Personas Plásticas

as Vozes da Maquiagem nas Artes Cênicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v3i02.44902

Palavras-chave:

Linguagem, Maquiagem, Personas, (In)corporação, Próteses

Resumo

Através da linguagem da maquiagem nas artes da cena, estudamos os seus desdobramentos com as novas tecnologias, o seu campo expandido, como a proliferação de personas plásticas, a relação de in(corporação) com o corpo animado e inanimado, a virtualidade e a sua voz polifônica. Analisamos as redes de criação que a circundam, as divergências e as convergências, em diferentes processos criativos, no cinema, teatro e vídeo performance. Além de observar o uso de próteses e sua reprodutibilidade. Em seguida, refletimos sobre os questionamentos, aqui encontrados, sobre a maquiagem e suas vozes através das artes da cena.

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Biografia do Autor

Marcio Desideri, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Rio de Janeiro/RJ, Brasil

Doutorando em Artes Da Cena na Escola de Comunicação da UFRJ. Mestre em Artes Visuais pela UNESP. Pós graduado em Docência em Ensino Superior no Centro Universitário Senac. Foi docente da Universidade Belas Artes na graduação e pos graduação em Artes Cênicas e Licenciatura em Artes visuais. Possui formação internacional com o título Master Makeup Program na Cinema Makeup School em Los Angeles. É maquiartista, especialista em maquiagem cinematográfica e teatral reconhecido internacionalmente com publicações, na qual realiza exposições, vídeos publicitários, editoriais, filmes nacionais, performances, eventos e palestras.

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Publicado

31-12-2022

Como Citar

Desideri, M. (2022). Personas Plásticas: as Vozes da Maquiagem nas Artes Cênicas. Voz E Cena, 3(02), 178–203. https://doi.org/10.26512/vozcen.v3i02.44902

Edição

Seção

Dossiê Temático - Artigos

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