Digitalização: meta urgente para as bibliotecas
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v15.n1.2022.41976Palavras-chave:
Covid-19, Digitalização, Acesso à informação, Biblioteca digitalResumo
O editorial comenta que a pandemia da covid-19 afetou enormemente as bibliotecas e, muitas delas, foram pegas pelo contra-pé, isto é, tiveram que fechar as suas portas e deixaram os seus usuários desamparados. Portanto, a digitalização e a criação de biblioteca digital, não representam o futuro das bibliotecas, mas o presente. A biblioteca precisa digitalizar seus materiais antigos para economizar espaço e a capacidade de iniciar um projeto de gestão de acervos digitais está se tornando uma habilidade essencial para o bibliotecário de hoje. Além disso, são comentados os artigos incluídos no primeiro número de 2022 da Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação.
Downloads
Referências
CLOUGH, Ryan. Digitization in an Emergency: Fair Use/Fair Dealing and How Libraries Are Adapting to the Pandemic. ACRL Blog, April 1, 2020. Disponível em: URL: www.arl.org/blog/digitization-in-an-emergency-fair-use-fair-dealing-and-how-libraries-are-adapting-to-the-pandemic Acesso em: 31 jan. 2022.
CUNHA, M. B. da. O fechamento das bibliotecas e a urgência do acesso livre aos livros eletrônicos. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, Brasília, v. 14, n. 1, p. 1–7, 2021. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/35969 Acesso em: 2 fev. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Murilo Bastos da Cunha
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Notas de direitos autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License 4.0, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: distribuir em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.