Tecnologias de apoio a Gestão do Conhecimento: uma abstração por conceito, taxonomia e tipologia

Autores

  • Fabio Correa Universidade FUMEC

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v11.n2.2018.8340

Palavras-chave:

conceitos tecnológicos, gestão do conhecimento, taxonomia de conceitos, tecnologia da informação

Resumo

No decorrer de 24 anos do desenvolvimento da gestão do conhecimento a tecnologia da informação fora tratada como um dos seus pilares. Diversas menções relacionadas a ferramentas tecnológicas são identificadas na literatura, no entanto a visualização destas é difusa em detrimento aos avanços tecnológicos e tratativas relacionadas a manipulação do conhecimento. Neste âmbito, este estudo tem por objetivo propor uma visão dos conceitos tecnológicos que apoiam a gestão do conhecimento, organizados em níveis, de forma a permitir a navegação cognitiva sobre tais elementos. Metodologicamente, este estudo imprime abordagem qualitativa nas análises e se classifica pela natureza exploratória descritiva, por prover organização dos elementos explorando e descrevendo as relações identificadas. Por resultado tem-se, a luz da literatura científica, a organização de 28 conceitos de ferramentas tecnológicas agrupados em nove taxonomias, sendo estas situadas em oito tipologias de softwares. Acredita-se que este estudo venha a fundamentar a percepção da infindável relevância da tecnologia para a gestão do conhecimento, bem como contribuir com uma consolidação ampliada das ferramentas tecnológicas de apoio a este campo de estudo, por meio de uma visualização em níveis de conceitos, taxonomias e tipologias, permitindo a inserção de novas tecnologias de forma a visar a manutenibilidade da classificação proposta.

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Biografia do Autor

Fabio Correa, Universidade FUMEC

Doutorando em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento, Belo Horizonte, MG, Brasil.

 

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Publicado

2018-05-28

Como Citar

Correa, F. (2018). Tecnologias de apoio a Gestão do Conhecimento: uma abstração por conceito, taxonomia e tipologia. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 11(2), 498–522. https://doi.org/10.26512/rici.v11.n2.2018.8340

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