Metodologias ativas de ensino aprendizagem a serviço da informação:
as bibliotecas universitárias como espaço de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v15.n1.2022.36636Palavras-chave:
Biblioteca universitária, Espaço de aprendizagem, Metodologia ativaResumo
Considerando a Biblioteca Universitária como um espaço de aprendizagem e que o bibliotecário deve acompanhar os processos de ensino e aprendizagem e a sua aplicabilidade nos serviços de referência, ou seja, no desenvolvimento da Competência em Informação como parte integrante do ambiente pedagógico, o presente artigo tem como objetivo estudar a respeito da relevância que a Biblioteca Universitária desempenha no papel de mediadora do processo de ensino aprendizagem na educação superior. Busca-se compreender o papel do bibliotecário no contexto do processo de aprendizagem e do seu papel pedagógico na oferta de programas de Competência em Informação, por isso, trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico e descritivo, com abordagem qualitativa. A partir da análise bibliográfica pode-se concluir que os profissionais bibliotecários precisam desenvolver competências pedagógicas para a aplicabilidade das metodologias ativas de ensino e aprendizagem, em seus programas de competência em informação alinhados as propostas educacionais ofertadas nas salas de aulas das IES, de forma eficiente e buscando aperfeiçoar seu perfil, sempre de acordo com as mudanças que vêm ocorrendo na oferta da educação. O artigo também traz exemplos de metodologias ativas, bem como possíveis meios de aplicabilidade em atividades ofertadas pela BU’s, além de sugestões de publicações para aprofundamento no estudo de cada uma delas.
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