Alfabetização midiática e informacional na Suécia: a chave da democracia e o papel do bibliotecário como mediador
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v14.n2.2021.36503Palavras-chave:
Biblioteca escolar, Bibliotecário, Alfabetização em informação, Competências digitaisResumo
As bibliotecas das escolas de ensino médio desempenham um papel muito importante no apoio à aprendizagem dos alunos. Além do propósito óbvio de ajudar os alunos com suas habilidades de leitura e escrita, as bibliotecas escolares do ensino médio são parte fundamental para o desenvolvimento de habilidades digitais tanto para alunos quanto professores. Como tal, a alfabetização midiática está se tornando cada vez mais necessária na sociedade atual. O objetivo deste artigo é analisar o papel do bibliotecário em um contexto social e democrático junto a alfabetização midiática e informacional dos jovens de ensino médio na Suécia. Este estudo é qualitativo e os dados empíricos foram coletados por meio de análise de documentos, observação e entrevistas com três bibliotecários de escolas de ensino médio na Suécia. Os resultados desta pesquisa concluem que embora haja um longo caminho a percorrer e que exige um esforço contínuo a fim de melhorar e ampliar a colaboração com todos os professores, esses bibliotecários conseguiram desenvolver um modelo pedagógico com conteudos estruturados especificamente para trabalhar com a alfabetização midiática e informacional de maneira eficaz. O governo sueco e os órgãos educacionais têm permitido o desenvolvimento de projetos, leis e iniciativas de apoio a bibliotecários e professores com o objetivo de elevar as competências e habilidades necessárias para que os jovens possam cumprir com seu papel de cidadãos em uma sociedade democrática.
Downloads
Referências
BOCCIOLESI, E. eBook, re-mediación y e-literacy. Evolución y desarrollo del libro, electrónico en una perspectiva digital. Álabe, Almería, n. 9, ene./jun. 2014. Disponible en: http://revistaalabe.com/index/alabe/article/view/190 Acceso en: 10 jan. 2020.
CARLSSON, U. Medie- och informationskunnighet (MIK) i den digitala tidsåldern. In: CARLSSON, U (red.). Demokratifråga: Kartläggning, analyser, reflektioner. Göteborg: Nordicom, 2018. Disponible en: https://www.nordicom.gu.se/sites/default/files/publikationer-hela-pdf/medie-_och_informationskunnighet_mik_i_den_digitala_tidsaldern_.pdf Acceso en: 10 jan. 2020.
CUERVO, S. Intervención para el desarrollo de la competencia mediática y la decodificación de valores en adolescentes. 2017. Tesis (Doctorado em Psicodidática) - Universidad del País Vasco-Euskal Herriko Unibertsitatea, San Sebastian, 2017. Disponible en: https://core.ac.uk/download/pdf/132350916.pdf Acceso en: 18 Jan. 2020.
DIK. Här är årets Skolbibliotek i världsklass. 2020. Disponible en: https://dik.se/om-oss/pressrum/pressmeddelanden/har-ar-arets-skolbibliotek-i-varldsklass-2020 Acceso en: 18 jan. 2020.
HANSSON, B.; LYNGFELT, A. (red.). Pedagogiskt arbete i teori och praktik: om bibliotekens roll för studenters och doktoranders lärande. Lund: Btj, 2009.
HELL, M. Skolbiblioteksutveckling: Skolutveckling. Lund: Btj, 2011.
RECIO, J. C.; VIGIL, J. M.; ZALDUA, M. La enorme mentira y la gran verdad de la información en tiempos de la postverdad. Scire: Representación Y Organización Del Conocimiento, Zaragoza, v. 23, n. 2, p. 13-23, 2017. Disponible en: https://www.ibersid.eu/ojs/index.php/scire/article/view/4446 Acceso en: 10 jan. 2020.
SVERIGE. Regeringskansliet. Stärkta skolbibliotek och läromedel: Dir. 2019:91. Stockholm, 2019. Disponible en: https://www.regeringen.se/rattsliga-dokument/kommittedirektiv/2019/11/dir.-201991/ Acceso en: 15 Jan. 2020.
SVERIGE. Utbildningsdepartementet. Skollagen (2010:800). Sverige, 2010. Disponible en: https://www.riksdagen.se/sv/dokument-lagar/dokument/svensk-forfattningssamling/skollag-2010800_sfs-2010-800 Acceso en: 15 jan. 2020.
SKOLVERKET. Läroplan, examensmål och gymnasiegemensamma ämnen för gymnasieskola Stockholm. 2011. Disponible en: https://www.skolverket.se/undervisning/gymnasieskolan/laroplan-program-och-amnen-i-gymnasieskolan/laroplan-gy11-for-gymnasieskolan Acceso en: 15 jan. 2020.
STATENS MEDIERÃ…D. Nu går startskottet för MIK-rummet!. Sverige: Cision, 2014. Disponible en: http://news.cision.com/se/statens-medierad/r/nu-gar-startskottet-for-mik-rummet-,c9535679 Acceso en: 10 jan. 2020.
UNITED NATIONS EDUCATIONAL, SCIENTIFIC AND CULTURAL ORGANIZATION (UNESCO). Alfabetización mediática e informacional. Paris, 2011. Disponible en: http://www.unesco.org/new/es/communication-and-information/media-development/media-literacy/mil-as-composite-concept/ Acceso en: 13 jan. 2020.
UNITED NATIONS EDUCATIONAL, SCIENTIFIC AND CULTURAL (UNESCO). Programa de formación en alfabetización mediática e informacional destinado a los docentes. Paris, [2011]. Disponible en: http://www.unesco.org/new/fileadmin/MULTIMEDIA/HQ/CI/CI/pdf/media_and_information_literacy_curriculum_for_teachers_es.pdf Acceso en: 13 jan. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Andrea da Silva
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Notas de direitos autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License 4.0, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: distribuir em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.