Movendo Nossas Vozes Somaticamente para Força e Justiça

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v5i01.54584

Palavras-chave:

Sonorização somática, Vocalização, Vozes Culturais, Canto, Educação do Movimento Somático

Resumo

Baseando-se em sua linhagem de estudos do movimento somático, a autora partilha as suas metodologias e motivações para incluir abordagens somáticas em ambientes de saúde, arte e educação. Concentrando-se no poder da vibração na cura, seja através da vocalização ou de movimentos corporais mais amplos, Eddy descreve como a sonorização somática influencia o seu sistema denominado de Corporalização Dinâmica, e como ela é influenciada por sua parceira de trabalho Carol Swann, com a qual fundou a Moving on Center School of Participatory Arts and Somatic Research. Ela estudou com a pioneira Irmgard Bartenieff (Fisioterapeuta e Certificada como Analista do Movimento Laban – CMA) e com a  grandiosa Bonnie Bainbridge Cohen, Terapeuta Ocupacional, CMA e Educadora do Movimento Somático. Neste texto, a autora se fundamenta em entrevista realizada com Carol Swann, cofundadora de seu projeto Moving On Center na Baía de São Francisco, Califórnia, que desenvolveu o VocalMotion, ensinando uma combinação de trabalho vocal com movimentos cotidianos e culturais mais amplos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Martha Hart Eddy, Teachers College, Columbia University, New York City, USA

Martha Eddy, RSMT, CMA, Ed.D., fundadora e diretora do Center for Kinesthetic Education (CKE) e Dynamic Embodiment Somatic Movement Therapy Training traz para as áreas de saúde, bem-estar e educação sua forte crença no poder do movimento e consciência somática para melhorar vidas. Ela recebeu seu doutorado do Teachers College, Columbia University em Ciência do Movimento e Educação em 1998 e possui mestrado em Fisiologia Aplicada e Bacharelado em Dança Educação. Ela foi cofundadora do Moving For Life em 1999, que tem sido o centro de intervenção em vários estudos de pesquisa. É relatado que este programa de movimento com música melhora a vida neurocognitiva, física e socioemocional de pessoas idosas e pessoas de todas as idades afetadas pelo câncer. Ela recebeu vários prêmios e apareceu em todas as principais redes de notícias por seu trabalho com Moving For Life Dance Exercise for Health. Desde que foi nomeada Geraldine Ferraro Fellow of Social Justice through Movement, ela tem trabalhado como consultora de Justiça Social Corporalizada, trabalhando com desenvolvimento econômico. Ela é autora de dois livros e um terceiro em andamento. Eles são o Mindful Movement: the evolution of the somatic arts and conscious action, bem como, a Dynamic Embodiment of the Sun Salutation para equilibrar o sistema neuroendócrino e os chacras.

Referências

BAINBRIDGE COHEN, Bonnie. Basic Neurocellular Patterns: exploring developmental movement. El Sobrante, California: Burchfield Rose, 2018.

BAINBRIDGE COHEN, Bonnie. Sensing, Feeling and Action: the experiential anatomy of Body-Mind Centering®. The collected articles for Contact Quarterly dance journal 1980-2009. 3rd edition. Northampton, MA: Contact Editions, 2012.

BAINBRIDGE COHEN, Bonnie. The Mechanics of Vocal Expression. El Sobrante, CA: Burchfieldrose, 2015.

BARTENIEFF, Irmgard; LEWIS, Doris. Body Movement: coping with the environment. New York: Gordon and Breach Science Publishers, 1980.

BELL, Morris. International Symposium on Embodied Cognition: Greetings and Opening Remarks. 2024. 1 video (15 min). Published by the channel Yaleconferencesandevents3885. Available at: https://youtu.be/Mhlq0dsuJKc?si=J93RmHrYMr1u2icU. Accessed in: June 20, 2024.

CONRAD, E. Life on Land: The story of Continuum, the World-Renowned Self-Discovery and Movement Method. Berkeley: North Atlantic Books, 2007.

EDDY, M. Early Trends: Where Soma and Dance Began to Meet ‒ Keeping the Meeting Alive. In: WHATLEY, S.; BROWN, N. G.; ALEXANDER, K (Eds.). Attending to Movement: Somatic Perspectives on Living in this World. Axminster, England: Triarchy Press, 2015.

EDDY, M. The Role of Physical Activity in Educational Violence Prevention Programs for Youth. Ann Arbor, MI: UMI Press, 1998.

EDDY, M.; BLATT-GROSS, C.; EDGAR, S. N.; GOHR, A.; HALVERSON, E.; HUMPHREYS, K.; SMOLIN, L.; Local-level Implementation of Social Emotional Learning in Arts Education: Moving the Heart through the Arts. Arts Education Policy Review, n. 122, v. 3, p. 193-204, 2020. Available at: 10.1080/10632913.2020.1788681. Accessed in: May 1, 2024.

EDDY, Martha. Mindful Movement: The Evolution of The Somatic Arts and Conscious Action. paperback edition. Bristol, UK: Intellect Press, 2017.

EDDY, Martha. The Role of the Arts in Community Building. Currents, Northampton, MA, v. 13, n. 1, p. 5-9, Winter 2010.

EDDY, Martha. Dancing Solutions to Conflict: Field-Tested Somatic Dance for Peace. Journal of Dance Education. v. 16, n. 3, p. 99-111, 2016. Available at: https://doi.org/10.1080/15290824.2015.1115867. Accessed in: May 1, 2024.

EDDY, Martha; SMITH, Shakti Andre. Dynamic Embodiment of the Sun Salutation: Pathways to Balancing the Chakras and the Neuroendocrine System. London: Handspring Publishing, 2021.

GRANT, Sam. Social Somatics. 2023. 1 video. Published by the Somatic Movement Summit website. Available at: https://somaticmovementsummit.com/program/55070. Accessed in: May 2, 2024.

HARTLEY, Linda. Wisdom of the Body Moving: an introduction to Body-Mind Centering. Berkeley, CA: North Atlantic Books, 1994.

KAPADOCHA, Christina (Ed.). Somatic voices in performance research and beyond. Abingdon, Oxon: Routledge, 2021.

KURTZ, Ron. Body-centered Psychotherapy: The Hakomi Method : The Integrated Use of Mindfulness, Nonviolence, and the Body. Mendocino, CA: LifeRhythm, 1990.

LEVIN, Stephen M. The Biotensegrity Archive. [S.l.], 2021. Available at: https://biotensegrityarchive.org/biotensegrity.html. Accessed in: June 15, 2024.

MINDELL, Amy; MINDELL, Arnold. Worldwork in Action. Anny and Arny Mindell’s website, 2024. Available at: https://www.aamindell.net/worldwork-applications. Accessed in: June 17, 2024.

MOVERS & SHAPERS: A Dance Podcast. Podcast #67. Person interviewed: Martha Eddy. Interviewer: Erin Carlisle Norton. Montclair, NJ: July 2018. Available at https://themovingarchitects.org/movers-shapers-martha-eddy/. Accessed in: June 30, 2024.

PROBST, Kenneth. The Laura Foreman Dance Company performing Spaces (collage IV) in the Abby Aldrich Rockefeller Sculpture Garden. June 1, 1973. 1 photograph. Available at: https://www.facebook.com/photo/?fbid=10157753466037281&set=pcb.10157753467347281. Accessed in: June 30, 2024.

SITTIN’ ON. The Dock Of The Bay. [S. l.], 2012. 1 video (2min46s). Published by RHINO channel. Available at: https://youtu.be/rTVjnBo96Ug?si=MaOMG4Mdu7EPOIeQ. Accessed in: July 2, 2024.

SMOLIN, Lee. The Trouble with Physics: The Rise of String Theory, the Fall of a Science, and What Comes Next. Boston: Mariner Books, 2007.

SWANN, Carol. [Interview given to] Martha Eddy. by Zoom. Friday, May 10, 2024.

VARELA, Francisco J.; THOMPSON, Evan.; ROSCH, Eleanor. The Embodied Mind: Cognitive Science and Human Experience. Massachusetts: MIT, 1991.

WINTER, Paul. A Tribute to David Darling. 2021. Paul Winter website. Available at: https://paulwinter.com/rememberingdavid/. Accessed in: May 1, 2024.

YEUNG, Albert; CHAN, Jessie S. M.; CHEUNG, Joey C.; ZOU, Liye. Qigong and Tai-Chi for Mood Regulation. The Journal of Lifelong Learning in Psychiatry. Washington, DC, v. 16, issue 1, p. 40-47, Winter 2018. Available at: https://doi.org/10.1176/appi.focus.20170042. Accessed in: June 30, 2024.

Downloads

Publicado

31-07-2024

Como Citar

Eddy, M. H. (2024). Movendo Nossas Vozes Somaticamente para Força e Justiça. Voz E Cena, 5(01), 52–74. https://doi.org/10.26512/vozcen.v5i01.54584

Edição

Seção

Dossiê Temático - Artigos

Categorias