Comportamento informativo de idosos
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v12.n2.2019.21781Palavras-chave:
Comportamento informacional. idosos. abordagem cognitiva. estudo de usuários. perspectiva qualitativa.Resumo
O objetivo deste artigo é descrever o projeto: antecedentes, questões de pesquisa, objetivos, referencial teórico, e método, técnica e instrumentos de medida. A pesquisa é focada a partir de uma abordagem cognitiva de tipo qualitativa, a intenção é se aproximar aos adultos idosos para examinar suas atividades e emoções, a partir deles e com eles. O modelo teórico que será seguido é o desenvolvido por T.D. Wilson, Modelo de comportamento informativo (2000), que integra as fases pelas quais um sujeito passa para resolver um problema de informação: delimitação de necessidades de informação, comportamento na busca e processamento e uso. O métodos e técnica qualitativo são: observação direta, grupo focal, e entrevista em profundidade. Os resultados esperados são: entender o comportamento informacional dos idosos; propor serviços de informação; e influir nas políticas públicas para contribuir ao melhoramento da idosos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Notas de direitos autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License 4.0, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: distribuir em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.