Significado das tecnologias digitais para os idosos através do interacionismo simbólico

Autores

  • Patricia Hernández Salazar Universidad Nacional Autónoma de México, Instituto de Investigaciones Bibliotecológicas y de la Información, Ciudad de México, México https://orcid.org/0000-0002-4438-4750

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v18.n3.2025.59366

Palavras-chave:

Idosos, Tecnologias digitais, Significados, Interacionismo simbólico

Resumo

A relação entre os idosos e as tecnologias digitais é um tema que tem sido recentemente abordado por diversos autores. As abordagens variaram desde a intenção de determinar se fazem uso delas ou não, as razões que explicam ambas as decisões, o tipo de recursos e ferramentas que utilizam, os benefícios que lhes proporcionam, a atitude frente a tais tecnologias, até a identificação das barreiras que enfrentam. Entretanto, entre os fenômenos examinados não se inclui a análise do significado que lhes atribuem, nem se esse significado influencia seus modos de aproximação. O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de um estudo realizado para identificar os significados que esse grupo etário confere a essas tecnologias. Os elementos considerados para delimitá-los foram as ideias, sensações e imagens que emergem quando se deparam ou recorrem (por necessidade ou prazer) a dispositivos, aplicativos, serviços e ferramentas digitais, assim como a implicação que exerce (ou não) a interação e o intercâmbio de opiniões com outros indivíduos em seus comportamentos e ações no ambiente digital. Método. O estudo foi de natureza qualitativa. O método empregado foi o interacionismo simbólico, cujas premissas são: a) os seres humanos atribuem significados às coisas; b) os sentidos ou significados são criados, geridos e modificados por meio de um processo de interpretação em dois níveis — inicialmente individual e, posteriormente, social — mediante ações compartilhadas, isto é, os sujeitos interagem e trocam significados e símbolos; c) a partir deles, atuam sobre as coisas. Foi realizada uma entrevista em profundidade, com perguntas norteadoras que permitiram aos participantes responder de maneira ampla e reflexiva. Resultados. As ideias foram agrupadas em três aspectos: seu caráter físico, sua natureza intangível e seu impacto nas atividades cotidianas. No que se refere às sensações e imagens, estas se mostraram ambivalentes, incluindo sentimentos tanto positivos quanto negativos. Os participantes expressaram termos como: assombro, emoção, frustração, sensação de inutilidade, dependência das tecnologias e de outras pessoas para utilizá-las, e preocupação, entre outros. No que concerne à interação com os outros, esta, de fato, influencia sua aproximação e uso das tecnologias digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Hernández Salazar, Universidad Nacional Autónoma de México, Instituto de Investigaciones Bibliotecológicas y de la Información, Ciudad de México, México

PhD Information Science. Researcher at National Autonomous University of Mexico.

Referências

BLUMER, Herbert. Symbolic Interactionism Perspective and Method. Berkeley: University of California Press, 1969. 208 p.

EBARDO, Ryan A.; SUAREZ, Merlin Teodosia C. Older adults and online communities: recent findings, gaps and opportunities. International Journal Web Based Communities, v. 17, n. 3, p. 200-216, 2021.

GADEA, Carlos A. El interaccionismo simbólico y sus vínculos con los estudios sobre cultura y poder en la contemporaneidad. Sociológica, v. 33, n. 95, p. 39-64, 2019.

GONZÁLEZ GARCÍA, Erika; MARTÍNEZ HEREDIA, Nazaret. Personas mayores y TIC: oportunidades para estar conectadas. RES, Revista de Educación Social, v. 24, p. 1129-1141, 2017.

HERNÁNDEZ SALAZAR, Patricia. Participación de personas adultas mayores en comunidades virtuales: estado del arte. En: MERCADO, Alejandro. Comunidades virtuales en las industrias culturales de Norteamérica. México: Universidad Nacional Autónoma de México, Centro de Investigaciones sobre América del Norte, 2024. p. 331-354.

JAEGER, Paul T.; XIE, Bo. Developing Online Community Accessibility Guidelines for Persons with Disabilities and Older Adults. Journal of Disability Policy Studies, v. 20, n. 1, p. 55-63, 2009.

MENÉNDEZ ÁLVAREZ-DARDET, Susana; LORENCE LARA, Bárbara; PÉREZ-PADILLA, Javier. Older adults and ICT adoption: Analysis of the use and attitudes toward computers in elderly Spanish people. Computers in Human Behavior, v. 110, 2020. Disponible en: https://doi.org/10.1016/j.chb.2020.106377. Consultado el: 25 de agosto del 2024.

OLPHERT, C. Wendy.; DAMODARAN, Leela.; MAY, A.J. Towards digital inclusion – engaging older people in the ‘digital world. En: Accessible Design in the Digital World Conference, 2005. Disponible en: https://www.researchgate.net/publication/228623727_Towards_digital_inclusion-engaging_older_people_in_the_'digital_world'. Consultado el 23 de mayo del 2024.

SIREN, Anu; GRØNBORG KNUDSEN, Sine. Older Adults and Emerging Digital Service Delivery: A Mixed Methods Study on Information and Communications Technology Use, Skills, and Attitudes. Journal of Aging and Social Policy, v. 29, n. 1, p. 35-50, 2017. Disponible en: https://doi.org/10.1080/08959420.2016.1187036. Consultado el: 15 de enero del 2024.

Downloads

Publicado

2025-11-26

Como Citar

Hernández Salazar, P. (2025). Significado das tecnologias digitais para os idosos através do interacionismo simbólico . Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 18(3), 660–673. https://doi.org/10.26512/rici.v18.n3.2025.59366

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.