A produção intelectual sobre qualidade da informação na Web of Science entre 1989 a 2016: características básicas
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v11.n3.2018.10388Palavras-chave:
Bibliometria., Qualidade da informação.Resumo
O objetivo deste artigo é identificar características bibliométricas básicas relacionadas ao termo “qualidade da informação” na base de dados Web of Science (WoS), no período entre 1989 e 2016. Justifica-se pela importância de fundamentação estruturada sobre o assunto que é desenvolvido em várias áreas do conhecimento. A metodologia utilizada foi de busca simples uma pesquisa na base de dados Web of Science, utilizando-se o termo “information quality”, onde obteve-se como resultado 1.326 publicações sobre o tema. A partir deste levantamento serão apresentados: a) a quantidade de artigos publicados divididos por ano de publicação, b) uma evidenciação das principais das palavras-chave das publicações, c) os 10 artigos mais citados e, d) a identificação das dimensões relacionadas a qualidade da informação dos artigos mais citados.
Downloads
Referências
AROUCK, Osmar. Atributos de qualidade da informação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 12., 2011, Brasília. Anais eletrônicos... Brasília, 2011. Disponível em: http://enancib.ibict.br/index.php/enancib/enancibXII/paper/view/874. Acesso em: 25 maio 2017.
BATINI, Carlo et al. Methodologies for Data Quality Assessment and Improvement. ACM Computing Surveys, n. 3, v. 41, p. 1-52. 2009. Disponível em: http://dl.acm.org/citation.cfm?id=1541883. Acesso em: 25 mai. 2017.
BIZER, Christian; CYGANIAK, Richard. Quality-driven information filtering using the WIQA policy framework. Web Semantics, v. 7, n. 1, p. 1”“10, 2009Disponível em: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S157082680800019X Acesso em: 3 jun. 2017.
CALAZANS, Angélica Toffano Seidel. Qualidade da informação: conceitos e aplicações. Transinformação, Campinas, v. 20, n. 1, p. 29-45,2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/tinf/v20n1/03.pdf Acesso em: 3 mar. 2017.
DELONE, William H.; MCLEAN, Ephraim R. Information systems success: The quest for the dependent variable. Information Systems Research, v. 3, n. 1, p. 60”“95,1992. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/a041/45f1ca06c61f5985ab22a2346b788f343392.pdf Acesso em: 22 maio 2017.
DELONE, William H.; MCLEAN, Ephraim R. The DeLone and McLean Model of Information Systems Success: A Ten-Year Update. Journal of Management Information Systems, v. 19, n. 4, p. 9”“30, 2003. Disponível em: http://dl.acm.org/citation.cfm?id=1289767 Acesso em: 3 jun. 2017.
FRANCIS, Jennifer et al. Costs of Equity and Attributes. The Accounting Review, v. 79, n. 4, 2015, p. 967”“1010. Disponível em:<http://econ.au.dk/fileadmin/Economics_Business/Education/Summer_University_2012/6308_Advanced_Financial_Accounting/Advanced_Financial_Accounting/7/flos-jae-2004.pdf Acesso em: 22 jun. 2017.
KIM, Dan J. et al. A trust-based consumer decision-making model in electronic commerce: The role of trust, perceived risk, and their antecedents. Decision Support Systems, v. 44, n. 2, p. 544”“564,2008. Disponível em: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0167923607001005 Acesso em: 26 jun. 2017.
LAMBERT, Richard A.; LEUZ, Christian; VERRECCHIA, Robert E. Accounting information, disclosure, and the cost of capital. Journal of Accounting Research, v. 45, n. 2, p. 385”“420, 2007. Disponível em: https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=823504 Acesso em: 26 jun. 2017.
LEDERER, Albert L. et al. The technology acceptance model and the World Wide Web. Decision Support Systems, v. 29, n. 3, p. 269”“282, 2000. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/21b4/f1e91ea6056be14761ce46be587d5ae2c7ad.pdf Acesso em: 20 jun. 2017.
LEE, Yang W. et al. AIMQ: A methodology for information quality assessment. Information and Management, v. 40, n. 2, p. 133-146, 2002. Disponível em: http://mitiq.mit.edu/Documents/Publications/TDQMpub/2002/AIMQ.pdf Acesso em: 20 maio 2017.
LEWIS, James R. IBM Computer Usability Satisfaction Questionnaires: Psychometric Evaluation and Instructions for Use. International Journal of Human-Computer Interaction, v. 7, n. 1, p. 57”“78, 1995. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/200085994_Lewis_JR_IBM_Computer_Usability_Satisfaction_Questionnaires_Psychometric_Evaluation_and_Instructions_for_Use_International_Journal_of_Human-Computer_Interaction_71_57-78 Acesso em: 22 jun. 2017.
LUCAS, Alexandre; VIERA, Angel Freddy Godoy; PINTO, Adilson Luiz. Análise da produção científica sobre inteligência de negócios. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 16., 2013, João Pessoa. Anais eletrônicos... João Pessoa: 2013. Disponível em: http://www.ufpb.br/evento/lti/ocs/index.php/enancib2015/enancib2015/paper/viewFile/2818/1085 Acesso em: 7 jun. 2017.
MCKINNEY, Vicki; YOON, Kanghyun; ZAHEDI, Fatemeh. The measurement of Web-customer satisfaction: An expectation and disconfirmation approach. Information Systems Research, v. 13, n. 3, p. 296”“315, 2002. Disponível em: http://dl.acm.org/citation.cfm?id=769625 Acesso em: 18 abr. 2017.
NEHMY, Rosa Maria Quadros; PAIM, Isis. A desconstrução do conceito de “qualidade da informação”. Ciência da Informação, Brasília, v. 27, n. 1, p. 36”“45, 1998. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ci/v27n1/05.pdf Acesso em: 28 mar. 2017.
PAIM, Isis et al. Problematização do conceito "Qualidade" da Informação. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 111”“119, 1996. Disponível em http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/8/27 Acesso em: 30 mar. 2017.
PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES/MEC. Disponível em: http://www.periodicos.capes.gov.br/?option=com_pcollection&mn=70&smn=79&cid=81 Acesso em: 7 jun. 2017.
RIBEIRO, Claudio José Silva. Big Data: os novos desafios para o profissional da informação. Informação & Tecnologia, João Pessoa, v. 1, n. 1, p. 96”“105, 2014. Disponível em: http://periodicos.ufpb.br/index.php/itec/article/view/19380/11156 Acesso em: 19 abr. 2017.
VALENTE, Nelma T. Zubek; FUJINO, Asa. Atributos e dimensões de qualidade da informação nas Ciências Contábeis e na Ciência da Informação: um estudo comparativo. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 21, n. 2, p. 141”“167, 2016. Disponível em: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/2530/1761 Acesso em: 16 mar. 2017.
WANG, Richard Y.; STRONG, Diane M. Beyond Accuracy: What Data Quality Means to Data Consumers. Journal of Management Information System, v. 12, n. 4, p. 5-34, 1996. Disponível em: http://mitiq.mit.edu/Documents/Publications/TDQMpub/14_Beyond_Accuracy.pdf Acesso em: 16 abr. 2017.
WIXOM, Barbara H.; TODD, Peter A. A theoretical integration of user satisfaction and technology acceptance. Information Systems Research, v. 16, n. 1, p. 85”“102, 2005. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/95ea/e3a82d9d1b01ca4eafd4922cd0f719517c32.pdf Acesso em: 7 jun. 2017
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Priscila Basto Fagundes, William Barbosa Vianna, Douglas Dyllon Jeronimo de Macedo
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Notas de direitos autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License 4.0, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: distribuir em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.