A informação e o entorno digital: competências e habilidades do profissional da informação
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v13.n1.2020.29558Palavras-chave:
entorno digital. competência digital. habilidades digitais. profissional da informação. inovação. transformação digital.Resumo
Inovação, ciência e tecnologia são conceitos presentes em todas as áreas do conhecimento e do processo produtivo global. A inovação é uma vantagem competitiva que deve ser desenvolvida e adotada e que não pode estar dissociada de ciência e tecnologia. O objetivo deste trabalho é estudar as competências e habilidades do profissional da informação no entorno digital. A metodologia da pesquisa é do nível descritivo em fonte secundária, por meio de levantamento bibliográfico, análise e conceitos, que tem como objetivo proporcionar maior familiaridade com o assunto e torná-lo mais explícito. Como resultados apresenta reflexão sobre o papel da inovação nos processos de formação profissional no entorno digital e seus impactos na empregabilidade global. Apresenta como conclusão o reconhecimento do papel da ciência, da tecnologia e da inovação na competitividade do setor produtivo bem como as estratégias de apoio, o que inclui programas de conscientização para as diferentes partes envolvidas com o processo de inovação; programas para a difusão dos conceitos de inovação nas comunidades interessadas em atividades produtivas, de modo que a ciência e a tecnologia possa ser melhor utilizadas; capacidade de resposta dos centros de pesquisa em ciência e tecnologia à s demandas do setor produtivo; medição de resultados mediante sistemas de intercâmbio, de retroalimentação e monitoração; e apropriação, ou seja, a capacidade das organizações não somente de usar, mas também de contribuir para o aperfeiçoamento das tecnologias transferidas.
Downloads
Referências
AMORÓS, J.; BOSMA. N. GEM - Global Entrepreneurship Monitor 2013 Global Report. Babson: USA, 2014. 104 p.
BAUMOL, W. J. Entrepreneurship, Innovation and Growth: The David-Goliath Symbiosis. Journal of Entrepreneurial Finance and Business Ventures, v. 7, n. 2, p. 1-10, 2002. Disponível em: http://digitalcommons.pepperdine.edu/jef/vol7/iss2/2
CHRISTENSEN, Clayton. The Innovator´s Dilemma. Boston: Harvard Business School Press, 1997.
DAGNINO, R.; GOMES, E.; COSTA, G. Gestão estratégica da inovação: metodologias para análise e implementação. Taubaté, SP: Cabral Editora, 2002.
DORNELAS, José. Empreendedorismo corporativo. São Paulo: Editora Campus, 2003.
OECD. Guidelines for collecting and interpreting technological innovation: Oslo Manual. 3rd ed. Paris, 2005.
OECD. Understanding entrepreneurship: developing indicators for international comparisons and assessments. Report on the OECD’s Entrepreneurship Indicators Project and Action Plan, May 24, 2006. Paris, 2006.
OCDE. Science, Technology and Industry Outlook: Drives of Growth: Information Technology. Innovation and Entrepreneurship. Paris, 2017.
Global Talent 2021. How the new geography of talent will transform human resource strategies. Oxford Economics: OEA, 2012. Disponível em: www.oxfordeconomics.com
MARTINS, V. Hype Cycle Gartner. Takeblog. Disponível em: https://take.net/blog/one-step-beyond/hype-cycle-gartner-chatbots/ Acessado em: 5 nov. 2019.
MATOS, M., M. et al. GEM - Global Entrepreneurship Monitor-Empreendedorismo no Brasil: 2013. Curitiba : IBQP, 2013. 170 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Notas de direitos autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License 4.0, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: distribuir em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.