Gestão do conhecimento organizacional na administração pública federal
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v1.n1.2008.1020Palavras-chave:
informação, conhecimento, gestão do conhecimento, administraçãoResumo
A premissa central deste artigo ”“ parte de uma pesquisa de mestrado ”“ é a verificação do entendimento sobre o conceito e prática de gestão do conhecimento na administração pública federal, onde foram selecionados e entrevistados nove gestores de organizações públicas federais em Brasília. Os resultados mostraram que a gestão do conhecimento organizacional, de acordo com o ponto de vista dos gestores públicos entrevistados, não é como conceito, uma idéia nova, mas um processo incipiente, cujo escopo, inserido no campo da cognição humana, apenas começa a ser discutido com mais profundidade na esfera da administração pública neste limiar do século XXI. Verificou-se, quando da aplicação das entrevistas, no ano de 2003, que nessas organizações públicas existe um significativo investimento nas áreas tecnológica e estratégica em detrimento dos investimentos nas áreas de capacitação e desenvolvimento de recursos humanos, que se constituem, na literatura revisada, como a essência da gestão do conhecimento.
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