A informação e o conhecimento como insumo ao processo de desenvolvimento

Autores

  • Maria Alice Guimarães Borges Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v1.n2.2008.1249

Palavras-chave:

Sociedade da Informação e do Conhecimento., Planejamento governamental., Planejamento organizacional., Gestão da informação., Informação e crise mundial.

Resumo

As mudanças estruturais e conjunturais, das últimas décadas do século XX, trouxeram um novo paradigma econômico, social e tecnológico, onde a informação, o conhecimento e as tecnologias da informação e da comunicação (TIC) surgem como elementos potenciais de transformação, interferindo em diferentes aspectos da vida social, econômica, educacional, cultural, política e do cotidiano do cidadão. O surgimento da Sociedade da Informação e do Conhecimento, como sucessora da Sociedade Industrial, reforçou a importância e a necessidade da informação e do conhecimento em todos os aspectos da realidade atual, constituindo-se num dos principais insumos do processo de desenvolvimento de uma nação, de uma organização e de um povo. Essa nova sociedade revela-se como paradigma norteador no cenário da crise econômica mundial, demonstrando as tendências das relações entre as nações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Alice Guimarães Borges, Universidade de Brasília

Doutora em Ciência da Informação. Professora Adjunta do Departamento de Ciência da Informação e Documentação da Universidade de Brasília.

Downloads

Como Citar

Borges, M. A. G. (2011). A informação e o conhecimento como insumo ao processo de desenvolvimento. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 1(2), 175–196. https://doi.org/10.26512/rici.v1.n2.2008.1249

Edição

Seção

Artigos