Projetos de Ciência Cidadã em Acesso Aberto: uma (não) realidade em Portugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v15.n2.2022.40436

Palavras-chave:

Ciência Aberta, Ciência Cidadã, Portugal, Participação cidadã, Comunidades locais, Dados Abertos

Resumo

A Ciência Cidadã, enquanto princípio subjacente à Ciência Aberta, pressupõe o envolvimento dos cidadãos e da sociedade na utilização, no escrutínio e na produção de ciência, e caracteriza-se pela participação de amadores ou não-cientistas na construção do conhecimento científico, potenciada pela crescente utilização de tecnologias de informação e comunicação e redes sociais. Os dados recolhidos e os metadados resultantes destes projetos são naturalmente disponibilizados publicamente e publicados em acesso aberto. A partir da informação recolhida em diferentes plataformas da Internet foram identificados projetos em Portugal, nas áreas das Ciências Sociais e Humanas e das Ciências Naturais, que se desenvolvem de acordo com o espírito colaborativo e de envolvimento das comunidades locais e dos cidadãos em geral. O objetivo, para além da identificação dos referidos projetos, é analisar, do ponto de vista quantitativo, as práticas de Acesso Aberto, nomeadamente, a disponibilização e publicação de conteúdos em acesso aberto, dados de investigação abertos (acesso e reutilização), existência de repositórios digitais, gestão de dados e participação em projetos internacionais. Conclui-se que são escassos os projetos verdadeiramente de Ciência Cidadã, embora a colaboração das comunidades e dos cidadãos na construção colaborativa do conhecimento seja crescente, e ainda mais raros aqueles que disponibilizam dados em acesso aberto, para posterior reutilização. 

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Biografia do Autor

Luísa Alvim, Universidade de Évora, CIDEHUS, Évora, Portugal

Doutora em Ciências da Informação e Documentação pela Universidade de Évora (2016) com a investigação intitulada A Missão Social da Biblioteca Pública: uma visão das bibliotecas públicas portuguesas a partir do Facebook. Mestre em Ciência da Informação (2011). Pós-graduada em Ciências Documentais (1992). Licenciada em Filosofia (1985). Investigadora do CIDEHUS - Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora.

Ana Margarida Dias da Silva, Universidade de Coimbra, Faculdade de Letras, Coimbra, Portugal

Ana Margarida Dias da Silva, arquivista desde 2004, tem trabalhado em arquivos públicos e privados. É técnica superior no Arquivo do Departamento das Ciências da Vida da Universidade de Coimbra. Aluna do doutoramento em Ciência da Informação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, mestre em Ciência da Informação e Documentação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (2013) e mestre em História Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (2014). A sua dissertação de mestrado O uso da Internet e da Web 2.0 na difusão e acesso à informação arquivística: o caso dos arquivos municipais portugueses venceu o 1º Prémio Olga Gallego de Investigación en Archivos (2015).

Principais áreas de interesse e investigação: Ciência da Informação; Arquivística; Organização e Representação da Informação; Comunicação da Informação; Instituições de Memória; Crowdsourcing; Ciência Cidadã; Arquivos pessoais e familiares; História Social; História religiosa.

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Publicado

2022-08-22

Como Citar

Alvim, L., & Silva, A. M. D. da. (2022). Projetos de Ciência Cidadã em Acesso Aberto: uma (não) realidade em Portugal. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 15(2), 572–591. https://doi.org/10.26512/rici.v15.n2.2022.40436