Aaron Swartz: bandido ou herói do acesso aberto?
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v13.n2.2020.31711Palavras-chave:
acesso aberto. Covid-19. Aaron Swartz. Comunicação científica.Resumo
O editorial analisa o papel de Aaron Swartz, um ativista e inovador tecnológico, pelo download de milhões de artigos de periódicos do banco de dados JSTOR. O JSTOR retirou a queixa contra Swartz depois que ele devolveu os arquivos digitais dos artigos. Entretanto, o processo não parou por aí, pois o judiciário decidiu que o acusado deveria, mesmo assim, responder pelos seus atos no tribunal. É possível que esse julgamento tenha provocado o suicídio do jovem de 26 anos. Na época atual, em meio à terrível pandemia da covid-19, o acesso rápido e universal à informação científica fica prejudicado pela legislação vigente dos direitos autorais. Para vencer o coronavírus é vital que mais pesquisas e dados sejam disponibilizados ao público. Pode-se afirmar, que, depois do covid-19, nada será igual como antes. A comunicação científica também passará por reformas e, paulatinamente, o jovem ativista será considerado um herói do acesso aberto! Além disso, são comentados os artigos incluídos no segundo número de 2020 da Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação.
Downloads
Referências
BANCALEIRO, Cláudia. MIT investiga responsabilidade na morte de Aaron Swartz. Público, Lisboa, 13 janeiro 2013. Disponível em: https://www.publico.pt/2013/01/14/tecnologia/noticia/mit-investiga-responsabilidade-na-morte-de-aaron-swartz-1580668 Acessado em: 20 de abril de 2020.
CUNHA, Murilo Bastos da. O ativista que exagerou nos downloads. A Informação, 20 de julho de 2011. Disponível em: http://a-informacao.blogspot.com/search/label/biblioteca%20digital Acesso em: 31 de março de 2020.
JASCHIK, Scott. Unusual_indictment_for_alleged_theft_of_JSTOR_journal_articles. Inside Higher Education, July 20, 2011. Disponível em: http://www.insidehighered.com/layout/set/print/news/2011/07/20/unusual_indictment_for_alleged_theft_of_jstor_journal_articles Acesso em: 20 jul. 2011.
MATTHEWS, David . Coronavirus article free access ‘doesn’t go far enough’. The Higher Education, April 14, 2020. Disponível em: https://www.timeshighereducation.com/news/coronavirus-article-free-access-doesnt-go-far-enough Acessado em: 25 abril de 2020.
SWARTZ, Aaron. Guerrilla Open Acess Manifesto. Disponível em: https://archive.org/details/GuerillaOpenAccessManifesto/mode/2up Acessado em: 20 de abril de 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Notas de direitos autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License 4.0, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: distribuir em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.