Avaliação de bibliotecas escolares: a qualidade está nos olhos de quem a vê

Autores

  • Patrícia Almeida Universidade de Coimbra - UC

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v10.n2.2017.2538

Palavras-chave:

Avaliação de serviços;, Avaliação de sistemas de informação;, Bibliotecas escolares;, Estudo de usuários;, Gestão estratégica;, Modelo de avaliação;, Portugal

Resumo

Num modelo de gestão estratégica de serviços e sistemas de informação, a avaliação apresenta-se imprescindível para a verificação da qualidade e para a implementação de eventuais ações corretivas. Neste contexto, procura-se aferir a pertinência de um modelo avaliativo único bem como a adequação de um modelo específico. Para tal, realiza-se um estudo de caso de âmbito qualitativo, com caráter descritivo e analítico, sobre o Modelo de Avaliação da Biblioteca Escolar, desenhado pela Rede de Bibliotecas Escolares e utilizado em Portugal. Verifica-se que, embora haja méritos no modelo avaliativo único, o modelo em análise apresenta-se pouco flexível e raramente objetivo. Determina-se que este não se fundamenta consistentemente na opinião dos utilizadores do serviço e que não compromete suficientemente o sistema. Conclui-se, portanto, que o Modelo de Avaliação da Biblioteca Escolar não se revela um instrumento pertinente e adequado para a gestão estratégica das Bibliotecas Escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Almeida, Universidade de Coimbra - UC

Experiência profissional: Professora e Bibliotecária. Formação académica: Doutoranda em Ciência da Informação (Universidade de Coimbra). Mestre em Educação e Bibliotecas (Universidade Portucalense). Pós-graduada em Leitura, aprendizagem e integração das bibliotecas nas atividades educativas (Universidade do Porto)

 

Referências

AROUCK, O. Avalia&ccedil;&atilde;o de sistemas de informa&ccedil;&atilde;o: revis&atilde;o da literatura. Transinforma&ccedil;&atilde;o, Campinas, v. 13, n. 1, p. 7-21, jan./jun. 2001. Dispon&iacute;vel em: <a href="http://dx.doi.org/10.1590/S0103-37862001000100001">http://dx.doi.org/10.1590/S0103-37862001000100001</a>. Acesso em: 25 abr. 2016.

BAL&Ccedil;A, &Acirc;.; FONSECA, M. A. O modelo de avalia&ccedil;&atilde;o de bibliotecas escolares em Portugal. Ensino Em Re-Vista, &Eacute;vora, v. 20, n. 2, p. 411-422, jul./dez. 2013. Dispon&iacute;vel em: <a href="http://hdl.handle.net/10174/9327" target="_blank">http://hdl.handle.net/10174/9327</a>. Acesso em: 27 abr. 2016.

BEHR, A.; MORO, E.; ESTABEL, L. Gest&atilde;o da biblioteca escolar: metodologias, enfoques e aplica&ccedil;&atilde;o de ferramentas de gest&atilde;o e servi&ccedil;os de biblioteca. Ci&ecirc;ncia da Informa&ccedil;&atilde;o, Bras&iacute;lia, v. 37, n. 2, p. 32-42, mar./ago. 2008. Dispon&iacute;vel em: <a href="http://doi.org/10.1590/S0100-19652008000200003" target="_top">http://doi.org/10.1590/S0100-19652008000200003</a>. Acesso em: 23 abr. 2016.

BRITO, G.; VERGUEIRO, W. Avalia&ccedil;&atilde;o da qualidade orientada ao usu&aacute;rio: estudo de caso em biblioteca acad&ecirc;mica utilizando o m&eacute;todo SERVQUAL. Ciencias de la Informaci&oacute;n, La Habana, v. 42, n. 2, p. 55-59, mai./ago. &nbsp;2011. Dispon&iacute;vel em:<a href="http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=181422294009" target="_blank"> http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=181422294009</a>. Acesso em: 30 abr. 2016.

BRITO, G.; VERGUEIRO, W. Avalia&ccedil;&atilde;o da qualidade da biblioteca acad&ecirc;mica: a metodologia libqual+&reg; e suas perspectivas de aplica&ccedil;&atilde;o no Brasil. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CI&Ecirc;NCIA DA INFORMA&Ccedil;&Atilde;O (ENANCIB), 13., Rio de Janeiro, 28-31 out. 2012. Dispon&iacute;vel em: <a href="http://eprints.rclis.org/17886/" target="_top">http://eprints.rclis.org/17886/</a>. Acesso em: 30 abr. 2016.<

CARDOSO, C. Bibliotecas p&uacute;blicas e identidade: o fundo local. Revista Municipal de Lousada, v. 11, n. 77 (Suplemento do Patrim&oacute;nio), p. 1-4, Jul. 2010. Dispon&iacute;vel em: <a href="http://www.cm-lousada.pt/pt/suplementos?pasta=2010-20131023-141706" target="_blank">http://www.cm-lousada.pt/pt/suplementos?pasta=2010-20131023-141706</a>. Acesso em: 22 abr. 2016.

CARVALHO, F.; JORGE, M. J.; JORGE, M. F.; MEDEIROS, R. An&aacute;lise de efici&ecirc;ncia e desempenho no longo prazo: ilustra&ccedil;&atilde;o emp&iacute;rica de um modelo para avalia&ccedil;&atilde;o de bibliotecas p&uacute;blicas. Investigaci&oacute;n Bibliotecol&oacute;gica, M&eacute;xico, v. 27, n. 60, p. 71-95, mai./ago. 2013. Dispon&iacute;vel em: <a href="http://www.elsevier.es/en-revista-investigacion-bibliotecologica-archivonomia-bibliotecologia-e-117-articulo-analise-eficiencia-e-desempenho-no-S0187358X13725449?redirectNew=true" target="_blank">http://www.elsevier.es/en-revista-investigacion-bibliotecologica-archivonomia-bibliotecologia-e-117-articulo-analise-eficiencia-e-desempenho-no-S0187358X13725449?redirectNew=true</a>. Acesso em: 30 abr. 2016.

GARCIARENA, N.; CONFORTI, N. La evaluaci&oacute;n del desempe&ntilde;o del bibliotecario escolar en la agenda del director de la instituci&oacute;n educativa. Revista Interamericana de Bibliotecolog&iacute;a, Colombia, v. 34, n. 2, p. 147-156, 2011. Dispon&iacute;vel em: <a href="http://eprints.rclis.org/16769/" target="_blank">http://eprints.rclis.org/16769/</a>. Acesso em: 25 abr. 2016.

IFLA.UNESCO. Directrizes da IFLA/Unesco para Bibliotecas Escolares. Lisboa, 2006. Dispon&iacute;vel em: <a href="http://www.rbe.mec.pt/np4/346.html." target="_blank">http://www.rbe.mec.pt/np4/346.html.</a> Acesso em: 25 abr. 2016. INTERNACIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION Information and documentation: library performance indicators. Gen&eacute;ve, 2014

MARQUES, M. B. Avalia&ccedil;&atilde;o do desempenho dos servi&ccedil;os de informa&ccedil;&atilde;o: da qualidade dos sistemas &agrave; satisfa&ccedil;&atilde;o dos clientes. P&aacute;ginas a&amp;b, Porto, 3.&ordf; s&eacute;rie, n. 1, p. 120-137, 2014. Dispon&iacute;vel em: <a href="http://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/582" target="_blank">http://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/582</a>. Acesso em: 25 abr. 2016.

MELO, L. Estat&iacute;sticas e avalia&ccedil;&atilde;o da qualidade e do desempenho em bibliotecas e servi&ccedil;os de informa&ccedil;&atilde;o: investiga&ccedil;&otilde;es recentes e novos projectos. In: CONGRESSO NACIONAL DE BIBLIOTEC&Aacute;RIOS ARQUIVISTAS E DOCUMENTALISTAS, 8., Estoril, 12-14 mai. 2004. Dispon&iacute;vel em: <a href="http://eprints.rclis.org/6478/" target="_blank">http://eprints.rclis.org/6478/</a>. Acesso em: 20 abr. 2016

MELO, L. Avalia&ccedil;&atilde;o em bibliotecas: qualidade e custos. Globaliza&ccedil;&atilde;o, Ci&ecirc;ncia, Informa&ccedil;&atilde;o: Atas, Porto, p. 323-342, 2013. Dispon&iacute;vel em: <a href="http://www.youblisher.com/p/745142-VI-Encontro-Iberico-EDICIC-2013-Globalizacao-Ciencia-Informacao/" target="_blank">http://www.youblisher.com/p/745142-VI-Encontro-Iberico-EDICIC-2013-Globalizacao-Ciencia-Informacao/</a>. Acesso em: 20 abr. 2016.</p>

PARASURAMAN, A.; ZEITHAML, V.; BERRY, L. Servqual: a multiple-item scale for measuring consumer perceptions of service quality. Journal of Retailing. v. 64, n. 1, p. 12-40, Spring 1988. Dispon&iacute;vel em: <a href="https://www.researchgate.net/publication/225083802_'SERVQUAL_a_Multiple-item_Scale_for_Measuring_Consumer_Perceptions_of_Service_Quality" target="_blank">https://www.researchgate.net/publication/225083802_&#39;SERVQUAL_a_Multiple-item_Scale_for_Measuring_Consumer_Perceptions_of_Service_Quality</a>. Acesso em: 25 abr. 2016.

PASSOS, K.; MENEGATTI, Y.; SILVA, J.; RADOS, G. Avalia&ccedil;&atilde;o da qualidade dos servi&ccedil;os em unidades de informa&ccedil;&atilde;o: proposi&ccedil;&atilde;o de uma metodologia. Informa&ccedil;&atilde;o &amp; Informa&ccedil;&atilde;o, Londrina, v. 18, n. 3, p. 154-174, set./dez. 2013. Dispon&iacute;vel em: <a href="http://doi.org/10.5433/1981-8920.2013v18n3p154" target="_blank">http://doi.org/10.5433/1981-8920.2013v18n3p154</a>. Acesso em: 19 abr. 2016.

PORTUGAL. MINIST&Eacute;RIO DA EDUCA&Ccedil;&Atilde;O. GABINETE DA REDE BIBLIOTECAS ESCOLARES. Modelo de avalia&ccedil;&atilde;o da biblioteca escolar: 2014-2017. Lisboa, 2013. Dispon&iacute;vel em: <a href="http://www.rbe.mec.pt/np4/mabe.html" target="_blank">http://www.rbe.mec.pt/np4/mabe.html</a>. Acesso em: 15 mar. 2016. RIBEIRO, F. Novos caminhos da avalia&ccedil;&atilde;o de informa&ccedil;&atilde;o. In: Semin&aacute;rio Avalia&ccedil;&atilde;o de Documentos a Servi&ccedil;o da Administra&ccedil;&atilde;o, Recife, 7-8 jul. 2005. Dispon&iacute;vel em: <a href="http://ler.letras.up.pt/site_uk/resumo.aspx?qry=id07id145&amp;sum=sim&amp;l=p&amp;idn3=871" target="_blank">http://ler.letras.up.pt/site_uk/resumo.aspx?qry=id07id145&amp;sum=sim&amp;l=p&amp;idn3=871</a>. Acesso em: 17 abr. 2016.

Downloads

Publicado

2017-07-03

Como Citar

Almeida, P. (2017). Avaliação de bibliotecas escolares: a qualidade está nos olhos de quem a vê. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 10(2), 256–274. https://doi.org/10.26512/rici.v10.n2.2017.2538

Edição

Seção

Artigos