O poder dos sons e das palavras na formação do/a artista da cena
DOI:
https://doi.org/10.26512/vozcen.v4i01.48404Palavras-chave:
Som, Palavra, Chakras, Consciência, Artista da cenaResumo
A vocalização de palavras, sons e mantras pode auxiliar na exploração das múltiplas vibrações do corpo, permitindo a ampliação de estados de consciência. Partindo destes pressupostos, o artigo propõe uma investigação sobre o poder da produção de sons na constituição e transformação do corpo e dos estados de consciência e na compreensão de que somos seres multidimensionais. Esta pesquisa parte da percepção, em sala de aula, em cursos de formação em teatro, como estas práticas podem contribuir na criação artística e na transformação de si.
Downloads
Referências
BRENNAN, Bárbara Ann. Cura pela luz interior: conceitos avançados de cura para ter uma vida plena. Trad. Gilson César Cardoso de Souza. São Paulo: Pensamento, 2018.
BRENNAN, Bárbara Ann. Mãos de luz: um guia para a cura através do campo de energia humana. 21º. ed. Trad. Octavio Mendes Cajado. São Paulo: Pensamento, 2006.
CHAMORRO, Graciela. Panambizinho: lugar de cantos, danças, rezas e rituais Kaiowá. São Leopoldo: Karywa, 2017.
EMOTO, Masaru. As mensagens da água. São Paulo: Ísis, 2005.
GUEDES TERROR, Heloisa Helena. A poesia e o espírito da palavra: reflexões teológicas a partir de Meishu-Sama. Revista Eletrônica Correlatio, São Paulo, Universidade Metodista de São Paulo, v.7 no.14, 2008. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/COR/article/view/1029 - Acesso em 15 abr. 2023.
JUDITH, Anodea. Rodas da Vida: um guia para você entender o Sistema de Chacras. Tradução Doralice Xavier de Lima. Rio de Janeiro: Nova Era, 2010.
LÍRIO, Alba. Terra-Terreiro Palco-Picadeiro: uma abordagem pluridimensional e multicultural do trabalho de canto para atores. In: CURI, Alice Stefânia; MELLO, Mônica; CASTRO, Rita de Almeida (Org.). Poéticas do corpo: instantes em cena. Brasília: Unb, 2017. pp. 75-90.
MARTINS, Janaína Träsel. Alquimias sonoras na meditação com o grupo artístico Cantos de Gaia: princípios e procedimentos compositivos. Artigos-Revista Voz e Cena -Brasília, v. 01, nº 01, janeiro-junho/2020 - pp. 145-168. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/vozecena/article/view/31551 - Acesso em: 24 abr. 2023.
MELE, Claudia. O exercício da amorosidade no trabalho criador da/do artista da cena. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, v. 1, p. 1-32, 2021. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/19384 - Acesso em: 24 abr. 2023.
MOTTA LIMA, Tatiana; QUILICI, Cassiano; RAMOS, Luiz Fernando. Estratégias de criação e as transformações do sujeito: Grotowski, Craig e a questão da ascese. Anais do VII Congresso da Abrace. Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas, outubro, 2012.
MIRANDA, Roberto Silva de. A tradição dos mantras no contexto do Yoga Integral (Purna Yoga): um estudo entre Brasil e Índia. João Pessoa: Programa de Pós-Graduação em Ciência das Religiões/ Universidade Federal da Paraíba, 2014. Dissertação.
NAKKACH, Silvia e CARPENTER, Valerie. Solte a voz e saia pela vida cantando. Tradução Alba Lírio. Rio de Janeiro: Lirioê, 2014.
SIMPSON, Fay. The lucid body: a guide for the Physical Actor. New York: Allworth Press, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Voz e Cena
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita aos autores e à Revista Voz e Cena e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelos autores e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista Voz e Cena e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este trabalho está licenciado com uma Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Recomendamos que todos os autores consultem as diretrizes do Comittee on Publication Ethics(COPE) antes de submeterem textos à avaliação:
- COPE Ethical Guidelines for Peer Reviewers
http://publicationethics.org/files/Ethical_guidelines_for_peer_reviewers_0.pdf
- Guidelines on Good Publication Practice
http://publicationethics.org/files/u7141/1999pdf13.pdf
- How to handle authorship disputes: a guide for new researchers
http://publicationethics.org/files/2003pdf12_0.pdf
Detecção de plágio
https://www.ithenticate.com/
https://copyspider.com.br/
http://www.plagium.com/
http://www.plagiarismcombat.com/
http://plagiarisma.net/pt/
http://www.duplichecker.com/
http://www.plagiarismchecker.com/help-teachers.php
http://www.plagscan.com/plagiarism-check/
http://plagiarismdetector.net/
Para maiores informações, verifique o Estatuto da Revista Voz e Cena.