Objetos de aprendizagem organizados com base no padrão LOM-IEEE adaptado a uma ontologia operacional de domínio na web semântica
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v16.n1.2023.47618Palavras-chave:
Educação a distância, Representação do conhecimento, Repositórios de objetos de aprendizagem, Modelo de design, Recursos Educacionais AbertosResumo
A Educação a Distância, aumentou a oferta de Objetos de Aprendizagem (OAs) geralmente disponibilizados em repositórios sem interoperabilidade, o que gera redundância de conteúdo elevando o custo de criação e manutenção, contrariando sua principal característica, que é a reusabilidade. Este trabalho propõe criar uma ontologia operacional de domínio para auxiliar a organização de OAs no contexto da Web semântica. Com abordagem qualitativa e natureza aplicada, foram executadas as seguintes etapas: (1) a escolha do padrão LOM-IEE a partir de investigação na área; (2) escolha do repositório ARCA e compatibilização de metadados com o padrão para alguns OAs do repositório; (3) elaboração de um modelo de design para a ontologia operacional de domínio do padrão LOM-IEEE; (4) implementação da ontologia operacional de domínio, bem como a incorporação dos dados de alguns OAs. Por se tratar de uma pesquisa ainda em andamento, ainda serão investigadas propriedades e indivíduos equivalentes para a interoperabilidade das camadas estrutural e semântica. Também será realizado um mapeamento entre a ontologia e os dados para criação de uma base RDF e, finalmente, consultas SPARQL interoperáveis como prova de conceito.
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