Uso de ontologia para recuperação da informação disponibilizada em vídeos por meio de indexação multimodal

Autores

  • Emilio Evaristo de Sousa Universidade de Brasília - UnB

Palavras-chave:

Indexação multimodal;, Ontologia;, Recuperação da informação

Resumo

Recuperar informação disponibilizada em vídeos longos pode ser uma experiência demorada. A recuperação da informação em vídeos apresenta alguns problemas, pois é realizada, principalmente, através das descrições textuais feitas pelos usuários. O objetivo desta pesquisa é promover, com maior índice de precisão (Cleverdon, 1962), a recuperação da informação disponibilizada em vídeos por meio da indexação multimodal e uso de ontologia. Foi desenvolvida uma ontologia de domínio, associada com uma indexação multimodal para avaliação da precisão em um sistema de recuperação da informação audiovisual. Observou-se nos experimentos um aumento significativo da precisão nas configurações que utilizaram a ontologia para recuperar informação audiovisual. A utilização de uma ontologia de domínio da Doutrina Espírita alinhada à indexação multimodal, em um sistema de recuperação de trechos de vídeos de palestras sobre esse tópico, permitiu melhorar a eficiência do mesmo em termos de precisão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emilio Evaristo de Sousa, Universidade de Brasília - UnB

Doutorando em Ciência da Informação - UnB. Possui graduação em Computação pela Universidade de Brasília (2008) e mestrado em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília (2011). Atualmente é educador social em informática do Governo do Distrito Federal e professor do Governo do Distrito Federal. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Arquitetura de Sistemas de Computação

Downloads

Como Citar

Sousa, E. E. de. (2015). Uso de ontologia para recuperação da informação disponibilizada em vídeos por meio de indexação multimodal. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 8(2), 293. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2150

Edição

Seção

Resumo de teses e dissertações