A informação e o entorno digital: competências e habilidades do profissional da informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v13.n1.2020.29558

Palavras-chave:

entorno digital. competência digital. habilidades digitais. profissional da informação. inovação. transformação digital.

Resumo

Inovação, ciência e tecnologia são conceitos presentes em todas as áreas do conhecimento e do processo produtivo global. A inovação é uma vantagem competitiva que deve ser desenvolvida e adotada e que não pode estar dissociada de ciência e tecnologia. O objetivo deste trabalho é estudar as competências e habilidades do profissional da informação no entorno digital. A metodologia da pesquisa é do nível descritivo em fonte secundária, por meio de levantamento bibliográfico, análise e conceitos, que tem como objetivo proporcionar maior familiaridade com o assunto e torná-lo mais explícito. Como resultados apresenta reflexão sobre o papel da inovação nos processos de formação profissional no entorno digital e seus impactos na empregabilidade global. Apresenta como conclusão o reconhecimento do papel da ciência, da tecnologia e da inovação na competitividade do setor produtivo bem como as estratégias de apoio, o que inclui programas de conscientização para as diferentes partes envolvidas com o processo de inovação; programas para a difusão dos conceitos de inovação nas comunidades interessadas em atividades produtivas, de modo que a ciência e a tecnologia possa ser melhor utilizadas; capacidade de resposta dos centros de pesquisa em ciência e tecnologia às demandas do setor produtivo; medição de resultados mediante sistemas de intercâmbio, de retroalimentação e monitoração; e apropriação, ou seja, a capacidade das organizações não somente de usar, mas também de contribuir para o aperfeiçoamento das tecnologias transferidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Carlos Paletta, Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes, São Paulo, SP, Brasil

Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, USP. Professor e pesquisador da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, Brasil. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Informação da Universidade de São Paulo, Brasil.

José Antonio Moreiro-González, Universidad Carlos III, Departamento de Biblioteconomía y Documentación, Madrid, España

Professor e Pesquisador da Universidade de São Paulo. Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo USP - IPEN Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares. Mestre em Engenharia de Produção, MBA em Marketing, Pós-Graduação em Engenharia de Materiais, Pós-Graduação em Estratégia e Geopolítica, Especialista em Planejamento Estratégico pela Universidade de Minnesota, Especialista em Automação Industrial pelo Automation College, Phoenix Arizona. Engenheiro Eletrônico pela Faculdade de Engenharia Industrial. Master Sciences Humaines et Sociales, mention Information et Communication, spécialité Gestion de l ' Information et de la Connaissance - Université Paul-Valéry Montpellier III - França. Master Domótica y Hogar Digital pela Universidad Politécnica de Madrid - Espanha. Presidiu a Novell do Brasil-empresa líder em software de infra-estrutura de redes, web-services e soluções de identidade segura. Foi também presidente da Altiris Brasil, empresa especializada em soluções para gerenciamento do ciclo de vida em infra-estrutura de TI. Antes de ser presidente da Novell do Brasil, foi Diretor de Negócios e Gerente de Serviços da Novell para a América Latina. Atuou, como Diretor de Serviços da Sun Microsystems. Na Honeywell do Brasil, foi responsável pela área de engenharia de aplicação e negócios da Divisão de Instrumentação e Controle de Processos Industriais e da Divisão de Homes & Buildings. Na EDS, atuou como Diretor de Serviços para as indústrias de Manufatura, Energia e Global Accounts para o Brasil e América Latina. Na Fundação Armando Alvares Penteado coordenou a Pós Graduação, Pesquisa e Extensão da Faculdade de Computação e Informática e atuou como Diretor da Faculdade de Engenharia. Professor Titular da Faculdade de Engenharia, da Faculdade de Computação e Informática, e do MBA da Faculdade de Administração. Atuou como Diretor da Faculdade de Computação e Informática.

Referências

AMORÓS, J.; BOSMA. N. GEM - Global Entrepreneurship Monitor 2013 Global Report. Babson: USA, 2014. 104 p.

BAUMOL, W. J. Entrepreneurship, Innovation and Growth: The David-Goliath Symbiosis. Journal of Entrepreneurial Finance and Business Ventures, v. 7, n. 2, p. 1-10, 2002. Disponível em: http://digitalcommons.pepperdine.edu/jef/vol7/iss2/2

CHRISTENSEN, Clayton. The Innovator´s Dilemma. Boston: Harvard Business School Press, 1997.

DAGNINO, R.; GOMES, E.; COSTA, G. Gestão estratégica da inovação: metodologias para análise e implementação. Taubaté, SP: Cabral Editora, 2002.

DORNELAS, José. Empreendedorismo corporativo. São Paulo: Editora Campus, 2003.

OECD. Guidelines for collecting and interpreting technological innovation: Oslo Manual. 3rd ed. Paris, 2005.

OECD. Understanding entrepreneurship: developing indicators for international comparisons and assessments. Report on the OECD’s Entrepreneurship Indicators Project and Action Plan, May 24, 2006. Paris, 2006.

OCDE. Science, Technology and Industry Outlook: Drives of Growth: Information Technology. Innovation and Entrepreneurship. Paris, 2017.

Global Talent 2021. How the new geography of talent will transform human resource strategies. Oxford Economics: OEA, 2012. Disponível em: www.oxfordeconomics.com

MARTINS, V. Hype Cycle Gartner. Takeblog. Disponível em: https://take.net/blog/one-step-beyond/hype-cycle-gartner-chatbots/ Acessado em: 5 nov. 2019.

MATOS, M., M. et al. GEM - Global Entrepreneurship Monitor-Empreendedorismo no Brasil: 2013. Curitiba : IBQP, 2013. 170 p.

Downloads

Publicado

2020-02-11

Como Citar

Paletta, F. C., & Moreiro-González, J. A. (2020). A informação e o entorno digital: competências e habilidades do profissional da informação. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 13(1), 327–338. https://doi.org/10.26512/rici.v13.n1.2020.29558