumo

No estado de Goiás, várias instituições atuam na área de educação superior, mas não se tem até então uma análise específica que busca entender como se dá a evolução do conhecimento científico no estado. Através de técnicas de análises de redes e o algoritmo SPLC, foi possível explorar e caracterizar as relações entre artigos científicos e identificar por meio de rotas de conhecimentos a evolução dos trabalhos produzidos pelas principais universidades goianas. Portanto, esse trabalho trata-se de uma pesquisa descritiva, de caráter exploratório, que busca caracterizar um objeto já previamente conhecido, e através de um levantamento bibliográfico, realizar descobertas, identificando tendências e padrões. Foram obtidas duas rotas de conhecimento, uma relativa à produção científica das universidades goianas de 2019 e outra de 2020. Observou-se que os conhecimentos emergentes no ano de 2019 referem-se à biotecnologia aplicada na área da saúde. Já em 2020, o foco é direcionado para a área de medicina, ambos assuntos diretamente relacionados. Notou-se que as evoluções se deram por meio de estudos de temáticas variadas que ao decorrer da rota vão se tornando mais precisos e específicos. Os resultados encontrados podem contribuir com a literatura e na inspiração de políticas públicas regionais, fomentando a produção de pesquisas científicas e levantando os temas mais relevantes para direcionamento de novos estudos e novas diretrizes relacionadas às prioridades de pesquisa na região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Breno Augusto Pinto de Lima, Universidade de São Paulo, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Piracicaba, SP, Brasil

Graduado em Gestão da Informação pela Universidade Federal de Goiás, pos-graduando em Data Science and Analytics pela USP. Participou de projeto de iniciação científica na UFG com apresentação de trabalho em evento, tem artigo publicado na BRAJIS (UNESP) e atua como consultor na área de Inteligência de Negócios. 

Alex Fabianne de Paulo, Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Informação e Comunicação, Goiânia, GO, Brasil

Alex Fabianne de Paulo concluiu seu bacharelado e mestrado em Ciência da Computação na Universidade Federal de Uberlândia e doutorado em Administração de Organizações pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto na Universidade de São Paulo. Atualmente, é Professor Adjunto do curso de Gestão da Informação na Universidade Federal de Goiás (UFG). Em 3 anos de atuação na universidade, foi escolhido por duas vezes "Professor Homenageado" pelos discentes do curso. Foi bolsista da CAPES no doutorado sanduíche realizado na Aston Business School no Reino Unido em 2017. Teve pesquisa de doutoramento indicada para os prêmios de melhores teses da USP e da CAPES em 2020. Apresentou pesquisas em conferências no exterior (Estados Unidos, Escócia, Áustria e Japão) e foi premiado como "o melhor artigo" no IAMOT Conference 2016 nos EUA. Tem publicações em revistas internacionais indexadas na área de inovação, tecnologia e energias renováveis, tais como Energy Policy, Journal of Cleaner Production, Technological Forecasting and Social Change, Scientometrics, Technological in Society e Journal of Technology Management & Innovation. É pesquisador colaborador do Instituto de Estudos Avançados (IEA/USP) e do Núcleo de Gestão em Pesquisa em Tecnologia da Informação (NGPTI/UFG). Seus interesses de pesquisa incluem temáticas relacionadas à administração da informação, gestão da inovação, tendências tecnológicas, inteligência de negócios para tomada de decisão, sustentabilidade e energias renováveis. Trabalhou em um grande grupo empresarial brasileiro por mais de 20 anos, sendo 12 anos em posição executiva, onde gerenciou departamentos de operações e tecnologia o que possibilitou ampla vivência e aprendizado sobre gestão organizacional. Também participou de projetos de negócio e de desenvolvimento tecnológico onde atuou em fases de planejamento, estruturação e execução.

Referências

ANGOTTI, José André Peres. Fragmentos e totalidades no conhecimento científico e ensino de ciências. 1991. Tese (Doutorado em Didática) - Faculdade de Educação, University of São Paulo, São Paulo, 1991.

BALDINO, José Maria. Ensino superior em Goiás em tempo de euforia: da desordem aparente à expansão ocorrida na década de 80. Goiânia, 1991. Dissertação (Mestrado em Educação), UFG.

BASSO, Fernanda. Mapeamento de tendências tecnológicas: uma análise a partir do esforço tecnológico na indústria farmacêutica. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

BAZZO, W. A. Ciência, tecnologia e sociedade: e o contexto da educação tecnológica. Florianópolis: Editora da UFSC, 1998.

CARVALHO, Renata Ramos da Silva et al. Universidade Estadual de Goiás: histórico, realidade e desafios. 2013.

CORNÉLIO, Neiva Aparecida Gasparetto; ABREU, Aline França de and COSTA, Eliete de Oliveira. Espaço interativo: modelo de relação universidade-empresa baseada em comunidades de prática. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 39 n. 1, p. 9-20, jan./abr., 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ci/v39n1/v39n1a01.pdf>. Acesso em: 22 jul. 2021.

CORRALES, José. Programa de Educación para la Salud en las Universidades Populares de Extremadura: Caminando hacia la creación de redes comunitarias. 2005.

DE PAULO, Alex Fabianne; NUNES, Breno; PORTO, Geciane. Emerging green technologies for vehicle propulsion systems. Technological Forecasting and Social Change, v. 159, p. 120054, 2020.

DE PAULO, Alex. Cooperação e rotas tecnológicas para o desenvolvimento de tecnologias sobre energia solar fotovoltaica: uma análise baseada em patentes. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo. 2019.

DOS SANTOS AMPARO, K. K.; DO RIBEIRO, M. C. O.; GUARIEIRO, L. L. N. Estudo de caso utilizando mapeamento de prospecção tecnológica como principal ferramenta de busca científica. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 17, n. 4, p. 195–209, 2014.

FAVERO, Maria de Lourdes de Albuquerque. A universidade no Brasil: das origens à Reforma Universitária de 1968. Educação em Revista, Curitiba, n. 28, p. 17-36, Dez. 2006.

FIALHO, Joaquim. Análise de redes sociais: princípios, linguagem e estratégias de ação na gestão do conhecimento. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 4, n. Especial, p. 9 -26, out. 2014.

GARNICA, Leonardo Augusto; TORKOMIAN, Ana Lúcia Vitale. Gestão de tecnologia em universidades: uma análise do patenteamento e dos fatores de dificuldade e de apoio à transferência de tecnologia no Estado de São Paulo. Gestão e Produção, São Carlos, v. 16, n. 4, p. 624-638, Dez. 2009.

GIMENEZ, Ana Maria Nunes; SOUSA, G.; FELTRI, R. B. Universidades Brasileiras e Covid-19: fortalecendo os laços com a sociedade. Boletim Unicamp, 2020.

GOMES, Maria de Fátima Lopes; MARICATO, João de Melo. A produtividade científica do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás (UFG): um estudo bibliométrico a partir do currículo Lattes. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO-FEBAB. Anais 2013. p. 3220-3235.

HUMMON, Norman; DEREIAN, Patrick. Connectivity in a citation network: The development of DNA theory. Social networks, v. 11, n. 1, p. 39-63, 1989.

KUPFER, David; TIGRE, Paulo Basto. Modelo SENAI de prospecção: documento metodológico. Capítulo 2: prospecção tecnológica. Organizacion Internacional Del Trabajo CINTERFOR Papeles de La Oficina Técnica, n. 14, 2004.

LINARES, Ian. Prospecção tecnológica na área de biotecnologia: uma abordagem baseada em rotas tecnológicas. 2014. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

MAYERHOFF, Zea Duque Vieira Luna. Uma análise sobre os estudos de prospecção tecnológica. Cadernos de prospecção, v. 1, n. 1, p. 7-9, 2008.

MEYER, M., BHATTACHARYA, S. Commonalities and differences between scholarly and technical collaboration. Scientometrics, n. 61, p. 443–456. 2004.

OLIVEIRA, João Ferreira de. A reestruturação da educação superior no Brasil e o processo de metamorfose das universidades federais: o caso da Universidade Federal de Goiás (UFG). 2000. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

PEREIRA, Cristiano Gonçalves et al. Technology Intelligence Map: Biotechnology. Roadmapping Future: Technologies, Products and Services, 2021. p. 461-489.

PICANCO-CASTRO, Virgínia et al. Emerging CAR T cell therapies: clinical landscape and patent technological routes. Human vaccines & immunotherapeutics, v. 16, n. 6, p. 1424-1433, 2020.

PINHEIRO, Nilcéia Aparecida Maciel; SILVEIRA, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto; BAZZO, Walter Antonio. Ciência, tecnologia e sociedade: a relevância do enfoque CTS para o contexto do ensino médio. Ciência & Educação, Bauru, v. 13, n. 1, p. 71-84, 2007.

PORTO, Geciane et al. Subprojeto 3-Rotas tecnológicas e sistemas de inovação produto 03–Estrutura SASTec. Ribeirão Preto: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto. Universidade de São Paulo; FUNDACE–BNDES, 2012.

PORTO, Geciane; KANNEBLEY JR, Sérgio. Subprojeto 3--Rotas tecnológicas e sistemas de inovação produto 03--Estrutura SASTec. Ribeirão Preto: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, 2012.

PÓVOA, Luciano Martins Costa et al. Produção científica e tecnológica em Goiás e as bases para a formação de um sistema estadual de inovação. Belo Horizonte: UFMG/Cedeplar, 2005.

QUINTELLA, Cristina Maria et al. Prospecção tecnológica como uma ferramenta aplicada em ciência e tecnologia para se chegar à inovação. Revista Virtual de Química, v. 3, n. 5, p. 406-415, 2011.

SACARDO, Michele Silva. Estudo bibliométrico e epistemológico da produção científica em Educação Física na Região Centro-Oeste do Brasil. 2012.

TEIXEIRA, Anísio. Educação e universidade. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1998.

UFG, Jornal. Universidades são aliadas no enfrentamento ao novo coronavírus, 2020. Disponível em: <https://www.ufg.br/n/132237-universidades-sao-aliadas-no-enfrentamento-ao-novo-coronavirus>. Acesso em: 03 de março de 2021.

VAZ, Caroline Rodrigues; FAGUNDES, Alexandre Borges; PINHEIRO, Nilcéia A. Maciel. O surgimento da ciência, tecnologia e sociedade (CTS) na educação: uma revisão. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, 1., Curitiba, 2009. Anais. Curitiba, 2009.

Downloads

Publicado

2023-03-27

Como Citar

Lima, B. A. P. de, & Paulo, A. F. de. (2023). Rotas da produção científica das principais universidades do Estado de Goiás. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 16(1), 108–130. https://doi.org/10.26512/rici.v16.n1.2023.45315

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.