Ambientes organizacional e informacional da Cadeia Produtiva de Café

Autores

  • Lucileide Andrade de Lima do Nascimento Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
  • Emir José Suaiden Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v9.n1.2016.2229

Palavras-chave:

Território e informação, ambientes de informação, cadeia produtiva, café, cafeicultura, Espirito Santo-Brasil, fluxos de informação, território e informação

Resumo

Analisa o ambiente e fluxos de informação na Cadeia Produtiva de Café (ES). Parte do seguinte problema: Como se configuram o ambiente informacional e os respectivos fluxos de informação entre os agentes que compõem a Cadeia Produtiva de Café (ES)? Apresenta breve histórico sobre a emergência da cafeicultura capixaba e sequente conformação da cadeia produtiva. Analisa, nesta etapa de pesquisa, a configuração dos ambientes organizacional, institucional, informacional e discute as possibilidades de pesquisa de respectivos fluxos de informação na relação entre os agentes que compõem a Cadeia Produtiva de Café (ES). Discute aspectos das inter-relações entre território, cadeia produtiva e informação identificando as conexões entre informação e território. Conclui que, sob a perspectiva do território, a questão informacional assume sua matiz social na relação entre território e cadeia produtiva visto que, tanto a informação, quanto o conhecimento já acumulados e instrumentalizados pela cadeia produtiva relativos à cafeicultura estão enraizados no território, foram produzidos, organizados e processados entre atores locais, a partir de práticas informacionais e relações sociais instituídas na dinâmica desse território ”“ significando dizer que existe um tipo de informação específica e que determina o valor da informação sobre o café para o território capixaba, neste caso estudado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucileide Andrade de Lima do Nascimento, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Doutoranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília (PPGCINF/UnB). Mestre em Política Social pelo Programa de Pós-Graduação em Política Social da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGPS/UFES). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Docente junto ao Departamento de Biblioteconomia da UFES. Possui experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Organização e Tratamento da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas públicas, Política social, Educação a Distância, Atuação profissional, Biblioteca pública, Formação de leitores e Biblioteca escolar.

Emir José Suaiden, Universidade de Brasília - UnB

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1 B e Professor Titular da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília. Emir José Suaiden é graduado (1971) em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília, mestrado (1980) em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba, doutorado (1989) em Ciência da Informação pela Universidad Complutense de Madri e pós-doutorado (2002) pela Universidad Carlos III de Madri. Tem experiência na área de ciência da informação , principalmente nos seguintes temas: biblioteca pública, informação e sociedade, gestão da informação, gestão do conhecimento e inclusão digital para a inclusão social.

Downloads

Como Citar

Nascimento, L. A. de L. do, & Suaiden, E. J. (2016). Ambientes organizacional e informacional da Cadeia Produtiva de Café. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 9(1), 195–212. https://doi.org/10.26512/rici.v9.n1.2016.2229

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.