Preservação digital, recuperação da informação e linguagem

Autores

  • Ernesto Carlos Bode Universidade de Brasília - UnB
  • Renato Tarciso Barbosa de Sousa Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v8.n2.2015.2061

Palavras-chave:

Filosofia da linguagem;, Linguística;, Preservação digital;, Recuperação da informação;, Semiótica

Resumo

O artigo refere-se aos primeiros resultados de uma pesquisa sobre consequências de problemas de funcionamento em sistemas de recuperação da informação em longo prazo, em relação ao uso da linguagem nesses sistemas. Parte-se do princípio de que tais problemas podem afetar negativamente a preservação de documentos digitais armazenados por longos períodos de tempo. Os resultados ora apresentados referem-se a um estudo do conceito de linguagem a partir de três áreas, com diferentes pontos de vista: filosofia da linguagem, semiótica e linguística. Com observações específicas a partir de cada uma dessas áreas são apresentadas observações que se consideram relevantes para o adequado funcionamento de sistemas de Recuperação da Informação (RI) em longo prazo. Ao final também são apresentados os futuros desdobramentos de estudos a partir do ponto atual das pesquisas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ernesto Carlos Bode, Universidade de Brasília - UnB

Doutorando e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília através de pesquisas sobre preservação de documentos digitais. Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília, além da graduação em Arquivologia pela mesma universidade. Possui experiência profissional como Gestor de Documentos em diferentes suportes, incluindo fotografias digitais, documentos sonoros, além daqueles em suportes tradicionais como o papel e microfilme. Como pesquisador, atua principalmente em pesquisas nos seguintes temas: preservação de documentos digitais, gestão documental, arquivos e bibliotecas digitais. Como profissional, atua como Analista de Documentação na Câmara dos Deputados em Brasília no Centro de Documentação. Atualmente, é chefe da seção de gestão do repositório de preservação digital.

Renato Tarciso Barbosa de Sousa, Universidade de Brasília - UnB

Possui graduação em História pela Universidade de Brasília (1990), mestrado em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade de Brasília (1995) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professor adjunto do Curso de Arquivologia e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília. Membro do Grupo de Pesquisa Estudos de Representação e Organização da Informação e do Conhecimento. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Organização de Arquivos, atuando principalmente nos seguintes temas: arquivologia, organização e recuperação de arquivos, gestão de documentos, formação profissional e políticas públicas de arquivo.

Downloads

Como Citar

Bode, E. C., & Sousa, R. T. B. de. (2015). Preservação digital, recuperação da informação e linguagem. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 8(2), 122–141. https://doi.org/10.26512/rici.v8.n2.2015.2061

Edição

Seção

Artigos