Apropriação e uso de tecnologias intelectuais: intervenção em uma comunidade popular urbana

Autores

  • Isa Maria Freire UFPB
  • Maria Giovanna Guedes Farias UFBA

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v6.n2.2013.1779

Palavras-chave:

mediação da informação, inclusão social, comunidades, competência em informação

Resumo

Apresenta reflexão sobre pesquisa de doutorado em andamento, que está sendo realizada no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia (PPGCI/UFBA). A fundamentação teórica está alicerçada na mediação da informação, tendo como objetivo desenvolver competência informacional nos moradores da Comunidade objeto de estudo. Essas competências serão implementadas mediante treinamentos em parceria com o Laboratório de Tecnologias Intelectuais ”“ LTi do Departamento de Ciência da Informação juntamente com o Departamento de Informática da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) com o PPGCI/UFBA. Adota-se a metodologia da pesquisa-ação, de modo a promover a rede de cooperação necessária como suporte para elaboração de um modelo de mediação, apropriação e uso de tecnologias intelectuais, passível de ser aplicado em outras comunidades. A investigação recorre ao auxílio da observação participante, visando acompanhar a realidade no campo de pesquisa, fazendo uso do diário de campo. O propósito do projeto é construir uma rede de cooperação para transformar realidades e ultrapassar fronteiras, promovendo informação e conhecimento para quem deles necessita.

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Biografia do Autor

Isa Maria Freire, UFPB

Professora doutora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba.

Maria Giovanna Guedes Farias, UFBA

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia. Mestre em Ciência da Informação pelo PPGCI/UFPB. Jornalista.

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Como Citar

Freire, I. M., & Farias, M. G. G. (2013). Apropriação e uso de tecnologias intelectuais: intervenção em uma comunidade popular urbana. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 6(2), 1–16. https://doi.org/10.26512/rici.v6.n2.2013.1779

Edição

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