Projeto e validação do questionário de autodiagnóstico sobre competências digitais para grupos vulneráveis (ACOMDIG).
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v17.n1.2024.53196Palavras-chave:
Literacia digital, Aprendizagem em linha., Mulheres migrantesResumo
A avaliação das competências digitais envolve qualquer processo para determinar o grau de aptidão que uma pessoa possui com relação ao uso da tecnologia digital, bem como sua capacidade de aplicar eficientemente esse conhecimento em diferentes contextos da vida. Com a revolução digital, os desafios tecnológicos podem evidenciar lacunas e dificuldades que agravam as desigualdades e os problemas sociais, principalmente em grupos vulneráveis. O objetivo deste estudo é elaborar e validar um questionário de autodiagnóstico baseado no nível de competências digitais de mulheres migrantes, de acordo com o European Digital Competences for Citizenship Framework (DigComp). Quanto ao método, foi aplicado um projeto misto, usando uma abordagem quantitativa com uma análise descritiva do conteúdo e uma medição da estrutura fatorial do instrumento, e uma abordagem qualitativa por meio de um refinamento do questionário, levando em conta as observações feitas em uma discussão de grupo focal. Como resultado, o instrumento apresentou propriedades psicométricas adequadas para coletar informações válidas e confiáveis. Para concluir, é apresentada a versão final do questionário, intitulada Autopercepção do nível de desempenho em Competências Digitais (ACOMDIG).
Downloads
Referências
Agencia Digital de Andalucía. Consejería de Presidencia, Interior, Diálogo Social y Simplificación Administrativa. Autodiagnóstico de competencias digitales. Disponible en: https://acortar.link/CqBotX. Acceso en: 10 ene. 2024.
ALL DIGITAL AISBL. Mydigiskills. Disponible en: https://mydigiskills.eu/es/index.php. Acceso en: 10 ene. 2024.
Ali, A.; Raza, A. A.; Qazi, I. A. Validated digital literacy measures for populations with low levels of internet experiences. Development Engineering, v. 8, p. 100-107, 2023. Disponible en: https://doi.org/10.1016/j.deveng.2023.100107. Acceso en: 10 ene. 2024.
Bartolomé, J.; Garaizar, P. Design and Validation of a Novel Tool to Assess Citizens’ Netiquette and Information and Data Literacy Using Interactive Simulations. Sustainability, v. 14, n. 6, p. 3392,2022. Disponible en: https://doi.org/10.3390/su14063392. Acceso en: 10 ene. 2024.
Cea D’ Ancona, M. A. Metodología cuantitativa: estrategias y técnicas de investigación social. Madrid: Síntesis, 1996. p.416.
Comisión Europea. Proposal for a regulation of the European Parliament and of the Council establishing a recovery and resilience facility, 2020. Disponible en: https://eur-lex.europa.eu/legal-content/EN/TXT/PDF/?uri=CELEX:52020PC0408. Acceso en: 10 ene. 2024.
Comrey, A. L. A first course in factor analysis. New York, NY: Academic Press, 1973.
Corral, Y. Validez y confiabilidad de los instrumentos de investigación para la recolección de datos. Revista Ciencias de la Educación, v. 19, n. 33, p. 228-247, 2009. Disponible en: http://servicio.bc.uc.edu.ve/educacion/revista/n33/art12.pdf. Acceso en: 10 ene. 2024.
European Anti-Poverty Network [EAPN]. El estado de la pobreza: seguimiento de los indicadores de la agenda UE 2030, 2022. Disponible en: https://acortar.link/4Y3rZu. Acceso en: 10 ene. 2024.
European Anti-Poverty Network [EAPN]. El estado de la pobreza 2023: primer avance de resultados abril 2023, 2023. Disponible en: https://acortar.link/bTGofQ. Acceso en: 10 ene. 2024.
Fundación Foessa. Análisis y perspectivas 2021. Sociedad expulsada y derecho a ingresos, 2021. Disponible en: https://acortar.link/APyENM. Acceso en: 10 ene. 2024.
García-Valcárcel, A.; Casillas, S.; Basilotta, V. M. Validation of an Indicator Model (INCODIES) for Assessing Student Digital Competence in Basic Education. Journal of New Approaches in Educational Research, v. 19, n. 1, p. 110-125, 2020. Disponible en: https://doi.org/10.7821/naer.2020.1.459. Acceso en: 10 ene. 2024.
George, D.; Mallery, P. SPSS for Windows Step by Step: a Simple Guide and Reference. 11.0 Updte (4.ª Ed.). Boston: Allyn & Bacon, 2003, p. 386.
Gobierno de España. Plan nacional de competencias digitales, 2021. Disponible en: https://lc.cx/AEgrXY. Acceso en: 10 ene. 2024.
Gobierno de España. Pacto por la Generación D. Cuestionario de autodiagnóstico de competencias digitales. Disponible en: https://generaciond.gob.es/cuestionario-autodiagnostico. Acceso en: 10 ene. 2024.
Gobierno Vasco. Test Ikanos de competencias digitales, 2019. Disponible en: https://test.ikanos.eus/. Acceso en: 10 ene. 2024.
Godaert, E.; Aesaert, K.; Voogt, J.; Van Braak, J. Assessment of students’ digital competences in primary school: a systematic review. Education and Information Technologies, v. 27, p. 9953–10011, 2022. Disponible en: https://doi.org/10.1007/s10639-022-11020-9. Acceso en: 10 ene. 2024.
González-Blanco, M.; Olveira-Olveira, M. E.; Longueira-Matos, S. Migración, competencia digital y retos educativos. Revista Internacional de Comunicación y Desarrollo (RICD), v. 4, n. 17, 2022. Disponible en: https://revistas.usc.gal/index.php/ricd/article/view/8756. Acceso en: 10 ene. 2024.
Guerrero-Romera, C.; Vera-Bacete, M.; Sales-Salvador, D.; Gómez-Hernández, J. A. Design of learning content on basic digital skills for migrant women in the Region of Murcia, Spain. Informatio. Revista del Instituto de Información de la Facultad de Información y Comunicación, v. 28, n. 2, p. 133-157, 2023. Disponible en: https://doi.org/10.35643/info.28.2.6. Acceso en: 10 ene. 2024.
Guerrero-Romera, C., Sales-Salvador, D., Gómez-Hernández, J. A., Merlo-Vega, J. A., Vera-Baceta, M. A., Cuevas-Cerveró, A.; Medina, E. Digital literacy for migrant women. «Más que Emplea» Project. In Proceedings - 13th International Conference on Virtual Campus, JICV 2023. Porto, Portugal: IEEE.
Gutiérrez-Castillo, J .J.; Cabero-Almenara, J.; Estrada-Vidal, L. I. Diseño y validación de un instrumento de evaluación de la competencia digital del estudiante universitario. Revista Espacios, v. 38, n. 10, p. 16-43, 2017. Disponible en: https://www.revistaespacios.com/a17v38n10/a17v38n10p16.pdf. Acceso en: 10 ene. 2024.
Hernández, R.; Fernández-Collado, C.; Baptista, P. Metodología de la investigación (4ª Ed). México: McGraw-Hill, 2006, p. 851.
Kaiser, H. F. An index of factorial simplicity. Psychometrika, v. 39, n. 1, p. 31-36, 1974. Disponible en: https://doi.org/10.1007/BF02291575. Acceso en: 10 ene. 2024.
McMillan, J. H.; Schumacher, S. Investigación educativa. 5ª Ed. Madrid: Pearson Educación, 2005, p. 656.
Mamaqi, X.; Marta-Lazo, C. La Brecha Digital entre las competencias digitales y empleabilidad en los colectivos vulnerables: ¿qué competencias medir y cómo evaluarlas? En: Ruiz-Alba, N.; Oliveira, J. S. D. (ed.). Nuevas fórmulas del ejercicio periodístico. Sevilla: Egregius, 2020, p. 141-166. Disponible en: https://idus.us.es/handle/11441/100859. Acceso en: 10 ene. 2024.
Mattar, J.; Ramos, D. K.; Lucas, M. DigComp-Based Digital competence Assessment Tools: Literature Review and Instrument Analysis. Education and Information Technologies, v. 27, p. 10843-10867, 2022. Disponible en: http://dx.doi.org/10.1007/s10639-022-11034-3. Acceso en: 10 ene. 2024.
Nunnally, J. C.; Bernstein, I. H. Psychometric Theory. 3ª Ed. New York: McGraw-Hill, 1994.
Observatorio Nacional de Tecnología y Sociedad. Competencias digitales de los internautas. Análisis de datos INE 2020, 2021. Disponible en: https://acortar.link/8Hn8SB. Acceso en: 10 ene. 2024.
Pérez-Escoda, A.; rodríguez-Conde, M. J. Evaluación de las competencias digitales auto percibidas del profesorado de educación primaria en Castilla y León. Revista de Investigación Educativa, v. 34, n. 2, p. 399-415, 2016. Disponible en: http://dx.doi.org/10.6018/rie.34.2.215121. Acceso en: 10 ene. 2024.
Rains, S. A.; TsetsI, E. Social support and digital inequality: Does Internet use magnify or mitigate traditional inequities in support availability? Communication Monographs, v. 84, n. 1, p. 54-74, 2017. Disponible en: https://acortar.link/Ed1fLR. Acceso en: 10 ene. 2024.
Silva-Quiroz, J.-E.; Abricot-Marchant, N.; Aranda-Faúndez, G.; Rioseco-País, M. Diseño y validación de un instrumento para evaluar competencias digitales en estudiantes de primer año de las carreras de educación de tres universidades públicas de Chile. Edutec. Revista Electrónica de Tecnología Educativa, v. 79, p. 319-335, 2022. Disponible en: https://doi.org/10.21556/edutec.2022.79.2333. Acceso en: 10 ene. 2024.
Stiller, J.; Trkulja, V. Assessing digital skills of refugee migrants during job orientation in Germany. In: TRANSFORMING DIGITAL WORLDS: 13TH INTERNATIONAL CONFERENCE, ICONFERENCE 2018, UK, Proceedings 13, Springer International Publishing, 2018, p. 527-536. Disponible en: https://doi.org/10.1007/978-3-319-78105-1_58. Acceso en: 10 ene. 2024.
UNESCO. Informe de seguimiento de la educación en el mundo, 2019: Migración, desplazamiento y educación: Construyendo puentes, no muros, 2019. Disponible en: https://doi.org/10.54676/IWWM5074. Acceso en: 10 ene. 2024.
Unión Europea. Europass. Test your digital skills. Disponible en: https://europa.eu/europass/digitalskills/screen/home. Acceso en: 10 ene. 2024.
VAN DEURSEN, A. J.; VAN DIJK, J. A. Improving digital skills for the use of online public information and services. Government information quarterly, v.26, n.2, p.333-340, 2009. Disponible en: https://doi.org/10.1016/j.giq.2008.11.002. Acceso en: 10 ene. 2024.
Vera-Baceta, M. A.; Gómez-Hernández, J. A. ‘Espacios de ciudadanía digital’ en las bibliotecas públicas: una propuesta para su integración en el marco del Plan nacional de competencias digitales. Anuario ThinkEPI, v. 15, p. e15b02, 2021. Disponible en: https://doi.org/10.3145/thinkepi.2021.e15b02. Acceso en: 10 ene. 2024.
Vera-Baceta, M. A.; Navarro, G.; Gómez-Hernández, J. A. Riesgos de la aceleración digital: una mirada desde el Marco DIGCOMP2.2 y los derechos digitales de la ciudadanía. Anuario ThinkEPI, v. 16, p. e16a19, 2022. Disponible en: https://doi.org/10.3145/thinkepi.2022.e16a19. Acceso en: 10 ene. 2024.
VuorikarI, R.; Kluzer, S.; Punie, Y. DigComp 2.2. The Digital Competence Framework for Citizens. European Comission, 2022. Disponible en: https://joint-research-centre.ec.europa.eu/digcomp_en. Acceso en: 10 ene. 2024.
Wild, S.; Schulze, L. Re-evaluation of the D21-digital-index assessment instrument for measuring higher-level digital competences. Studies in Educational Evaluation, v. 68, n. 1, p. 100981, 2021. Disponible en: https://doi.org/10.1016/j.stueduc.2021.100981. Acceso en: 10 ene. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Alejandro López-García, Catalina Guerrero-Romera, María Victoria Zaragoza Vidal, Miguel Ángel Vera-Baceta
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Notas de direitos autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License 4.0, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: distribuir em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.