Potencialidades na aplicação da altmetria: uma análise a partir de um periódico no campo da política social
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v17.n2.2024.53816Palavras-chave:
Altmetria, Periódicos científicos, Comunicação na ciênciaResumo
Propósito: compreender como práticas de divulgação da produção científica podem ser realizadas por um periódico científico para alcançar indicadores altimétricos. Tematiza sobre o uso da Altmetria em um periódico científico no campo da Política Social. Material e métodos: descreve pesquisa de abordagem quantitativa articulando as pesquisas exploratória e descritiva. Utiliza nos procedimentos as pesquisas bibliográfica, documental e aplicação da versão livre do método Altmetric Attention Score da Altmetric para dimensionar e quantificar downloads de artigos na amostra estudada (fascículos publicados em 2021 da seção temática) e a condição de reverberação do periódico. Discussão: identifica a partir dos resultados obtidos que o periódico analisado possui página ativa em rede social, mas desatualizada o que dificulta a análise de reverberação dos conteúdos em redes sociais a partir da altmetria; constata que o periódico está classificado em estrato superior A1 junto ao Qualis Periódicos Capes; constata que o perfil dos autores se configura como de alto padrão de formação e de titulação na área de cobertura desse periódico e no campo científico. Conclusão: conclui que o uso da altmetria no periódico estudado trouxe resultados satisfatórios quanto à sua efetividade enquanto método de avaliação e monitoramento da difusão da pesquisa acadêmica, sendo reconhecida a eficiência da ferramenta para medir o impacto de um artigo e/ou autores e até mesmo para avalição de volumes de uma revista científica; devido ausência de divulgação dos autores e de respectivas publicações nas redes sociais o periódico analisado obteve na avaliação realizada baixa visibilidade, reverberação e pouco engajamento em redes como Twitter, Instagram e Facebook; recomenda: a) ampliar o uso dinâmico das ferramentas editoriais para além do uso automático atual do e-mail para envio aos autores e usuários cadastrados informando sobre novos volumes publicados, chamadas para submissão e divulgar os autores que publicam na revista; dinamizar a divulgação em redes sociais para ampliação das visualizações dos artigos publicados, seja através do número do Digital Object Identifier (DOI) nas publicações atuais, quanto de publicações anteriores para gerar engajamento em publicações de qualidade, porém não visualizadas.
Downloads
Referências
Agrasso Neto, M.; Abreu, A. F. de. Conhecimento científico: subsídios para a gestão de serviços de referência e informação. Florianópolis: Editora da UFSC, 2009.
Altmetric. About Altmetric. What are altmetrics? 16 set. 2020. Disponível em: https://help.altmetric.com/support/solutions/articles/6000232838-what-are-altmetrics Acesso em: 15 nov. 2022.
Altmetric. Altmetric Attention Score. How are outputs scored? [202-?] . Disponível em: https://help.altmetric.com/support/solutions/articles/6000232839-how-are-outputs-scored Acesso em: 15 nov. 2022.
Altmetric. How is the Altmetric Attention Score calculated? . 6 jun. 2023b. Disponível em: https://help.altmetric.com/support/solutions/articles/6000233311-how-is-the-altmetric-attention-score-calculated Acesso em 20 jan. 2023.
Altmetric. Impacts of climate change on the future of biodiversity: Overview of attention for article published in Ecology Letters, January 2012d. Disponível em: Disponível em: https://www.altmetric.com/details/569124. Acesso em: 08 fev. 2023.
Altmetric. Sources of Attention: altmetric track a unique range of online sources to capture the conversations relating to research outputs. 2023a. Disponível em: https://www.altmetric.com/about-our-data/our-sources/ Acesso em 27 jan. 2023.
Altmetric. The donut and Altmetric Attention Score. 2023c. Disponível em: https://www.altmetric.com/about-our-data/the-donut-and-score/ Acesso em: 27 jan. 2023.
Amaral, F. V.; Juliani, J. P. Diálogo entre comunicaçâo e divulgaçâo científica: reflexões para o desenvolvimento de habilidades em competência crítica da informação. BIBLOS Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, v. 34, n. 1, p. 6-18, 2020. DOI: 10.14295/biblos.v34i1.11284 Acesso em: 17 nov. 2022.
Calil, G. Olavo de Carvalho e a ascensão da extrema-direita. Argumentum, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 64–82, 2021b. DOI: 10.47456/argumentum.v13i2.34166. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/argumentum/article/view/34166 Acesso em: 7 fev. 2023.
Carvalho, Bruno Leal Pastor de Carvalho. O que é altmetria? Repensando o impacto da pesquisa acadêmica. Blog PPEC, v. 3, n. 2, mar. 2019. Disponível em: http://periodicos.sbu.unicamp.br/blog/index.php/2019/03/31/altmetria/ Acesso em: 15 jul. 2022.
Cronin, Blase. The Hand of Science: Academic Writing and Its Rewards. Lanham, MD: Scarecrow Press. 2005. E-book.
Fachin, G. R. B.; Hillesheim, A. I. de A. Periódico científico: padronização e organização. Florianópolis: Editora da UFSC, 2006.
Fonseca, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila. Disponível em: http://www.ia.ufrrj.br/ppgea/conteudo/conteudo-2012-1/1SF/Sandra/apostilaMetodologia.pdf Acesso em: 09 fev. 2023.
Gerhardt, Tatiana Engel. Silveira, Denise Tolfo (org.). Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. E-book. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/213838/000728731.pdf?sequ Acesso em 09 fev. 2023.
Haustein, Stefanie; Bowman, Timothy D.; Costas, Rodrigo. Interpreting “altmetrics”: viewing acts on social media through the lens of citation and social theories. In: Sugimoto, Cassidy R. (Ed.). Theories of informetrics and scholarly communication. Berlin: De Gruyter, 2016. p. 372-406. Disponível em https://library.oapen.org/bitstream/handle/20.500.12657/46038/external_content.pdf?sequence=1#page=384 Acesso em: 21 jan. 2023.
Meadows, A. J. A comunicação científica. Brasília: Briquet de Lemos, 1999. 268 p.
Nascimento, A. G. do. Altmetria para bibliotecários: guia prático de métricas alternativas para avaliação da produção científica. São Paulo: Scortecci Ed., 2017.
National Information Standard Organization. NISO RP-25-2016 Alternative Assessment Metrics Project. Baltimore, 2016. Disponível em: https://groups.niso.org/higherlogic/ws/public/download/17091. Acesso em: 13 fev. 2023
National Information Standard Organization. NISO. Baltimore, 2023. Disponível em: https://niso.org/ . Acesso em: 13 fev. 2023.
Neue Zürcher Zeitung. Olavo de Carvalho: bizarrer Guru, Hofnarr und Chefideologe Bolsonaros gestorben. 28 jan. 2022. Disponível em: https://www.nzz.ch/international/bolsonaros-chefideologe-olavo-de-carvalho-ist-gestorben-ld.1666844?reduced=true . Acesso em:08 fev. 2023.
Pisciotta, Kátia. Redes sociais: Articulação com os pares e com a sociedade. In: Comunicação & Produção Científica: Contexto, indicadores e avaliação. São Paulo: Editora Angellara, 2006, p. 115-135.
Población, D. A. À guisa de prefácio. In: Población, D. A. et al. Revistas científicas: dos processos tradicionais às perspectivas alternativas de comunicação. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2011.
Priem, J. I like the term #articlelevelmetrics [...]. Vancouver, 28 set. 2010. Twiter: @jasonpriem. Disponível em: https://twitter.com/jasonpriem/status/25844968813?s =46&t=Zs5kHlZzu5BXftERG94hFA. Acesso em: 7 out. 2022.
Priem, J.; Groth, P.; Taraborelli, D. The altmetrics collection. PLoS One, v. 7, n. 11, p. 1-2, 2012. Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3486795/ Acesso em: 09 fev. 2023.
Priem, J.; Taraborelli, D.; Groth, P.; Neylon, C. Altmetrics: A manifesto. 26 out. 2010. Disponível em: http://altmetrics.org/manifesto . Acesso em: 25 jun. 2022.
Rabelo, D. C. Desafios e esperanças de uma nova publicação científica. Argumentum, [S. l.], p. 3–5, 2010. DOI: 10.18315/argumentum.v0i0.6. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/argumentum/article/view/6. Acesso em: 15 nov. 2022.
Scientific Electronic Library Online. Entrevista com Euan Adie, CEO da altmetric.com [online]. SciELO em Perspectiva, 2013. Disponível em: https://blog.scielo.org/blog/2013/08/29/entrevista-com-euan-adie-ceo-da-altmetric-com/ Acesso em: 20 dez. 2022.
Valeiro, P. M.; Pinheiro, L. V. R. Da comunicação científica à divulgação. Transinformação, v. 20, n. 2, p. 159-169, 2008. DOI: 10.1590/S0103-37862008000200004 . Disponível em: https://www.scielo.br/j/tinf/a/jXWgggxgBhXfsT57JDVbghp/?lang=pt. Acesso em: 27 jan. 2023.
Wikipedia. Olavo de Carvalho. 31 out. 2022. Disponível em: https://de.wikipedia.org/?curid=2949695#cite_ref-2 . Acesso em: 8 fev. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Lucas Nicchio Zani, Lucileide Andrade de Lima Nascimento, Eugenia Magna Broseguini Keys
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Notas de direitos autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License 4.0, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: distribuir em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.