Organização de documentos sonoros na web: uma proposta de relação entre as teorias da Ciência da Informação com a organização de documentos sonoros em rádios web
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v9.n1.2016.2265Palavras-chave:
documentos sonoros, organização da informação, rádio web, metadadosResumo
Partindo de um cenário no qual a convergência das diversas mídias para o meio digital está gerando novos desafios para a organização da informação, realizou-se um levantamento acerca da forma como os documentos sonoros estão sendo tratados e disponibilizados na web. Para tanto, a pesquisa se focou nos sites das rádios web, analisando quatro rádios que ofereciam conteúdos on demand (disponível no site para acesso a qualquer momento pelo usuário) além do live streaming (transmissão ao vivo), selecionadas entre as emissoras ligadas à Associação das Rádios Públicas do Brasil ”“ ARPUB, visando identificar formatos de organização e descrição de documentos sonoros. Para análise dos padrões de organização observados nas rádios web, buscaram-se, no corpo teórico da Ciência da Informação, estruturas que pudessem ser relacionadas com o meio estudado a fim de contribuir para o seu melhor entendimento. Utilizaram-se desse modo as cinco leis da Biblioteconomia, aspectos da Arquitetura da Informação, níveis de descrição e campos adotados pela AACR2 e pelo Dublin Core, princípios da comunicação e orientações para a organização de coleções periódicas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Clara Bessa da Costa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Notas de direitos autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License 4.0, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: distribuir em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.