Uma arquitetura ágil da informação organizacional
Palavras-chave:
Arquitetura da informação;, Arquitetura da informação organizacional;, Modelagem organizacional;, Estratégia organizacionalResumo
As organizações atuam hoje em um ambiente caracterizado pela mudança constante. Por isso, necessitam de instrumentos que permitam agilidade para adaptar suas estratégias, processos e sistemas à s necessidades de cada momento. A Arquitetura Empresarial (AE) tem sido identificada por pesquisadores como a abordagem adequada para prover a agilidade organizacional, pois permite o conhecimento dos elementos organizacionais favorecendo planejar e realizar as mudanças necessárias. Entretanto, a AE ainda não é uma realidade para a maioria das organizações. Os motivos são a complexidade inerente, a falha das abordagens atuais para lidar com essa complexidade e o custo das ferramentas envolvidas. A AE é uma disciplina em desenvolvimento e requer princípios, teorias e instrumentos adequados à sua natureza e acessíveis a organizações de qualquer porte. Nesse contexto, este estudo identifica um novo referencial teórico: a AE como Arquitetura de Informação Organizacional (AIO). O estudo propõe, ainda, uma abordagem para a AIO, que se fundamenta nos princípios da colaboração organizacional e nos métodos ágeis. Seu principal objetivo é reduzir a complexidade e o custo da AIO. A solução proposta é avaliada em estudo de caso em uma instituição do sistema financeiro brasileiro.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Notas de direitos autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License 4.0, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: distribuir em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.