Desafios para o bibliotecário universitário: MOOC, SIG e Humanidades Digitais como possibilidades da sua participação
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v9.n1.2016.2166Palavras-chave:
Academic Ranking of World Universities, bibliotecas universitárias, biblioteconomia integrada, cursos massivos em linha, humanidades digitais, sistemas de informação geográficaResumo
Se analiza la presencia y nivel de aplicabilidad del modelo de Biblioteconomía Integrada en tres tendencias clave para la reconfiguración de las estructuras bibliotecarias en la universidad: los MOOC o cursos masivos en línea, los Sistemas de Información Geográfica y las Humanidades Digitales. Tras su descripción y delimitación conceptual, se realizó de manera experimental un análisis de contenido tomando como muestra las páginas web de las 50 primeras posiciones del Academic Ranking of World Universities (Ranking de Shanghai, versión 2013). Se determinó a nivel de observación si la biblioteca participa de manera activa en estas tendencias y el tipo de soporte y contenido desarrollado. Se concluye reafirmando cómo la Bibliotecomía integrada es una forma de flexibilización adecuada para la presencia del bibliotecario en nuevos frentes de investigación.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Notas de direitos autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License 4.0, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: distribuir em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.