Bibliometria brasileira: a difusão de sua literatura
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v13.n1.2020.27922Palavras-chave:
Modelo de Bass. bibliometria. cienciometria. Brasil. difusão de inovações.Resumo
Analisa a difusão da literatura sobre as “metrias” (bibliometria, cienciometria, infometria, webometria, arquivometria, tecnometria, patentometria, etc.) produzidas e publicadas no Brasil e por brasileiros no exterior. Para analisar a difusão dessa literatura, utiliza-se o modelo de difusão de inovações de Bass, uma vez que a literatura pode ser considerada uma inovação ou serve para comunicar uma inovação. 6170 documentos produzidos por 9707 autores diferentes foram identificados entre 1973 e 2018. O modelo de difusão das inovações de Bass, estimou que a influência que os pesquisadores recebem da leitura de outros documentos sobre esse assunto em sistemas de informação é menor que 1% (coeficiente de inovação). O coeficiente de imitação que mede a influência que um grupo de adotantes exerce sobre as decisões de adoção de outros adotantes potenciais é igual a 22%. O parâmetro que estima o ponto de saturação do campo prevê que isso será alcançado quando forem publicados 165450 documentos.
Downloads
Referências
BASS, F.M. A new product growth model for consumer durables. Management Science, v. 13, n. 5, p. 215-227, 1969.
BOURDIEU, P. O campo científico. In: BOURDIEU, Pierre. Sociologia. São Paulo: Ática, 1983. p. 122-155.
ENGELS, F. Socialism: utopian and scientific. London: Allen & Unwin, 1932.
FOURT, L.; WOODLOCK, J. Early prediction of market success for new grocery products. The Journal of Marketing, v.25, n.2, p.31-38, 1960.
GARG, K.; PRAVEEN, S.; SHARMA, L. Bradford's law in relation to the evolution of a field: a case study of solar power research. Scientometrics, v. 27, n. 2, p. 145-156, 1993.
GARCÃA GONZÁLEZ, F. Conceptos sobre innovación: contribución al análisis PEST (Política, Economía, Sociedad, Tecnología), “Plan estratégico 2013-2020”. Bogotá, Colombia, Asociación Colombiana de Facultades de Ingeniería, octubre 2012.
GARVEY, W.D. Communication: the essence of science: facilitating information Exchange among librarians, scientists, engineers and students. Oxford: Pergamon Press, 1979.
GARVEY, W.D.; GRIFFITH, B.C. Scientific communication as a social system. In: Garvey, William D., Communication: the essence of science: facilitating information Exchange among librarians, scientists, engineers and students, Oxford, Pergamon Press, 1979. p. 148-164.
GARZÓN, M. A.; IBARRA, A. Innovación empresarial, difusión, definiciones y tipología. Una revisión de literatura. Revista Dimensión Empresarial, v. 11, n. 1, p. 45-60, 2013.
HO, Y. S.; CHIU, C. H.; TSENG, T. M.; CHIU, W. T. Assessing stem cell research productivity. Scientometrics, v. 57, n. 3, p. 369-376, 2003.
HORSKY, D. The effects of income, price and information on the diffusion of new consumer durables. Marketing Science, v. 9, n .4, p. 342-365, 1990.
HORSKY, D.; SIMON, L. S. Advertising and the diffusion of new products. Management Science, v. 1, p. 31-47. 1983.
JAIN, A.; GARG, K. C. Laser research in India: Scientometric study and model projections. Scientometrics, v. 23, n. 3, p. 395-415, 1992.
KALISH, S. A new product adoption model with price, advertising and uncertainty. Management Science, v. 31, n. 12, p. 1569-1585, 1985.
KALISH, S.; LILIEN, G. L. A market entry timing model for new technologies. Management Science, v. 32, n. 4, p. 194-205. 1986.
KAPOOR, K.H.; DWIVEDI, Y.K.; WILLIAMS, M.D.; LAL, B. An analysis of existing publications to explore the use of the diffusion of innovations theory and innovation attributes. WORLD CONGRESS ON INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES. Proceedings, p. 229-234, 2011.
LESSIG, L. The future of ideas: the fate of the commons in a connected world. New York, Random House, 2001.
LOZANO MEJÃA, J. M. Los gigantes de Newton. Ciencias: revista de Difusión, v. 12, p. 30-35, 1988.
MACHADO, R. N.; PINTO, E. V. Mapeamento da produção científica em bibliometria (1990-2004). In: ENANCIB: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 6., 2005, Florianópolis, SC. Anais do VI Enancib. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2005.
MAHAJAN, V.; MULLER, E.; BASS, F. M. New Product Diffusion Models in Marketing: A Review and Directions for Research. Journal of Marketing, v. 54, n. 1, p. 1-26, Jan. 1990.
MANSFIELD, E. Technical change and the rate of imitation. Econometrica, v. 29, n. 4, p. 741-766, 1961.
MIN, C.; YING, D.; JIANG, L.; YI; BU, L.; PEI, E, JIANJUN, S. Innovation or imitation: The diffusion of citations. Journal of the Association for Information Science and Technology, v. 69, n. 10, p. 1271-1282, 2018.
NEWTON, I. Letter from Sir Isaac Newton to Robert Hooke. Historical Society of Pennsylvania, February 5, 1675.
NTWOKU, H.; SOLOMON NEGASH; E.; MESO, P.ICT adoption in Cameroon SME: application of Bass diffusion model. Information Technology for Development, v. 23, n. 2, p. 296-317, 2017.
PÉREZ PULIDO, M.; TERRÓN TORRADO, M. La teoría de la difusión de la innovación y su aplicación al estudio de la adopción de recursos electrónicos por los investigadores en la Universidad de Extremadura. Revista Española de Documentación Científica, v. 27, n. 3, p. 308-329, 2004.
PIERCE, S. J. Disciplinary work and interdisciplinary areas: sociology and bibliometrics. In: BORGMAN, C.L. (Ed.). Scholarly communications and bibliometrics. Newbury Park, CA: Sage Publications, 1990. p. 46-58.
PINHEIRO, L.V.R.; SILVA, G.S. Cartografia histórica e conceitual da bibliometria / informetria no Brasil. In: CONFERÊNCIA IBERO-AMERICANA DE PUBLICACOES ELETRONICAS NO CONTEXTO DA COMUNICACAO CIENTIFICA, II CIPECC., 2008, Rio de Janeiro, RJ. Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 17 a 21 de novembro de 2008.
PRICE, J.D.S. The structures of publication in science and technology. In: GRUBER, W.H.; DONALD, G. (Eds.). Factors in the transfer of technology. Marquis, Cambridge, Mass.: M.I.T. Press, 1969. p. 91-104
R CORE TEAM. R: A language and environment for statistical computing. R Foundation for Statistical Computing, Vienna, Austria, 2017. Disponible en: URL https://www.R-project.org/ Consultado en: 8 ago. 2019.
RESTREPO-ARANGO, C. La teoría de la difusión de las innovaciones en la cultura zenú. Ciência da Informação em Revista, v. 5, n. 3, p. 3-12, 2018.
RYAN, B.; GROSS, N.C. The diffusion of hybrid seed corn in two Iowa communities. Rural Sociology, v. 8, n. 1, p. 15, 1943.
ROGERS, E. M. Diffusion of innovations. New York: Free Press of Glencoe, 1962.
URBIZAGÁSTEGUI-ALVARADO, R. A bibliometria no Brasil. Ciência da Informação, v. 13, n. 2, p. 91-105, 1984.
URBIZAGÁSTEGUI-ALVARADO, R. El modelo de Bass en la literatura sobre ArgopectenPurpuratus. Ciência da Informação, v. 46, n. 2, p. 67-83, maio/ago. 2017.
WATERMAN, A.T. Social influences and scientists. Science, New Series, v. 151, n. 3706, p. 61-64, Jan.7, 1966
WEIMANN, G. The influentials. Albany, New York, NY: State University of New York Press, 1994.
WEISS, Paul. Knowledge: a growth process. Science, New Series, 1313415, p. 1716-1719, Jun. 10, 1960.
WONG, D. H.;YAP, K. B. TURNER, B.; REXHA, N. Predicting the diffusion pattern of internet-based communication applications using bass model parameter estimates for email. Journal of Internet Business, v. 9, p. 26-50, 2011.
ZIMAN, JOHN. Basically, it's purely academic. Interdisciplinary Science Reviews, v. 23, n. 2, p. 161-168, 1998.
ZIMAN, JOHN. Information, Communication, Knowledge. Nature, v. 224, p. 318-324, October 25, 1969.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Rubén Urbizagástegui Alvarado, Cristina Restrepo-Arango
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Notas de direitos autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License 4.0, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: distribuir em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.